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NEGEM - Study Group on Gender and Music

Paula Gomes Ribeiro (coordinator), Cátia Sousa, Helena Lopes Braga, Joana Ferreira, João Romão, Manuela Morilleau de Oliveira, Minerva Martins, Nuno Fidalgo.

 

 

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NEGEM - Núcleo de Estudos em Género e Música

do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical

 

O NEGEM inaugurou em Portugal o trabalho científico sistemático no domínio referido, constituindo-se actualmente por uma equipa de investigadores e estudantes que se tem vindo a dedicar à pesquisa de diversos aspectos das relações entre género e música (ancoradas primordialmente nos campos da sociologia da música, dos estudos culturais, dos estudos de género e dos estudos sobre as mulheres), visando uma diversidade de objectos e processos, e recorrendo a quadros teóricos interdisciplinares.

Ao encararmos o género, de modo integrado, como um factor subjacente à construção e economia de sociabilidades e como instrumento de poder e de gestão sociocultural, assumimo-lo como um contributo indispensável na problematização de todo o fenómeno, prática, representação ou cultura musical. Um dos eixos principais da nossa missão é, assim, a integração das categorias de género no campo da investigação em música, revendo métodos, instrumentos de trabalho, enfoques, discursos, constitutivos desta disciplina. Interessam-nos, neste percurso, as vivências, as práticas do quotidiano, os estilos de vida, as sociabilidades e os seus espaços, as estipulações de poder e as suas hierarquias, a construção das diferenças, os processos de naturalização de comportamentos e ideias, a racionalização do conhecimento e os processos de gestão e invisibilização de discursos, figuras, ideias.

Entre as linhas de trabalho que têm vindo a ser exploradas pelos elementos desta equipa salientam-se:

  • A identificação e a problematização da construção de discursos ideológicos e normativos referentes a questões de género, queerness, e sexualidade, bem como a sua inscrição nas culturas e produção musical, designadamente em Portugal;

  • a análise de representações do género, da sexualidade e da corporalidade, em práticas performativas, de mediação e em discursos sobre música, em contextos específicos;

  • a abordagem ao processo de estabilização de sistemas músico-dramatúrgicos, e ao modo como estes definem e reproduzem, no contexto de produção específicos, modelos de figuração do género, estabelecendo-se como instrumentos ideológicos de educação moral, estratificação e autorregulação social;

  • o estudo da inscrição das distinções dos papéis de género, no sentido de um binarismo dicotómico, e da sua associação centenária a um conjunto de condições e comportamentos psicossociais convencionados, em manifestações e narrativas musicais;

  • o estudo dos comportamentos dos géneros na vivência da música, na construção do gosto e nas sociabilidades musicais;

  • a abordagem à hierarquização dos géneros na prática musical na produção em contextos privados, íntimos e públicos (em circunstâncias espaciotemporais circunscritas);

  • o estudo das construções das diferenças, e a sua inserção em sistemas hierarquizados;

  • a inquirição dos processos de invisibilização de manifestações, figuras e discursos musicais em narrativas históricas, através de uma gestão da memória colectiva;

  • o estudo de transgressões aos cânones estabelecidos no domínio das práticas de género nas manifestações e discursos musicais

  • figuras, sociabilidades e circunstâncias musicais associadas aos feminismos, e ao pensamento feminista, em Portugal

  • estudo da construção dos papéis de género nas manifestações musicais nos meios de comunicação

  • problematização de aspectos de representação de género na música em narrativas literárias, na imprensa escrita e nos media

 

Constituindo-se como plataforma de discussão crítica e de produção de saber, o NEGEM, ao incluir-se em redes de contactos nacionais e internacionais, deverá contribuir para a criação e disseminação de trabalhos científicos nos campos visados bem como para motivar o surgimento de novas ideias e projectos, incentivando o contacto e debate entre estudantes e investigadores de diversas proveniências e instituições. Neste sentido, prevemos a promoção de acções de disseminação do conhecimento, de internacionalização, e de formação para públicos diversos, bem como o estabelecimento de uma série de publicações monográficas e periódicas, traduções de obras nucleares, entre outras iniciativas de investigação, formação e disseminação científica.

Por entre as publicações e participações em colóquios dos actuais membros desta equipa salientam-se nomeadamente: Paula Gomes Ribeiro, Hystérie et Mise en Abîme: le drame lyrique au début du XXème siècle, Paris, L'Harmattan, 2002 (livro); Paula Gomes Ribeiro, “Repensar os cânones de representação da família e do género nas práticas líricas”, Revista Sociedade e Cultura, Brasil, v. 15, n. 2, 2º semestre de 2012; Dissertação de Mestrado em Musicologia Histórica de Helena Braga (defesa agendada, 2013) “Francine Benoît e algumas das suas redes de sociabilidade: invisibilidades, género e sexualidade entre 1940 e 1960”, FCSH, UNL; Helena Lopes Braga, “Para a história da invisibilidade lésbica na musicologia – Francine Benoit”, Lesonline,  vol. 4, nº1, 2012; Cátia Sousa, “A música e o género ‐ leitura crítica das práticas transgressivas e de emancipação feminina nos anos 1920 em Lisboa presentes na literatura da época”, Exposição no Colóquio de Sociologia da Música, ‘Práticas da música no quotidiano”, FCSH, UNL, 2012; Dissertação de Mestrado em Musicologia Histórica de Manuela Morilleau de Oliveira “As mulheres da família real portuguesa e a música: estudo preliminar de 1640 a 1754”, FCSH/UNL, 2011; Manuela Morilleau de Oliveira, “A Casa das Rainhas e a Música: A prática musical na casa de D. Maria Ana de Áustria (1683-1754)”, Comunicação ao I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, Palácio Foz (Lisboa), 22-24 de Fevereiro 2012.


Próximas actividades:

No I Seminário NEGEM - Das políticas de género nos discursos e nas práticas da música, que decorre em Novembro e Dezembro de 2013, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, irão ser apresentadas investigações em curso, propondo-se o estabelecimento de um conjunto de debates.

Participação de cinco elementos do NEGEM no 3º ENIM, Encontro Nacional de Investigação em Música, da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Cascais, Novembro 2013.

 

 

Contacts and Informations:

E-mail: negemus@gmail.com
Web: NEGEM | NEGEM CESEM | Facebook

 

 


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