Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Rosana Marreco Brescia

Rosana Marreco Brescia

Investigadora Integrada do CESEM - Bolseira Pós-doutoral da FCT - Interesses: Opera século XVIII, cenografia, figurinos e arquitectura teatral, teatro de títeres no século XVIII.

Rosana Marreco Brescia

Investigadora Integrada do CESEM - Bolseira Pós-doutoral da FCT - Interesses: Opera século XVIII, cenografia, figurinos e arquitectura teatral, teatro de títeres no século XVIII.

 

Rua Trindade Coelho 32 - 4 T

Porto 4050-618

Tel:  91 513 0000 | 22 208 0334

Email: romarreco@yahoo.com.br

 

Domínio da especialização e interesses de investigação/Domain of Specialization and Research Interests

Cenografia Teatral em Portugal no século XVIII

Figurinos Teatrais em Portugal e na América Portuguesa no século XVIII

Teatros históricos luso-brasileiros

Arquitectura e Cenografia Teatral no século XVIII

Musica em Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX

 

 

Formação Académica/Education

2006 - 2010 Doutoramento em Historia Moderna e Contemporânea/Ciências Musicais, Université Paris IV - Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa.

2005 - 2006 Mestrado em Historia Moderna e Contemporânea na Université Paris IV - Sorbonne, Paris, França.

2004 - 2005 Pós-graduação em Musica - Canto Lírico, Royal Academy of Music de Londres, Inglaterra.

2002 - 2004 – Mestrado em Musica - Canto Lírico – Manhattan School of Music – Nova Iorque, Estados Unidos.

2003 – Academia de Verão – Instituto Mozarteum – Salzburgo, Áustria.

1998 – 2002 – Bacharelado em Musica - Canto Lírico – Escola de Musica da UFMG - Belo Horizonte, MG, Brasil.

 

Publicações Relevantes/Main Publications

 

Teses (autor) / Thesis (author)

C’est là que l’on joue la comédie : les Casas da Ópera en Amérique Portugaise (1719-1819). Tese desenvolvida em co-tutela entre as universidades Sorbonne – Paris IV e Nova de Lisboa, orientação de Luiz Felipe de Alencastro e Manuel Carlos de Brito, 2010. Mention: très honorable.

Les arts du spectacle en Minas Gerais au XVIIIe siècle. Tese de Mestrado. Université Sorbonne – Paris IV, orientação de Luiz Felipe de Alencastro, 2006. Mention: très honorable.

 

Livros (autor) / Books (author)

MARRECO BRESCIA, Rosana. É lá que se representa a comédia: A Casa da Ópera de Vila Rica (1770-1822). Jundiaí: Paco Editorial, 2012. ISBN: 9788564367791. 

MARRECO BRESCIA, Rosana, BRESCIA, Marco (eds.).  Actas do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos (Porto, 23-24 de Fevereiro 2014) (Tagus-Atlanticus Associação Cultural, 2014), 671pp. ISBN 978-989-20-4949-6. 

 

Capítulos de Livros / Book Chapters

Rosana MARRECO BRESCIA.Fuego en escena! La representación de incendios en el Teatro Real de Salvaterra de Magos en la segunda mitad del siglo XVIII”, in: Musicología Global, Musicología Local. (Madrid, Sociedad Española de Musicología, 2014), pp. 2229-2240, ISBN 978-84-86878-31-3.

Rosana MARRECO BRESCIA.Las representaciones teatrales realizadas en América Portuguesa por ocasión de la aclamación del Rey José I: el teatro de la colonia a caballo entre las tradiciones castellana e italiana”, in Barroco Iberoamericano: Identidades Culturales de un Imperio, eds. Carme López Calderón, María de los Ángeles Fernández Valle, María Inmaculada Rodríguez Moya, (Santiago de Compostela, Andavira Editora, 2014), pp.131-142, ISBN: 978-84-8408-743-4.

Rosana MARRECO BRESCIA.“Quando fratres sunt boni, sunt Bonifrates: L’opera di bonifrates nel Portogallo del Settecento”, in Quaderni del Conservatorio Umberto Giordano di Foggia – Musica: storia, analisi e didatica, eds. Antonio Caroccia e Francesco de Lernia (Foggia, Claudio Granzi Editore, 2014), pp.111-117, ISBN: 978-88-8431-564-9.

