Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Svetlana Poliakova

Svetlana Poliakova

Investigadora integrada. Professora Auxiliar convidada, Dep.de Ciências Musicais, FCSH-UNL-Interesses: Liturgia e Música Medieval Ortodoxa, Pedagogia em área de Técnicas de Composição.

Curriculum Vitae

 

[foto]

 

Svetlana Yurievna Poliakova

svetyupoliakova@gmail.com

 

Domínio da especialização e interesses de investigação/Domain of Specialization and Research Interests

Liturgia e Música Medieval Ortodoxa


Formação Académica/Education

2003-2009                   Doutoramento em musicologia, Universidade Nova de Lisboa. 

2004-2008                   Bolseira da FCT (Bolsa de Doutoramento). 

1991-1993                   Frequência do Curso de Pós-Graduação do Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky de Moscovo. 

1985-1990                  Licenciatura (reconhecimento de habilitações atribuído) e Mestrado (reconhecimento de habilitações não solicitado) em Teoria e História da Música, Faculdade de Teoria e Composição, do Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky de Moscovo. 

1980-84                       Bacharelato em Piano, Teoria, Composição e Pedagogia de Ensino de Música da Escola Musical Profissional adstrita ao Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky de Moscovo. 

1969-79                       Curso Básico de Piano, Música de Câmara, Formação Musical e História da Música na Escola de Música de Klin, região de Moscovo.


Publicações

Teses: 

Sin 319 and Voskr 27 and the Triodion Cycle in the Liturgical Praxis in Russia during the Studite Period, PhD Thesis, Universidade Nova, Lisbon, 2009.  

Livros: 

 

Introdução à Música Sacra Russa, em preparação (projecto apoiado pelo CESEM).  

 

Capítulos de livros: 

“O século XIX, nacionalismo e cosmopolitismo (A conquista de uma entidade. Glinka e a formação de um estilo nacional. O contributo de Dargomizhski. Tempos de efervescência cultural. Balakirev, o mentor do Grupo dos Cinco. Borodine, o químico músico. Mussorgski, o visionário. Rimski-Korsakov, o elo entre duas gerações. Tchaikovski, o universal)”, Música Russa. Um Panorama. Público, Centro Cultural de Belem, Lisbon, 2002, pp. 9-31, ISBN 972-8179-39-1.

  “Scriabin e Rachmaninov: as duas faces da beleza (O simbolismo russo. Skriabine e o "mistério". Rachmaninov, o poeta da alma russa)”, Música Russa. Um Panorama. Público, Centro Cultural de Belem, Lisbon, 2002, pp.31-41, ISBN 972-8179-39-1.

 “Russian Liturgical Chant Books from the 11th-14th Centuries and Their Function in Liturgical Practice”, Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal. Canto sacro medieval: do Japão a Portugal, ed. Ferreira M.P., Lisbon, 2008, pp. 93-111, ISBN 978-972-789-6.

I. Moody, S. Poliakova, “Russian Hymnology”, The Canterbury Dictionary of Hymnody, ed. J. R. Watson, E. Hornby, http://www.hymnology.co.uk/ ISBN 978-972-789-6. 

“Russkaia Triod´: na perekrestke traditzii”, Bulgarian Musicology, vol. I de 2015, Sofia (no prelo).

 

 Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica: 

 

"Italo-Greek and Russian Neumatic Studite Triodia and Pentekostaria: Some Remarks on Their Connection", Bollettino della Badia Greca di Grottaferrata, Serie III, v. 9, pp.179-190 ISSN 0005-3787

                       Publicações em actas de encontros científicos: 

 

 “Novye tendentzii v russkom bogoslujebnom penii XII veka (na materiale Triodi iz sobrania GIM)”, Proceedings of the 21th International Conference «Christmas Readings», Lomonosov Moscow State University and Russian Orthodox Church, Moscow, ( January 2012), (no prelo).

 

 "Some graphic particularities in Russian Studite sources: clarifying origins", Proceedings of the Fifth International Conference on Orthodox Church Music, Joensuu, Finland (June 2013), (no prelo).

 

 “Некоторые особенности оформления студийских Триодей: к вопросу о локальной атрибутации и датировке ”, Proceeding of the 22nd International Conference «Christmas Readings», Lomonosov Moscow State University and Russian Orthodox Church, Moscow, Russia (January 2014), (no prelo).

 

“An hypothesis for the classification of Russian Studite Sticheraria”, Proceedings of the Seventeenth Meeting of the IMS Study Group `Cantus Planus`, Veneza (July-August  2014), (no prelo).

 

“The Manuscripts Sin 319 and Voskr 27: Innovation in Russian Liturgical Practice at the End of the Twelfth Century”, Papers Read at the 14th Meeting of the IMS Study Group 'Cantus Planus', Dobogoko/Hungary, 2009. Aug. 24 - 29, Ottawa: The Institute of Mediaeval Music, 2013, vol. II, pp. 577-597, ISBN 978-1-926664-21-7.

