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Preparação de Edições Críticas da Música de Marcos Portugal incluindo um Catálogo Temático

Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (POCTI/EAT/40220/2001), 2005-2008. EQUIPA: Manuel Pedro Ferreira, António Jorge Marques, Bárbara Villalobos, David Cranmer, Rejane Paiva. PARCERIA INSTITUCIONAL: Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), Brasil

Preparação de Edições Críticas da Música de Marcos Portugal incluindo um Catálogo Temático

(Projecto financiado pela FCT: ref. POCTI/EAT/40220/2001)

 

Resumo

img. Marcos PortugalA música do compositor Marcos Portugal (1762-1830), em particular as suas óperas, teve uma notória difusão por toda a Europa e Brasil durante a sua vida. De facto, nenhum compositor português anterior ou posterior atingiu uma semelhante projecção internacional. Não obstante, com raríssimas excepções, a sua música não tem estado acessível a executantes e estudiosos a não ser em manuscritos da época, espalhados por inúmeras bibliotecas e arquivos sobretudo em Portugal, no resto da Europa e no Brasil. Este projecto propõe preparar edições críticas de uma selecção do leque variado de composições que integram a produção deste autor, assim como o catálogo temático das suas obras, possibilitando desta forma e através de colóquios e textos publicados a divulgação da sua vida e obra.

Biografia do compositor

 

 

Objectivos do projecto

Disponibilizar para musicólogos e executantes a música de Marcos Portugal, através de:

  1. Edições de um selecção das obras mais representativas, incluindo aparato crítico e um estudo introdutório expondo o contexto músico-histórico da obra em questão;

  2. Elaboração de um catálogo temático de todas as obras do compositor, de forma a facilitar a sua comparação, bem como a identificação de obras e trechos apenas parcialmente identificados na fonte.

 

Equipa de investigação

Fundador do projecto: Mário Vieira de Carvalho

Investigador responsável: Manuel Pedro Ferreira

Consultor-coordenador: David Cranmer E-mail: cranmer@netcabo.pt

Colaboradores : António Jorge Marques, Bárbara Villa-Lobos

Bolseira: Rejane Paiva

Consultor: Michael Robinson

 

Edições críticas já realizadas no âmbito do projecto

 img. MP capa
Marcos Portugal: Modinhas para uma ou duas vozes com instrumento de tecla . Edição de Rejane Paiva e David Cranmer. Partituras Portugal Som. Lisboa: Instituto das Artes, 2007.

  • La Zaira. (1804) Ed. Bárbara Villalobos

  • Licença Pastoril (1788). Ed. Bárbara Villalobos

  • Sinfonia para 6 órgãos ([1807]). Ed. Rejane Paiva & David Cranmer

 

 

 

 

  • Aberturas:

Adrasto rè d'Egitto (1800). Ed. David Cranmer

Fernando nel Messico (1801). Ed. David Cranmer

La morte di Semiramide (1801). Ed. Rejane Paiva

La Zaira (1802/04). Ed. Bárbara Villalobos

Material para execução disponível: cesem@fcsh.unl.pt

 

Outras ediçoes preparadas sob a orientação de David Cranmer

  • Missa Festiva (1817), arranjo da época para coro masculino e 4 órgãos Ed. José Lourenço.

  • As Damas Trocadas ( Le donne cambiate , 1797/1804): preparada em colaboração com a Musicoteca, no âmbito de Lisboa Capital Europeia da Cultura 1994 (Lisboa 94)

  • O Disfarce venturoso ( farça, sem data/undated) & ária deOs Viajantes ditosos (1790), Ed. D. C., in Música Teatral do reinado de D. Maria I , Lisboa, Fundação Gulbenkian (Portugaliae Musica), no prelo.

 

Outras edições em preparação:

  • La pazza giornata ovvero Il matrimonio di Figaro (1799) . Ed. Bárbara Villalobos & Rejane Paiva

  • La morte di Semiramide (1801). Ed. Rejane Paiva

  • Missa Grande ( c . 1790). Ed. António Jorge Marques

  • Te Deum (1802). Ed. António Jorge Marques

  • Pequeno Drama (1788). Ed. Alberto Pacheco

  • Elogio (1801). Ed. Alberto Pacheco (no âmbito do projecto pós-doutoral “O Repertório de obras dramático-musicais ocasionais em Portugal e no Brasil entre 1707 e 1834” Ref. SFRH/BPD/34804/2007)

 

Catálogo Temático

Encontra-se actualmente em preparação o catálogo temático da música religiosa, no âmbito do projecto de doutoramento a ser elaborado por António Jorge Marques: conclusão prevista para 2008.