 

Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica / Papers in international periodicals with referees 

MARRECO BRESCIA, Rosana. O teatro de tradição ibérica na América Portuguesa na primeira metade do século XVIII: arquitectura e repertório. European Review of Artistic Studies. Estudos Teatrais. Universidade de Trás-dos-Montes e Alto Douro | Universidad de Santiago de Compostela. Março de 2013.

MARRECO BRESCIA, Rosana. Le théâtre de l'Éphémère au XVIIIe siècle en Amérique Portugaise: fêtes publiques et représentations théâtrales – Caravelles, Cahier du monde hispanique et luso-brésilien. Toulouse: Université de Toulouse - Institut d'Études Hispaniques, Hispano-Americaines et Luso Brésiliennes.Numéro 100 - Junho de 2013. ISSN : 1147-6753.

MARRECO BRESCIA, Rosana. Half-Caste Actresses in Portuguese American Opera Houses – Latin American Theatre Review. Kansas: University of Kansas, 2012. ISSN 0023-8813. Spring 2012, pp.5-19. Index: Arts and Humanities Citation Index

MARRECO BRESCIA, Rosana. El teatro de los mulatos: las actrices de las Casas de Ópera luso-americanas en los siglos XVIII y XIX.Cuadernos de Musica Iberoamericana. Madrid: Instituto Complutense de Ciencias Musicales, 2012, Numero 23. Fevereiro de 2012. ISSN 1136-5532.

MARRECO BRESCIA, Rosana. Os Teatros Públicos na Capital das Minas setecentistas: da Casa da Ópera de Vila Rica ao Theatro do Ouro Preto. REVISTA IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) - Universidade de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011, pp. 89-106, n°52. ISSN 0020-3874. URL: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0020-38742011000100005&script=sci_arttext 

MARRECO BRESCIA, RosanaO Teatro Efémero na América Portuguesa: do teatro do Siglo de Oro ao teatro "ao gosto português". Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Debates, 2010, [Online], Publicado em 25 de Novembro de 2010. URL : http://nuevomundo.revues.org/60143.

 

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

MARRECO BRESCIA, Rosana. I Teatri del Re: l'importazione dei costumi per le opere serie realizzate nei teatri regi durante il regno di Giuseppe I del Portogallo. Fashioning Opera and Musical Theatre: Stage Costumes in Europe from the Late Renaissance to 1900Venezia: Fondazione Giorgio Cini, 2914. Publicação Online. ISBN: 978-88-9644-504-4. http://www.cini.it

 MARRECO BRESCIA, Rosana. Jean-Baptiste Debret: cenógrafo e figurinista do Real Teatro de São João do Rio de Janeiro. I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. Publicação Online. ISBN: 978-989-20-2892-7. http://www.musicologiacriativa.com

 

Audio/visual and electronic/digital materials

MARRECO BRESCIA, Rosana. (maquinista), Concentus Peninsulae, Rabbia, Furor, Dispetto… El esplendor emocional de la ópera portuguesa. Oberturas e árias de Jenrónimo Francisco de Lima, CD (Paraty, 2013).

 

Comunicações/ Conferences and Papers

2015a “A maior empresa do mundo: a cenografia no Teatro do Bairro Alto na primeira metade do século XVIII”, Colóquio Internacional António José da Silva: 310 anos. Museu do Teatro de Lisboa, 6 e 7 de Fevereiro de 2015.

2015b “A geografia teatral em Lisboa na primeira metade do século XVIII”, Touros, tragédias, bailes e comédias: Espectáculos e Divertimentos em Portugal no século XVIII. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 21 e 22 de Maio de 2015.

2014a - “Teatro e poder na Bahia setecentista”, III Simpósio de Música Ibero-Americana, CESEM/FCSH, Universidad de Salamanca e Universidade Federal do Amazonas. Lisboa, Portugal, 12-15 de Outubro, 2014.

2014b - “Viva São Gonçalo! A visão de um viajante francês das festas em homenagem ao Santo de Amarante realizadas na Bahia em 1718”, III Simpósio Internacional de Musicologia Histórica, Academia Portuguesa de Artes Musicais, Almada, Portugal, 9-11 de Outubro, 2014.

2014c“La nobile archittetura di scene, machine, e teatro: cenografia nas óperas de Pietro Metastasio representadas em Portugal na primeira metade do século XVIII”. Workshop Internacional Projectos, modelos e circulação artística entre Lisboa e Roma no século XVIII, Universidade Nova de Lisboa, 7 de Novembro, 2014.

2013a - "O Real Teatro de São João (1813): representação e poder na velha cidade de São Sebastião". A Música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico. Lisboa - Portugal, 7-9 de Novembro de 2013.

