Você está aqui: Entrada Investigação Núcleo de Iconografia Musical Núcleo de Iconografia Musical

Núcleo de Iconografia Musical

1  ACL, Ms. Azul 1813, fl. 98vb.JPGO Núcleo de Iconografia Musical (NIM) é constituído por uma equipa de quatro investigadores que, desde cerca do ano de 2000, se têm centrado na pesquisa e estudo de fontes iconográfico-musicais portuguesas. Neste domínio foram entretanto concluídas quatro teses de mestrado e duas dissertações de doutoramento na mesma área de estudos. Tendo abordado diversas temáticas, de acordo com as diferentes propostas e projectos em que tem participado, a investigação principal abrange um largo período cronológico desde a arqueologia musical até ao século XXI.

Actualmente o NIM é constituído pelos Doutores Luzia Rocha (Coordenadora), Luís Correia de Sousa, Ana Dias e Sónia Duarte.

Principais actividades desenvolvidas

De entre as diversas actividades em que tem participado salientam-se:

• Catalogação de caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro sobre a ópera no Teatro de S. Carlos de Lisboa (I série do Jornal O Antonio Maria) 2000.

• Projecto Images of Music – A Cultural Heritage, projecto co-financiado pela União Europeia através do programa Culture-2000, envolvendo sete países que trabalharam para três exposições virtuais e produção de três CD-ROM. A colaboração do NIMC envolveu a tradução de textos para a língua portuguesa, a tradução da tabela de instrumentos de Hornbostel-Sachs, 2003.

• Organização de um colóquio, na sequência do projecto anterior, na Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
  • Cooperação com o Grupo de Iconografia Musical da Universidd Complutense de Madrid (Coord. Cristina Bordas) e AEDOM.
  •  Cooperação com o projecto Rede Temática em Estudos de Azulejaria Santos Simões, Universidade de Lisboa (Coord. Víctor Serrão).
  • Membros do ‘Study Group on Musical Iconography’ e da ‘Study Group for Latin America an the Caribbean’ da International Musicological Society.

Na qualidade de investigadores do CESEM, os membros do NIM têm participado em diversos colóquios, conferências e cursos de iconografia musical em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Ravenna, Alma Mater Studiorum, Università di Bologna, Sede di Ravenna, Junho de 2006; no curso de Iconografia Musical da Universidade Complutense de Madrid, em 2006, 2007 e 2008; nos cursos de Iconografia promovidos pelo Centro di ricerca e Documentazione dell'Istituto per i Beni Musicali in Piemonte, Turim, 2008 e 2009; participação do Congresso do RIdIM, The Research Center for Music Iconography at the City University of New York Graduate Center, 2008; nos colóquios organizados pelo Study Group on Musical Iconography da International Musicological Society, nomeadamente em Corfu, Grécia, organizado pela Ionian University, 2008 e em Lecce / Galatina, com organização da Università degli Studi di Lecce e del Salento, 2009, Lisboa, Culturgest, Sociology of Music: Tendencies, Issues, Perspectives, 2009.

O NIM é membro fundador do Study Group for Musical Iconography da International Musicological Society, criado em Junho de 2006. Em Novembro do mesmo ano, iniciou a colaboração com o grupo de iconografia criado no seio da AEDOM (Asociación Española de Documentación Musical), com o objectivo de promover estudos de âmbito ibérico e de aproximar as linhas de investigação até agora desenvolvidas pelos dois países.

A publicação digital (livro) Iconografia Musical – Autores de Países Ibero-Americanos e Caraíbas resulta da colaboração de investigadores do NIM (Portugal) e de outros países de língua portuguesa e espanhola,  que investigam no âmbito da Iconografia Musical. A disponibilização gratuita e em PDF deste livro permite uma livre difusão e rápida comunicação de conhecimento. Deste modo o NIM promove o progresso e avanço desta área de estudos revelando-se um núcleo de trabalho activo e pioneiro.

Actividades em preparação.

Contactos: