Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Paulo Ferreira de Castro

Paulo Ferreira de Castro

Investigador integrado. Professor Auxiliar, Dep. de Ciências Musicais, FCSH-UNL - Interesses: Música e Filosofia, Ópera.

Curriculum Vitae



 

Paulo Manuel Rego Ferreira de Castro 

castropf@clix.pt


Domínio da especialização e interesses de investigação/Domain of Specialization and Research Interests

Filosofia da música/Estética musical

Problemáticas da modernidade musical

Dramaturgia musical e encenação de ópera

 

Formação Académica/Education

2007 Doutoramento (PhD) em Filosofia da Música/Estudos Alemães, University of London (UK).

1988 Mestrado em Estudos de Ópera, University of Leeds (UK), menção "With Distinction".

1983 Maîtrise de Musicologie, Université des Sciences Humaines de Strasbourg (França), menção “Très Bien”.

1983 Licence d'Éducation Musicale, Université des Sciences Humaines de Strasbourg (França).

1982 Diplôme d'Études Universitaires Générales, Mention Lettres et Arts, Section Musique, Université des Sciences Humaines de Strasbourg (França).

 

Participação em projectos/Participation in Research Projects

2007 - Membro da equipa de investigação do projecto “O Teatro de S. Carlos: as artes do espectáculo em Portugal” (PTDC/EAT/70038/2006), no âmbito do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH-UNL

 

Publicações Relevantes/Main Publications

Teses / Theses

2007 - “Wittgenstein's Music: Logic, Meaning, and the Fate of Aesthetic Autonomy”, PhD Thesis, University of London, Royal Holloway and Bedford New College

Orientador: Andrew Bowie

1983 - "Claude Debussy: Images du compositeur à travers les écrits des musiciens", Mémoire de Maîtrise de Musicologie, Université des Sciences Humaines de Strasbourg, Institut de Musicologie

Orientador: Marc Honegger

 

Livros (autor) / Books (author)

1991 - História da Música (Sínteses da Cultura Portuguesa) , Lisboa: Europalia 91/INCM (com Rui Vieira Nery)

Edições em português, francês e inglês

Prémio de Investigação e Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música, 1992

 

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

2003 - “Notas sobre modernidade e nacionalismo”, Revista Portuguesa de Musicologia 13, pp. 145-62

2002 - “Composição e racionalidade”, Oferta para a festa dos 90 anos da Profª Maria Augusta Barbosa, Revista Portuguesa de Musicologia 12, pp. 293-319

1992a - “O que fazer com o século XIX? – Um olhar sobre a historiografia musical portuguesa”, Revista Portuguesa de Musicologia 2, pp. 171-83; id. in Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical 78, pp. 24-31

1992b - “A Revolução Francesa e as mutações do imaginário musical”, Lusíada. Série de História 2, pp. 241-8

1989 - “Análise e dramaturgia: um exemplo mozartiano”, Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical 62, pp. 21-4

1986 - “Conhecimento histórico e musicologia”, Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical 48, pp. 14-7

 

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

2008 - “The Composer as Prometheus: At the Birth of Musical Modernity”, in Proceedings of the Conference Prometheus's Creatures and Creators: Sources and Migrations of a Myth in the Arts and Literature , Université de Nancy 2, França (publicação prevista para 2008)

2007 - “The Paradox of Origins: Reflections on Modernity and Nationalism”, in Proceedings of the 40th Baltic Musicological Conference, Poetics and Politics of Place in Music , Vilnius, Lituânia (publicação prevista para 2008)

2003a - “‘Identity is the very Devil!': Notes on Adorno, Wittgenstein, and Music”, Lisboa: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Colóquio Expression, Truth and Authenticity: On Adorno's Theory of Music and Musical Performance (no prelo)

2003b - “Notas sobre modernidade e nacionalismo”, Lisboa: XII Encontro de Musicologia, Revista Portuguesa de Musicologia 13, pp. 145-62

