Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Núcleo de Iconografia Musical Curso de Iconografia Musical

Curso de Iconografia Musical

Núcleo de Iconografia Musical

 

2 - Convento de S. Bernardo.jpg 

1º CURSO DE ICONOGRAFIA MUSICAL: "MUSICAL ICONOGRAPHY LAB"
12-16 Julho 2010 | FCSH | Lisboa

 

O Curso de Verão ‘Musical Iconography Lab’ organizado pelo CESEM, IEM (Instituto de Estudos Medievais) e Escola de Verão 2010 (FCSH – Universidade Nova de Lisboa), em cooperação com o ‘Study Group on Musical Iconography’ da International Musicological Society pretende renovar o leque de actividades e de abordagens no âmbito da Iconografia da Música.

Durante uma semana serão ministradas aulas, mesas redondas, apresentação e discussão de fontes bibliográficas e sessões de análise de imagem. O conceito ‘Laboratório (Lab)’ procura introduzir uma nova dinâmica e modernidade no conceito de leccionação: professores e alunos devem, em conjunto, estudar, experimentar e avançar no conhecimento, tal como num laboratório.  Esta metodologia de trabalho oferece uma posição privilegiada aos nossos alunos, um contacto mais próximo com os professores e um tipo de acessibilidade que não é comum nas usuais conferências.

O corpo docente do curso é diversificado: diferentes nacionalidades e diferentes escolas de aprendizagem poderão dar aos nossos participantes um leque variado de perspectivas. Será privilegiado um ensino que permita desenvolver, futuramente, um trabalho autónomo com bases científicas fortes.


Corpo docente:

Adelaide MIRANDA (Portugal, Lisboa, Universidade Nova) é doutorada em História de Art Medieval, e prof. no Dep. História de Arte da FCSH.

Cristina SANTARELLI
(Itália, Torino, Instituto per i Beni Musicali in Piemonte) foi professora nas áreas de Música Medieval e Renascentista na Università degli Studi di Torino. Presentemente está vinculada ao Instituto per i Beni Musicali in Piemonte sendo responsável pelo seu arquivo de iconografia musical. No ano de 2003 criou os cursos de verão em Saluzzo (a partir de 2007 leccionaos em Turim), É membro do IMS Study Group on Musical Iconography. A sua pesquisa incide nas artes visuais do século XX e na Corte de Sabóia.

Daniel TÉRCIO (Portugal, Lisboa, Universidade Técnica) é bnacharel em Filosofia e Belas Artes, mestre em História da Arte e doutorado na área de Motricidade Humana (Dança). Presentemente é professor na Universidade Técnica de Lisboa. É membro do INET-MD Instituto de Estnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança. As sua áreas de estudo e de interesse são diversas, passsando pela Estética, História da Dança, Estudos Culturais, Iconografia, Tecnologias Digitais e Vídeo. Daniel Tércio é ainda autor de vários estudos sobre a arte e dança e crítico na área da dança, com colaborações periódicas na imprensa portuguesa desde o ano de 2004.

Gorka RUBIALES ZABARTE (Spain, Madrid, Grupo de Iconografia de la Universidad Complutense) é bacharel em Música pela Universidad del País Basco e licenciado em Ciencias e Historia de la Musica pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Bolseiro Erasmus na Universität Wien (Áustria) onde estudou com vários professores distintos. Iniciou os seus estudos de doutoramento na Universität Innsbruck, onde foi também responsável pelo arquivo de iconografia musical. Participou no mprojecto internacional Images of Musica a Cultural Heritage. Fez o DEA na UCM com um trabalho relativo às pinturas de Jeronimus Bosch. Prsentemente prepara a sua dissertação de doutoramento na UCM.

Florence GÉTREAU (France, Paris, CNRS-IRPMF) é cientista sénior no CNRS Centre National de la Recherche Scientifique, é autora de numerosa publicações sobre instrumentos musicais franceses, incluindo os seus construtores, iconografia relacionada, bem como assuntos de conservação. No início da sua carreira foi, durante cerca de vionte anos, curadora do Musée National de Arts et Traditions Populaires (1994-2003). Presentemente é directora do Institut de recherche sur le patrimoine musical en France (Paris) e do periódico anual 'Musique-Images-Instruments' (editado pelo CNRS). É professora de organologia e iconografia musical no Conservatório de Paria e na Université François Rabelais, em Tours. Recebeu no ano de 2001 o Anthony Bates Memorial Prize, atribuído pela Galpin Society for the Study of Musical Instruments e, em 2002, o Curt Sachs Award atribuído pela American Musical Instrumental Society.

Martin KNUST (Germany, University of Stockholm) estudou Musicologia, Teologia e Filosofia na E.-M.-Arndt-University em Greifswald/Alemanha, na Humboldt-University, Berlim, e na Technical University, Dresden. Obteve o grau de mestre em Musicologia no ano 2000, em Dresden, e o grau de doutor no ano de 2006, em Greifswald. Presentemente é professor assistnte e investigador na University of Stockholm/Suécia. Desde 2001 fez várias publicações sobre Richard Wagner, Jean Sibelius e sobre música religiosa do século XVI.

Richard LEPPERT (USA, University of Minnesota) é professor regente e 'Morse Alumni Distinguished Teaching Professor' no Departamento de Estudos Culturais e Literatura Comparada na University of Minnesota (EUA). O seu trabalho focva, particularmente, as culturas europeia e americana desde o início da modernidade até ao presente. Tem interesse específico nas teorias críticas da arte e da cultura desde a Escola de Frankfurt até ao pós-modernismo (Adorno em particular). A sua obra literária inclui: 'The Sight of Sound: Music, Representation and the History of the Body'; 'Music and Image: Domesticity, Ideology and Socio-Cultural Formation in Eighteenth-Century England'; 'Music and Society: The Politics of Composition, Performance and Reception' (co-ed. com Susan McClary); uma edição de ensaoio seleccionados sobre Música (Theodor W. Adorno); 'Beyond the Soundtrack: Representing Music in Cinema' (co-ed. com Daniel Goldmark e Lawrence Kramer); 'Art and the Commited Eye: The Cultural Functions of Imagery'; 'The Nude: The Cultural Rhetoric of the Body in yhe Art of Westrn Modernity'; e, mais recentemente, 'Sound Judgement: Selected Essays'.

Rosario ALVAREZ (Spain, Universidad La Laguna Tenerife) é professora na Unicversidad de La Laguna, Tenerife.



Destinatários: alunos, professores ou outros interessados nas áreas da Música, História e História da Arte.

CURSO COM CREDITAÇÃO PARA PROFESSORES.

Comissão Científica: Manuel Pedro Ferreira (CESEM), Luís Sousa (CESEM), Luzia Rocha (CESEM)

2007_10080014.JPG 


Organização: Luís Sousa, Luzia Rocha, CESEM, IEM, ESCOLA DE VERÃO 2010.

Secretariado: Beatriz Serrão
contactos | informações: cesem@fcsh.unl.pt

 

 

 

 

 

 

 

Acções do Documento