 

“A Pair of Manuscripts transmitting the Triodion and Pentekostarion in the Russian Studite Tradition - Identifying the prototypes”, Proceedings of the Sixteenth Meeting of the IMS Study Group `Cantus Planus`, Viena, 2012, pp.327-332, ISBN 978-3-85119-336-7

 

“Sin 319 and Voskr 27 as a Triodion set. Questions concerning the content of the commemorations and the counting system in the Triodion Cycle”, Church, State and Nation in Orthodox Church Music, Proceedings of the Third International Conference on Ortodox Church Music (University of Joensuu and The International Society for Ortodox Church Music), Joensuu, 2010, pp. 131-152, ISBN 978-952-9.

 

 “Sin 319 and Voskr 27 as a Triodion set. Questions concerning the composition and disposition of daily hymnography”, Composing and Chanting in the Orthodox Church. Proceedings of the Second International Conference on Ortodox Church Music (University of Joensuu and The International Society for Ortodox Church Music), Joensuu, 2009, pp. 32-44, ISBN 978-952-99883-1-0.

 

 “O nekotorykh osobennostiakh v kopmozitzii kanonov 8 glasa I ikh otrajenii v znamennykh rukopisiakh 12 veka”, Drevnerusskoi pesnopenie. Puti vovremeni, v.3, St.Peterburg, 2008, pp. 17-41, ББК85.313(2)1-Д73.

 

“Certain compositional characteristics in the Heirmos of the 8th tone, based on Russian sources from the 12th-17th centuries”, The Traditions of Orthodox Music. Proceedings of the First International Conference on Ortodox Church Music (University of Joensuu and The International Society for Ortodox Church Music), Joensuu, 2007, pp. 130-170, ISBN 978-952-99883-0-3.

 

“Some observations on canon organization, evidence from the twelfth centurty Russian Menaia and Triodion», Istorija i misterija muzike, u chast Roksande Pejovih, Belgrade, 2006, v. 2, pp. 91-107, ISBN 86-83745-70-8.

 

        

Participação em Congressos Internacionais

 

 

“An hypothesis for the classification of Russian Studite Sticheraria”, Seventeenth Meeting of the IMS Study Group `Cantus Planus`, Veneza, Italy, July 28 – August 1,   2014.

“Некоторые особенности оформления студийских Триодей: к вопросу о локальной атрибутации и датировке ”, 22nd International Conference «Christmas Readings», Lomonosov Moscow State University and Russian Orthodox Church, Moscow, Russia, January 28-29, 2014.

"Some graphic particularities in Russian Studite sources: clarifying origins", Fifth International Conference on Orthodox Church Music, Joensuu, Finland, June 2013.

"Some graphic particularities in Russian Studite sources: clarifying origins", Fifth International Conference on Orthodox Church Music, Joensuu, Finland, June 2013.

“Sinod 319 and Voskr.27: novye tendentzii v russkoi liturgicheskoi praktike XII veka”,

21th International Conference «Christmas Readings», Lomonosov Moscow State University and Russian Orthodox Church, Moscow, Russia, January 24-27, 2013.

“Italian and Russian neumatic Studite Triodia and Pentekostaria: some remarks on their connection”, 19th International Musicological Society Congress, Rome, Italy, July 1-8, 2012.

“Italian and Russian neumatic Studite Triodia and Pentekostaria: some remarks on their connection”, 19th International Musicological Society congress, Rome, Italy, July 1-8, 2012.

“Russian Triodia of the 12th-14th centuries: Witnessing Musical Exchanges between East and West”, International Colloquium Musical Exchanges, 1110-1650: The Circulation of Early Music in Europe and Overseas in Iberian and Iberian-Related Sources, Lisbon, Portugal, June 21-23, 2012.

“The Services of the Triodion in the Studite Tradition: Connections Between Local Russian and South-Italian Practices”, 20th International Conference «Christmas Readings», Section XV “The Church and the Culture”, Lomonosov Moscow State University and Russian Orthodox Church, Moscow, Russia, January 22-25, 2011.

“A Vigília de Rachmaninov: duas realidades contextuais”, I Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM 2011), Porto, Portugal, 25 a 27 de Novembro de 2011.

“Russian Studite Triodion set: identifying the prototypes”, Sixteenth  Meeting of theIMS Study Group `Cantus Planus`, Viena, August 21-27, 2011.

“Новые тенденции в русской литургической практике 12 века”, International Musicological Congress “Brajnikovs Readings”, St Petersburg, April 2010. 

“The Manuscripts Sin 319 and Voskr 27: Innovation in Russian Liturgical Practice at the End of the Twelfth Century”, Fifteenth  Meeting of the IMS Study Group `Cantus Planus`, Dobogoki, Hungary, August 23-29, 2009.

“A Russian Triodion set of the 12th century: some liturgical aspects”, Third International Conference on Orthodox Church Music, Joensuu, Finland, June 2009.