2013b - "Quando fratres sunt boni, sunt Bonifrates: l'opera di Bonifrates nel Portogallo del settecento". XX Convegno della Società Italiana di Musicologia. Foggia - Itália, 18 a 20 de Outubro de 2013.

2013c - "Las representaciones teatrales realizadas en América Portuguesa por ocasión de la aclamación del Rey José I: el teatro de la colonia a cavallo entre las tradiciones castellana y italiana". I Simposio Internacional de Jóvenes Investigadores del Barroco Iberoamericano. Universidad de Santiago de Compostela - Espanha, 27 -29 de Maio de 2013.

2013d - "El Teatro de Mouraria de Lisboa: un otro espacio para los títeres portugueses en el siglo XVIII". VI Jornades d'Etudiants de Musicologia i Joves Musicòlegs. Escuela Superior de Música de Catalunya, Barcelona - Espanha, 18 a 20 de Abril de 2013.

2012a -  “¡Fuego en escena! La representación de incendios en el Teatro Real de Salvaterra de Magos en la segunda mitad del siglo XVIII”. VIII Congreso de la Sociedad Española de Musicologia, Logroño – Espanha, 4 a 8 de Setembro de 2012.

2012b - "Os Teatros de tradição ibérica na América Portuguesa: Rio de Janeiro e Vila Rica na transição entre o Teatro del Siglo de Oro e a Ópera Italiana" Second International Conference on Architecture, Theatre and Culture. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro - Brasil, 27 a 31 de Agosto 2012.

2012c  “Augusta Candiani e la scena lirica del Impero Brasiliano”. The 19th International Congress of the International Musicological Society. Auditorium Parco della Musica. Roma - Itália, 1 a 7 de Julho de 2012.

2012d -  « I Teatri del Re: l'importazione dei costumi per le opere serie realizzate nei teatri regi durante il regno di Giuseppe I del Portogallo ». Fashioning Opera and Musical Theatre: Stage Costumes in Europe from the Late Renaissance to 1900.Fondazione Giorgio Cini, Ilha de San Giorgio Maggiore. Veneza – Itália, 30 de Março a 1 de Abril de 2012.

2012e - « Jean-Baptiste Debret: cenógrafo e figurinista do Real Teatro de São João do Rio de Janeiro ». I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. Palácio Foz et Casa da América Latina. Lisboa - Portugal,  22 a 24 de Fevereiro de 2012.

2011a -  « O Teatro do Real Paço de Salvaterra de Magos: arquitectura e cenografia nas temporadas de 1752 a 1792 ». MARRECO BRESCIA, Rosana; GALLASH-HALL, Aline. Encontro Nacional de Investigação em Música. Associação Portuguesa de Investigação em Música. Porto - Portugal, 25 a 27 de Novembro de 2011.

2011b - « Um francês na Bahia a princípios do século XVIII: as impressões de La Barbinais das festas de Natal no Convento de Santa Clara de Salvador e de São Gonçalo do Amarante, representadas por François le Roux Durant ». 13° Coloquio do RIdIM / 1° Colóquio Brasileiro de Iconografia Musical.. Salvador da Bahia - Brasil, 20 a 22 de Julho de 2011.

2011c -  « El teatro efímero en América Portuguesa en la primera mitad del siglo XVIII: teatro español y ópera italiana aclimatados a los trópicos ». IVJornades d'Etudiants de Musicologia i Joves Musicòlegs. Oviedo - Espanha, 12 a 15 de Abril de 2011.

2010a - "Pietro Metastasio and the Opera Houses in Brazil in the 18th century", 14th Biennial International Conference on Baroque Music, Queens University, Belfast - Irlanda, 30 de Junho a 4 de Julho de 2010.

2010b - "Las actrices mulatas de las Casas de Opera de América Portuguesa", III Jornadas de Estudiantes de Musicologia y Jovenes Musicologos, Madrid - Espanha, 21 a 23 de Abril de 2010.

2009a - "The Italian Luso-Brazilian Opera Houses in the 18th century", XVI Convegno della Societa Italiana di Musicologia.Roma - Itália, 30 de Outubro a 1 de Novembro de 2009.

2008a - "The Opera House of Ouro Preto, Brazil (1770)", 13th Biennial Conference on Baroque Music, University of Leeds, Leeds - Inglaterra, 2 a 6 de Junho de 2008.