1997a - “Nacionalismo musical ou os equívocos da portugalidade/Musical nationalism, or the ambiguities of Portugueseness”, in Salwa El-Shawan Castelo-Branco (ed.), Portugal e o Mundo. O Encontro de Culturas na Música/Portugal and the World. The Encounter of Cultures in Music [Actas do Colóquio da Sociedade Internacional de Música Tradicional, Lisboa, 1986], Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997, pp. 155-70

1997b - “Tempo e identidade na música erudita portuguesa (séculos XIX e XX)”, in Actas dos 3.os Cursos Internacionais de Verão de Cascais IV, Cascais: Câmara Municipal de Cascais, pp. 285-98

1992 - “A Revolução Francesa e as mutações do imaginário musical”, Lusíada. Série de História 2 [Actas do Colóquio Internacional “A Revolução Francesa: 200 anos depois”, Lisboa, Universidade Lusíada, 1990], pp. 241-8

1989 - “Análise e dramaturgia: um exemplo mozartiano”, Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical 62 (Actas do VI Encontro Nacional de Musicologia), pp. 21-4

1986 - “Conhecimento histórico e musicologia”, Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical 48 (Actas do III Encontro Nacional de Musicologia), pp. 14-7

 

Outras publicações / Other publications

Ensaios musicológicos e críticos / Critical and musicological essays

2007a - “Forjando o Anel : do mito ao poema”, in Wagner, Die Walküre [Programa], Lisboa, Teatro Nacional de São Carlos

2007b - “Alfredo Keil, ou o sonho da ópera portuguesa”, in Catálogo da Exposição Alfredo Keil em Sintra 100 anos depois , Câmara Municipal de Sintra, pp. 31-57 (Edição em português e inglês); também publicado no Programa do Concerto comemorativo do Centenário da morte de Alfredo Keil, Teatro Nacional de S. Carlos, 13.10.2007

2007c - “‘A Portuguesa'”, in Catálogo da Exposição Alfredo Keil em Sintra 100 anos depois , Câmara Municipal de Sintra, pp. 59-65 (Edição em português e inglês); também publicado no Programa do Concerto comemorativo do Centenário da morte de Alfredo Keil, Teatro Nacional de S. Carlos, 13.10.2007

2006a - “Arte, mito e revolução: o prólogo”, in Wagner, Das Rheingold [Programa], TNSC

2006b - “Luís de Freitas Branco”, Notas explicativas para a gravação integral em CD da obra para canto e piano de Luís de Freitas Branco por Elsa Saque, Nella Maissa e Nuno Vieira de Almeida, Tradisom Produções Culturais

2003 - “Sobre Baudelaire, Wagner e alguns outros”, in A recepção de Tristan und Isolde na cultura musical , Lisboa, TNSC/Culturgest

2000 - “Henze ou a vida errante”, in Henze, The English Cat [Programa], TNSC/Rivoli – Teatro Municipal

1999 - “João de Freitas Branco ou o gosto pela música”, Homenagem à memória de João de Freitas Branco , Juventude Musical Portuguesa/Câmara Municipal de Oeiras; id. in Arte Musical , IV Série, 16-17-18 (2001), pp. 45-53

1998 - “O que é ‘alemão'?”, in Wagner, Die Meistersinger von Nürnberg [Programa], TNSC

1996 - “A bela adormecida: fábula para a edificação da juventude”, Arte musical I/2 (IV Série) (1996), pp. 70-5

1994 - “O instante infinito (O welch ein Augenblick)”, in Beethoven, Fidelio [Programa], Teatro Nacional de São Carlos

1993a - “Breve teoria do desencanto. Notas sobre Evgeni Onegin de Piotr Ilitch Tchaikovski”, in Tchaikovski, Evgeni Onegin [Programa], TNSC