“Sin 319 and Voskr 27 as a Triodion set. Questions concerning the dating and locality”, 17th International Conference «Christmas Readings», Russian Orthodox Church and Lomonosov University, Moscow, Russia, February 2009.

“The Russian Triodion and Pentecostarion from the Historical Museum Collection: regarding the composition and disposition of daily hymnography”, Second International Conference on Orthodox Church Music, Joensuu, Finland, June 2007.

“O formulakh 8 glasa v kanonakh Sofiiskikh Minei i Triodiakh 27 i 319 sobrania Istoricheskogo muzeia v Moskve”, International Musicological Congress “Brajnikovs Readings”, St.Petersburg, Russia, April 2007.

“Some Observations on Kanon Organization, Evidence from the Twelfth Century Russian Menaia and Triodion”, International Conference The Composer and His Surroundings, Institute of Musicology of the Serbian Academy of Sciences and Arts, Belgrade, Serbia, November 2006.

“Concerning graphical variety in Znamenny chants of the 12th- 13th centuries and their dependence on local liturgical tradition”, 13th International Conference on Eastern Chant, Iasi, Romania, May 2006.

“Russian liturgical chant books from the 11th-14th centuries and their function in liturgical practice”, 1st International Colloquium on Mediaeval Monody, University of Lisbon, Portugal, June 2005.

“Certain compositional characteristics in the heirmos of the 8th Tone (based on Russian sources from the 12th – 17th centuries)”, First International Conference on Orthodox Church Music, Joensuu, Finland, June 2005.

“O nekotorykh kompozitzionnykh osobennostiakh kanonov (na material drevnerusskikh Mine ii Triodi Postnoi XII veka”, International Musicological Congress “Brajnikovs Readings”, St.Petersburg, Russia, April 2005.

“Razmyshlenia ob ispolnenii kanona v XII veke na Rusi (na primere slujby prep.Savve Osviacshennomu)”, 13th International Conference «Christmas Readings», Russian Orthodox Church and Lomonosov University, Moscow, Russia, January 2005.

            

Outras actividades / Other activities

Experiência Profissional na Área Científica e Pedagógica  

 

2008-2014                   Professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, (disciplinas leccionadas: Técnicas de Composição, Baixo Contínuo e Acompanhamento, Formação Musical, Prácticas Musicais / Músicas do Mundo, Análise e Teoria da Música entre 800 e 1300).  

2004-2014                  Investigadora do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), Universidade Nova de Lisboa. 

2011, Abril                 Seminário “Introducción a los ritos bizantinos. Musica e liturgía”, realizado na sequência do convite do Departamento de Musicologia e Etnomusicologia do Conservatorio Superior de Musica de Salamanca.  

1992-2012                   Professora de Piano, Análise e Técnicas de Composição, Formação Musical e História da Música em várias instituições pedagógicas em Portugal, entre eles a Escola Profissional Metropolitana, Conservatório Nacional de Lisboa, Fundação Musical Amigos das Crianças Escola Profissional de Arcos do Estoril, Academia de Artes e Tecnologias (Escola Profissional). 

2005-2009                   Membro de Bordo de International Society for Orthodox Church Music  (ISOCM), Universidade de Joensuu, Finlândia. 

1988-91                                              Colaboradora/Investigadora do Laboratório de Teoria e História da Música Russa Medieval do Conservatório Tchaikovsky. 

1984-85                       Consultora científica na Casa-Museu P.I.Tchaikovsky, em Klin, Rússia 

 

Experiência Profissional na Área de Interpretação 

 

2008-2014                   Assistente convidada (área de Interpretação e Criação), Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa. 

2012-2014                   

Fundadora e directora do Coro Académico Romanos Mélodos, FCSH, UNL; concertos realizados no Palacio Foz em Lisboa (Janeiro e Dezembro de 2012, Dezembro de 2013), Igreja Anglicana de São Paulo no Estoril (Janeiro e Abril de 2012), Casa das Artes/Conservatório de Música de Seia (Festival “Dias de Música Electroacústica” - Diálogos Portugal – Rússia, Maio de 2012), Casa da Cultura de Oliveira de Hospital (com a parceria da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Maio de 2012), FCSH, Auditório 2 (Temporada Música nas Humanas, Outubro de 2012), FCSH, Auditório 2 (Colóquio Internacional “O gosto pela música”, homenagem a João de Freitas Branco, organizado pelo CESEM, Outubro de 2012), III Encontro Nacional de Investigação em Música (Museu da música Portuguesa – Casa Verdades de Faria, Novembro de 2013), átrio da torre B da FCSH (Sons da Revolução, Maio de 2014), Igreja das Mercês, Lisboa (“Divina Liturgia na tradição do Leste”, no âmbito da 6ªa edição do Festival TODOS, CML, Setembro de 2014).

  

1997-1998                  Pianista convidada na Companhia Nacional de Bailado. 

1992-2004                   Pianista na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.  

1992-                           Participação como pianista em recitais na Rússia, França e Portugal.

 

Acções do Documento