Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Notícias CANTO CISTERCIENSE EM CONCERTO NO MOSTEIRO DE SÃO JOÃO DE TAROUCA

CANTO CISTERCIENSE EM CONCERTO NO MOSTEIRO DE SÃO JOÃO DE TAROUCA

No próximo dia 10 de setembro, pelas 22h00, o Mosteiro de São João de Tarouca vai recuar a tempos longínquos, quando a oração ainda ditava a organização do tempo no seio das comunidades monásticas. É exatamente um regresso às origens que o Vale do Varosa promove, num evento inovador que, com base em investigação científica, recria o ambiente sonoro e visual da oração cisterciense nesse espaço de excelência que era e continua a ser a Igreja do Mosteiro de São João de Tarouca.
Oportunidade única de “entrar” no seio da vivência cisterciense, uma vez que os mosteiros cistercienses ainda em funcionamento continuam a cumprir todos os rituais, mas, de acordo com a Regra, à porta fechada, os participantes neste concerto irão assistir a uma reconstituição histórica do momento que os monges professos mais se aproximavam de Deus, com a chancela da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a garantia da direção artística de Manuel Pedro Ferreira, docente, investigador e diretor do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.
O cadeiral do Mosteiro de São João de Tarouca vai, por isso, preencher-se novamente de monges, numa proposta que o projeto Vale do Varosa espera que seja irrecusável e a que junta ainda, a partir das 16h00, uma visita especializada ao Mosteiro de São João de Tarouca e Horto Monástico, onde não faltará um chá gelado, e a oferta de um cartão de acesso livre, durante todo o fim de semana, à Rede de Monumentos Vale do Varosa e Museu de Lamego.
Está lançado o desafio e a receita para mais um evento que se pretende que venha a ser de referência e que, ao mesmo tempo, aposta na divulgação do património cultural da região.
O concerto de Canto Cisterciense é uma iniciativa do Museu de Lamego, projeto Vale do Varosa e Município de Tarouca, com o apoio da Liga dos Amigos do Museu de Lamego e Associação Inovterra.

 

Ver mais informação aqui

 

 

 

 

 

Acções do Documento