1993b - “A génese e o apocalipse. Variações sobre um tema russo”, in Mussorgski, Khovanchtchina / Rimski-Korsakov, O galo de ouro / Borodin, O Príncipe Igor [Programa], TNSC

1992 - “Dia mundial da música” [Palestra] (Leiria, 1 de Outubro de 1991), Conselho Português da Música

1991 - Notas explicativas para o disco Luís de Freitas Branco: Sonata para piano e violoncelo/10 Madrigais camoneanos , EMI Classics-Valentim de Carvalho 7544962

1989a - “A morte da obra”, in Debussy, La chute de la maison Usher [Programa], TNSC

1989b - “Saudades do Cairo”, in Verdi, Aida [Programa], TNSC

1988 - “O amante desvairado e a pecadora sem malícia (observações sobre a Manon Lescaut de Puccini)”, in Puccini, Manon Lescaut [Programa], TNSC

 

 

Edições musicais / Musical editions

Desde 2006 - Supervisão da edição de partituras de música portuguesa dos séc.s XVIII a XXI (incluindo a redacção de textos introdutórios para as obras de Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça), no âmbito do projecto Partituras PortugalSom, a convite do Instituto das Artes/Ministério da Cultura (em curso):

* títulos já publicados:

João Domingos Bomtempo, Quinteto em mi bemol *

Marcos Portugal, Modinhas *

Luís de Freitas Branco, Paraísos artificiais *

id., Vathek

id., Concerto para violino e orquestra

id., Balada para piano e orquestra

id., Cena lírica para violoncelo e orquestra *

Fernando Lopes-Graça, Quarteto de arcos nº 1

id., Quarteto de arcos nº 2

id., Suite rústica nº 2

id., Catorze anotações

id., Paris, 1937

id., Prelúdio, cena e dança

id., Melodias rústicas portuguesas para piano a quatro mãos *

id., Cuatro canciones de Federico García Lorca *

id., Sete fragmentos de velhos romances portugueses

id., Nove cantigas de amigo

Frederico de Freitas, Sonata para violino e violoncelo

Cláudio Carneiro, Khroma para viola e orquestra

Jorge Peixinho, Nocturno no Cabo do Mundo

António Pinho Vargas, Holderlinos *

Luís Tinoco, Tríptico *

António Chagas Rosa, Cartoons *

2006-7 - Colaboração na revisão das partituras de Luís de Freitas Branco, Paraísos artificiais * e Balada para piano e orquestra , no âmbito do projecto Partituras PortugalSom, Direcção-Geral das Artes/Ministério da Cultura

 

Imprensa diária e semanal / Daily and weekly press

15.12.1985, “Mahler, hoje”, O diário

22.4.1989, “O efeito Kraus”, Expresso

29.4.1989, “Bodas felizes?”, Expresso

6.5.1989, “O regresso de Fígaro”, Expresso/Revista

13.5.1989, “Primavera russa”, Expresso

13.5.1989, “Os dilemas da criação”, Expresso/Revista

20.5.1989, “Estrela (de)cadente”, Expresso

20.5.1989, “E depois dos mestres?”, Expresso/Revista

10.6.1989, “Wagner morreu, viva Wagner”, Expresso/Revista

15.7.1989, “‘Non consumiamo Brecht'”, Expresso/Revista

4.11.1989, “A cada um seu Requiem”, Expresso

11.11.1989, “Um Schubert lunar”, Expresso

18.11.1989, “Bruxas, demónios e paixões”, Expresso

18.11.1989, “Nasce uma orquestra”, Expresso

25.11.1989, “Rataplan, plan!”, Expresso

25.11.1989, “Glória a Bruckner”, Expresso

25.11.1989, “Anton Bruckner, Sinfonia nº 9 ”, Expresso

25.11.1989, “Dmitri Chostakovitch, Sinfonia nº 15 e outras obras orquestrais”, Expresso

