Você está aqui: Entrada Investigação LAMCI Curso MÚSICA DE COLO 2013-2014

INSCRIÇÕES ABERTAS

Curso MÚSICA DE COLO 2013-2014

Orientações Musicais para a Infância
para bebés e crianças em idade pré-escolar

Sábados, de 5 de Outubro 2013 a 28 de Junho 2014.

cartaz_2013_2014.jpg

download cartaz

Ver VIDEO

• Destinatários/Objectivos/Metodologia

Destinadas a bebés e crianças em idade pré-escolar, as sessões de orientação musical constroem-se a partir da interacção entre pais/adultos e bebés/crianças num ambiente musical e interpessoal dinâmico, composto por linguagens musicais diversas e actividades interdisciplinares que procuram celebrar a afectividade e estabelecer pontes de comunicação entre pais e filhos na descoberta da musicalidade das emoções.

As canções com e sem palavras, os cantos rítmicos, os padrões tonais e rítmicos, o movimento contínuo, o silêncio, a exploração de instrumentos e objectos sonoros, os jogos musicais, a audição activa….são a essência do leque de actividades a partir das quais se explora o som, o corpo, o espaço e o tempo, se desenvolve o vocabulário e o pensamento musical da criança. Num processo sequencial, vai-se estimulando a sua capacidade de expressão e exploração musical, num percurso semelhante ao da aquisição da língua materna, tal como é preconizado pela teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon.

Nesta descoberta em que o corpo abraça a música e nela se envolve, a voz cantada, enquanto instrumento natural,assume um papel preponderante na comunicação com os bebés/crianças: a voz cantada é o olhar da música!

A voz cantada desperta a imaginação, revela emoções, embala num mar de canções, dança ao ritmo de lengalengas e trava-línguas. Em suma, estas sessões pretendem constituir uma oportunidade... Momentos em que todos contribuem na construção da musicalidade das crianças, em que todos são musicalmente significativos.

• Aconselhamento Científico e à Organização:

Profª. Doutora Helena Rodrigues  (CESEM, FCSH-UNL)
Profª Doutora Ana Monção (CESEM, FCSH-UNL)

• Sessões

0-2 anos-sábado, 10:00-10:45
2-5 anos-sábado, 11:00-11:45

5-7 anos-sábado, 12:00-12:45

Número de vagas: máximo de 12 crianças por sessão
Inscrição:
25€
Mensalidade:
45€

Local: LAMCI-CESEM Laboratório de Música e Comunicação na Infância, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Sala 405, 4º Andar do Edifício ID, Av. de Berna, 26, Lisboa.

Formadores

António Rodrigues – Curso de Flauta Transversal na Escola de Música do Conservatório Nacional. Licenciatura em Ciências Musicais, FCSH-UNL. Pós-graduação em Educação, FCSH-UNL. Tem desenvolvido a sua actividade de professor em diferentes contextos sócio-educativos.

Fernanda Lopes - Licenciatura em Ciências Musicais, FCSH-UNL. Curso Geral de Música do Instituto Gregoriano. Estudou Viola dedilhada no Conservatório de Música de Lisboa. Cantora/Autora/Compositora.

Informações e Inscrições:
e-mail: musicadecolo@gmail.com