2006a - “A cultura do espectáculo nas Minas Gerais no período colonial”, II Mostra de Musica Colonial Brasileira e Latino Americana. Museu Abílio Barreto, Belo Horizonte, MG, Brasil, 28 de Agosto a 4 de Setembro de 2006.

 

Organização de eventos científicos:

2015a – Organização do II Festival Internacional In Spiritum: música e contemplação na cidade do Porto. Porto, 30 de Abril a 03 de Maio de 2015.

2015b – Organização do I Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina. Diamantina - Brasil, 20 de Fevereiro a 01 de Março de 2015.

2015c – Comissão organizadora e científica do Colóquio Internacional António José da Silva: 310 anos. Museu do Teatro de Lisboa, 6 e 7 de Fevereiro de 2015.

2014a – Organização do I Festival Internacional In Spiritum: música e contemplação na cidade do Porto. Porto, 23 a 27 de Abril de 2014.

2014b – Organização do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. Porto, Casa da Música, 27 e 28 de Fevereiro de 2014.

2013 – Comissão científica do colóquio A Música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico. Lisboa - Portugal, 7-9 de Novembro de 2013.

2012 – Comissão organizadora e científica do I Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos. Lisboa, Palácio Foz, 22 a 24 de Fevereiro de 2012.

 

Impacto Social e presença dos meios de Comunicação 

2014a- Brazil spreads cultural heritage awareness. Entrevista. Al Jazeera International. 20 de Abril de 2014.

2013a - A Barcellona rivive la musica composta per i conventi femminili di Porto fra il 1764 ed il 1833. Critica Classica: la musica in Italia e nel mondo. 6 de Agosto de 2013. Publicado em http://criticaclassica.wordpress.com/2013/08/06/a-barcellona-rivive-la-musica-composta-per-i-conventi-femminili-di-porto-fra-il-1764-ed-il-1833/

2012a - "A Casa da Ópera de Ouro Preto". Programa Terra de Minas - TV Globo. 27 de Outubro de 2012.

2012b - "19th Century Brazilian Music finds the spotlight through Americantiga Concert at NGA". Jornal The Washington Post, Entertainment. Publicado em 18 de Janeiro de 2012.

2011a - "Casa da Opera é tema de tese na Sorbonne". Jornal Hoje em Dia - Minas Gerais, Caderno Cultura. Publicado em 8 de Março de 2011.

2011b - "Casa da Opera de Ouro Preto tem reconstrução virtual em tese na Sorbonne". Jornal Tribuna Livre de Ouro Preto. Publicado em 8 de Março de 2011. Disponivel em: http://www.jornaltribunalivre.com.br/noticia/casa-da-opera-de-ouro-preto-tem-reconstrucao-virtual-em-tese-na-sorbonne/

2010a - "Presença brasileira em grande destaque - IV Compostela Organum Festival, Xacobeo 2010. Brasil la fora". Publicado em 1 de Setembro de 2010. Disponivel em: http://www.movimento.com/mostraconteudo.asp?mostra=2&escolha=7&codigo=5072

2010b - "Reseña Musical del Concierto - Musica luso-brasileña de los siglos XVIII y XIX". El correo gallego, Publicado em 26 de Agosto de 2010. Disponivel em http://www.elcorreogallego.es/santiago/ecg/compostela-organum-festival/idEdicion-2010-08-26/idNoticia-583076/.

2008a -  "Requiem - Padre José Mauricio Nunes Garcia". Coro Madrigale e Orquestra Ouro Preto. Solistas: Rosana Marreco, Ednéia Oliveira, Geilson Santos e Mauro Chantal. Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 4 de Maio de 2008. Concerto transmitido na TV Brasil do Rio de Janeiro e na Rede Minas de Minas Gerais, disponivel em http://www.redeminas.tv/centro-de-midia/harmonia/requiem-2

 

Bolsas e Prémios / Scholarships and Prizes

2010/2013 - Bolsa de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia

2008/2010 - Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia

2007 – 2008 - Bolsa de Investigação para estrangeiros da Fundação Calouste Gulbenkian

2005 – 2006 - Bolsa da Fundação Vitae do Brasil

2004 – 2005 - Alex Templeton Scholarship – England

 

Produção artística relevante/ Main artistic production  

2015a – Música nos conventos femininos do Porto. II Festival de Órgão de Braga.

2015b – Seixas, Bononcini e Nebra: cantatas e concertos galantes. Soprano solista junto ao Favola d’Argo Música Antiga. II Festival Internacional IN SPIRITUM: Música e Contemplação na cidade do Porto.