1.12.1989, “Mussorgski para sempre”, Expresso

1.12.1989, “Edvard Grieg, Sinfonia e outras obras orquestrais”, Expresso

8.12.1989, “A hora do órgão”, Expresso

23.12.1989, “Igor Stravinski, A sagração da Primavera/Apolo ”, Expresso

23.12.1989, “Apostar no milagre”, Expresso/Revista

7.10.1989, “Argélia: primeiro festival”, Expresso/Revista

14.10.1989, “Goodman & Koopman”, Expresso/Revista

4.11.1989, “Um requiem holandês”, Expresso/Revista

30.12.1989, “O ouvido descentrado”, Expresso/Revista

27.1.1990, “O triunfo dos Horácios”, Expresso/Revista

27.1.1990, “O bom gosto e o desgosto”, Expresso/Cartaz

3.2.1990, “Sofia Gubaidulina, Offertorium/Hommage à T. S. Eliot ”, Expresso/Cartaz

10.2.1990, “Freitas Branco, Vathek/Suite Alentejana nº 2 ”, Expresso/Cartaz

10.2.1990, “Janácek/Wolf, Quartetos de cordas nºs 1 e 2/Serenata italiana ”, Expresso/Cartaz

17.2.1990, “As virtudes da redução”, Expresso/Cartaz

17.2.1990, “Schubert, Lieder ”, Expresso/Cartaz

24.2.1990, “A alma e o estilo”, Expresso/Cartaz

24.2.1990, “Haydn, Quartetos de cordas op. 77/Sinfonias ‘Sturm und Drang' , vols. I e II”, Expresso/Cartaz

3.3.1990, “O baile das contradições”, Expresso/Revista

3.3.1990, “Fauré, La chanson d'Ève e outras obras para canto e piano/ Thème et variations e outras obras para piano”, Expresso/Cartaz