Exemplo de uma entrada:

 

img. MP catalogo tematico


Actividades do projecto

1. Encontros científicos

2005 (11/11) Colóquio Internacional “Marcos Portugal”

FCSH-Universidade Nova de Lisboa, Lisboa

 

Comunicações apresentadas :

Michael F. Robinson ( University of Cardiff ): The thematic catalogue of the music of Giovanni Paisiello: a model for a new catalogue of the works of Marcos Portugal ?

António Jorge Marques (FCSH-UNL): Marcos Portugal : description and problems inherent in the thematic catalogue of sacred music

Rejane Paiva (FCSH-UNL): Colecção de Modinhas de Marcos Portugal: uma síntese do género em finais do século XVIII

Bárbara Villalobos (FSCH-UNL): Proximidade e distância: o dueto de La Zaira , «Empia, mi guardi in volto»

David Cranmer (FCSH-UNL): Marcos Portugal and the Teatro do Salitre

Com o apoio de The British Council

 

2006 (13-14 Outubro / October)

Colóquio Internacional “Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo”

Salão Nobre, Teatro Nacional de S. Carlos, Lisboa

img. MP coloquio mozart

 

Comunicações apresentadas:

David Cranmer (FCSH-UNL): Mozart, Marcos Portugal and their time – a Portuguese perspective

Luísa Cymbron (FCSH-UNL): «Esta sempre maçadora opera»: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX

Ângelo Martingo (FCSH-UNL): Um olhar sobre o génio: O “efeito Mozart” e a recepção musical

Michael Collins ( University of Texas at Denton ): Mozart's La clemenza di Tito (1791) and Marcos Portugal 's Tito Vespasiano (1807): their musical relationship

Paula Gomes Ribeiro (Instituto Piaget/FCSH-UNL): No Laboratório dos Sentimentos: Cosi fan tutte entre o ser-como-máquina do Iluminismo e o ser-digital do séc. XXI

Bárbara Villalobos (FCSH-UNL): Identidade e alteridade: o sultão Orosmane em La Zaira de Marcos Portugal

Rejane Ferreira de Paiva (FCSH-UNL): A Vingança da Cigana : o diálogo do repertório lírico com o imaginário do teatro de cordel

David Black ( University of Cambridge ): Mozart and Viennese sacred music: some new discoveries

António Jorge Marques (FCSH-UNL): The sacred music of Marcos Portugal : its influence and dissemination

Alberto Pacheco (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp): The solo voice in the sacred works of Marcos Portugal and José Maurício Nunes Garcia: a comparative analysis

Rachel Cowgill ( University of Leeds ): Of science and nature: Mozart versus the modern bel canto in early nineteenth-century London

Jorge Matta (UNL-FCSH): A forma sonata na música orquestral portuguesa da segunda metade do séc. XVIII

Vanda Anastácio: Alcipe and Music

Em colaboração com o Teatro Nacional de São Carlos; Com apoios de: The British Council, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso-Americana, Fundação para a Ciência e a Tecnologia

 

Execuções de obras editadas :

La Zaira

(Fundação Gulbenkian, programada, em versão de concerto, para Maio/Junho de 2007; adiada por doença do maestro Cláudio Scimone; prevista para a temporada de 2008-09 )

- ária «Frenar vorrei le lagrime»

(Teatro Nacional de S. Carlos, incluída no programa “A arte do bel canto ”, Setembro de 2007 )

 

O Disfarce venturoso

- ária «É coisa mui gostosa»

(Teatro Nacional de S. Carlos, incluída no programa “D. João VI e Napoleão: Música em Tempo de Guerra”, Novembro de 2007)

 

Execuções previstas:

As Damas Trocadas (Rio de Janeiro, Maio 2008)

La pazza giornata ovvero Il matrimonio di Figaro (Portugal e Reino Unido, 2009)

 

Materiais úteis

O artigo « Marcos e José Maurício. Catalogo de suas composições musicaes», de M. A. Porto-Alegre, in Revista Trimensal do Instituto Historico Geographico e Ethnographico do Brasil , vol. XXII, 1859, pp. 487-506, inclui uma transcrição do catálogo autógrafo das obras de Marcos Portugal, preparado em 1809 e actualizado pelo compositor até 1816. A lista publicada por Ernesto Vieira no seu Diccionario Biographico dos Musicos Portugueses (Porto, 1900) foi copiada desta fonte.

M. P. P. A. Carvalhaes, Marcos Portugal na sua musica dramatica, Lisboa, Typographia Castro Irmão, 1910; supplemento, 1916

 

Partituras e libretos digitalizadas em bibliotecas

Fontes na Biblioteca Nacional de Lisboa :

1. obras de Marcos Portugal

http://purl.pt/index/music/aut/PT/49679_P1.html

2. obras do libretista Giuseppe Caravita

http://purl.pt/index/music/aut/PT/98980.html

Fontes na Biblioteca Alberto Nepomuceno, Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro:

http://www.docpro.com.br/escolademusica/bibliotecadigital.html

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