2015c – Flos Carmeli. Soprano solista junto ao Favola d’Argo – Música Antiga. I Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina – Brasil.

2015d – Música religiosa luso-brasileira do último quartel do século XVIII. Soprano solista junto ao Ensemble Alemmares. I Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina – Brasil.

2014a – António da Silva Leite: música para soprano e órgão obrigado. Festival de Órgão da Madeira.

2014b – José de Nebra – Cantadas al Santísimo. Festival de Órgão de São Vicente de Fora.

2014c – Napoli – Portogallo: duas margens, uma música. Festival Internacional In Spiritum: música e contemplação na cidade do Porto.

2014d- Reinauguração do Órgão da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Diamantina. Igreja do Carmo, Diamantina - Brasil.

2013b- Salve Regina – Favola d’Argo Música Antiga. Igreja dos Carmelitas do Porto, Portugal.

2013c - A Música nos Conventos Portuenses de Santa Clara e São Bento da Ave Maria no século XVIII. Escuela Superior de Musica de Cataluña, Barcelona - Espanha.

2012a - Festival Artes Vertentes. Concerto Soprano e Órgão. Música Luso-Brasileira dos séculos XVIII e XIX. Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes - Minas Gerais, Brasil.

2012b - Concerto na National Gallery of Art. Soprano Solista - Americantiga Ensemble. National Gallery of Art, Washington D.C., Estados Unidos da América.

2011a - Festival Musica em São Roque. Soprano solista - Americantiga Ensemble. Igreja de São Roque, Lisboa, Portugal.

2011b - Concerto em comemoração aos 15 anos da missão do Brasil junto à CPLP. Soprano solista - Americantiga Ensemble. Basílica da Estrela, Lisboa, Portugal.

2010a - Festival de Órgano de Santiago de Compostela - Musica Luso Brasileña de los siglos XVIII y XIX. Iglesia de San Miguel dos Agros, Santiago de Compostela, Espanha.

2010b - Delegates Concert - Luso-Brazilian sacred music from the 18th and 19th centuries. St. Thomas Church, Belfast, Irlanda.

2009a - Recital de Canto e Piano - Homenagem a Villa-Lobos. Serie de Concertos do Museu da Musica de Lisboa.

2009b - Recital de Canto e Piano - A Poesia na canção Brasileira. Recital realizado em beneficio da Academia Feminina Mineira de Letras, Conservatório Mineiro de Musica, Belo Horizonte, Brasil.

2009c - Recital de Canto e Piano - Musica Luso-Brasileira dos séculos XVIII e XIX. Concerto realizado no Museu da Musica de Lisboa através do Núcleo Caravelas - CESEM.

2008a - Requiem de José Maurício Nunes Garcia - Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Orquestra Ouro Preto, soprano solista.

2007a – Recital com obras de Manuel de Falla e Heitor Villa-Lobos, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo no Teatro Carlos Gomes, Vitoria, ES, Brasil.

2007b - Concerto com o ensemble Capella Brasilica com obras de Heitor Villa-Lobos no Festival de Inverno de Itabira, MG, Brasil, soprano solista.

2006a – Festival em comemoração aos 250 anos do nascimento de W.A. Mozart no Trencianska Hudovna Jar em Trencin, Eslováquia, soprano solista.

2006b – Opera “La Boheme” de Giaccomo Puccini, Harpista convidada pela Orquestra Sinfônica da UFMG, Belo Horizonte, Brasil.

2005a – Opera “Os Pescadores de Pérolas” de Georges Bizet, Grande Teatro do Palácio das Artes, MG, Brasil, soprano solista.

2005b – Opera “Gianni Schicchi” de Giaccomo Puccini, em Sabará, MG, Brasil, soprano solista.

2005c – Missa em Do menor de W.A. Mozart em Epson, Inglaterra, soprano solista.

2005d – As Estações de J.Haydn em Cambridge, Inglaterra, soprano solista.

2005e – A Paixão segundo São João de J.S.Bach em Londres, Inglaterra, soprano solista.

2004a – “Canti di Prigiona” de Luigi Dallapiccola no Grande Teatro do Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG, Brasil, harpista convidada pela Orquestra Sinfónica de Minas Gerais.

2004b – Opera “Don Giovanni” de W.A. Mozart no Stavovské Divadlo de Praga, República Checa, soprano solista.

2004c – Requiem de Mozart, versão de Robert Levin, junto ao Central City Chorus, Nova Iorque, USA, soprano solista.

 

 

Acções do Documento