10.3.1990, “A maior cantora do mundo”, Expresso/Cartaz

17.3.1990, “O mais ‘europeu' dos americanos”, Expresso/Cartaz

13.4.1990, “Notícias do desaparecido”, Expresso/Cartaz

5.5.1990, “A insustentável melancolia”, Expresso/Cartaz

5.5.1990, “Cinco tostões de ópera”, Expresso/Cartaz

26.5.1990, “Mozart à séria”, Expresso/Revista

9.6.1990, “Valha-nos Macbeth”, Expresso/Cartaz

16.6.1990, “O cavaleiro, a virgem, a megera e o amante dela”, Expresso/Revista

23.6.1990, “Mahagonny 1990”, Expresso/Revista

7.7.1990, “A arte de acompanhar”, Expresso/Cartaz

28.7.1990, “ O urso na Cornucópia: small is beautiful”, Expresso/Cartaz

10.8.1990, “Música clássica”, O independente

11.8.1990, “Schubert, Lieder ( Integral , vol. VI)”, Expresso/Cartaz

18.8.1990, “Quatro vezes Capuchos”, Expresso/Cartaz

18.8.1990, “A síndroma da pátria”, Expresso/Cartaz

25.8.1990, “César Franck, Obras para órgão”, Expresso/Cartaz

1.9.1990, “Um pianista para ganhar a guerra”, Expresso/Cartaz

8.9.1990, “Há mar e mar”, Expresso/Cartaz

8.9.1990, “A música sem ruído”, Expresso/Cartaz

5.10.1990, “Entre o pós, o trans e o assim-assim”, Expresso/Revista

13.10.1990, “Boulez ou o discernimento”, Expresso/Cartaz

20.10.1990, “Puro Strauss”, Expresso/Cartaz

27.10.1990, “A Ópera já está a arder?”, Expresso/Revista

27.10.1990, “Um suave milagre”, Expresso/Revista

10.11.1990, “Gulbenkian: um Outubro feliz”, Expresso/Cartaz

8.12.1990, “Harmonia Mundi: novidades”, Expresso/Cartaz

15.12.1990, “Morníssimo Inferno”, Expresso/Revista

5.1.1991, “[Mozart,] Discografia”, Expresso/Revista

19.1.1991, “Luciano, já cá cantas”, Expresso/Cartaz

26.1.1991, “O violoncelo a nu”, Expresso/Cartaz

2.2.1991, “A hora musical”, Expresso/Cartaz

16.2.1991, “Esplendor adiado”, Expresso/Revista

23.2.1991, “Um requiem ‘clean'”, Expresso/Cartaz

23.3.1991, “Clássico (por assim dizer)”, Expresso/Cartaz

6.4.1991, “Prokofiev, Pedro e o lobo/Sinfonia ‘Clássica' ”, Expresso/Cartaz

6.4.1991, “O nariz sem mestre”, Expresso/Cartaz

13.4.1991, “Mozart, Sinfonias 14 a 18 ”, Expresso/Cartaz

13.4.1991, “Villa-Lobos, Cirandas e cirandinhas ”, Expresso/Cartaz

20.4.1991, “Romantismo proletário”, Expresso/Cartaz

20.4.1991, “Virgil Thomson, Early and as Remembered ”, Expresso/Cartaz

20.4.1991, “Música portuguesa dos séculos XVIII a XX”, Expresso/Cartaz

20.4.1991, “De profundis”, Expresso/Cartaz

27.4.1991, “O triunfo do riso”, Expresso/Revista

4.5.1991, “Compor em Portugal”, Expresso/Revista

4.5.1991, “Memórias da santa Rússia”, Expresso/Cartaz

11.5.1991, “Glass: uma espécie de música”, Expresso/Revista

11.5.1991, “Gérard Souzay, Obras de Fauré”, Expresso/Cartaz

18.5.1991, “Tudo como dantes”, Expresso/Revista

18.5.1991, “A escolha de Britten”, Expresso/Cartaz

18.5.1991, “ Scherzo – Revista de música”, Expresso/Cartaz

18.5.1991, “Música e cinema ou a questão sem resposta”, Expresso/Revista

8.6.1991, “As jóias da coroa”, Expresso/Cartaz

15.6.1991, “Waldteufel, Valsas, polcas e galopes ”, Expresso/Cartaz

15.6.1991, “O guia da asneira”, Expresso/Cartaz

22.6.1991, “O homem que inventou Beethoven”, Expresso/Revista

22.6.1991, “Frank Martin, In terra pax/Et la vie l'emporta ”, Expresso/Cartaz

22.6.1991, “J. S. Bach, Cantatas de casamento/Cantata italiana ; Mozart, Exsultate, Jubilate ”, Expresso/Cartaz

29.6.1991, “Serralho sem sal”, Expresso/Revista

29.6.1991, “Divas, Inc.”, Expresso/Cartaz

20.7.1991, “Marlboro: memórias”, Expresso/Cartaz

20.7.1991, “Capuchos: semana I”, Expresso/Cartaz

27.7.1991, “Prokofiev – Integral da obra para piano solo”, Expresso/Cartaz

27.7.1991, “Dvorák, Sinfonia nº 9 “Do Novo Mundo”/ Wagner, O navio fantasma, Abertura/Idílio de Siegfried ”, Expresso/Cartaz

27.7.1991, “Debussy, Estudos para piano ”, Expresso/Cartaz

3.8.1991, “A conquista do espaço”, Expresso/Cartaz

10.8.1991, “O legado do príncipe Igor”, Expresso/Revista

10.8.1991, “ Concert of the Century ”, Expresso/Cartaz

10.8.1991, “Hélène e os marinheiros”, Expresso/Cartaz

31.8.1991, “Gesualdo di Venosa, Tenebrae ”, Expresso/Cartaz

2.11.1991, “Schumann, Lieder ”, Expresso/Cartaz

2.11.1991, “Mozart, Quartetos ‘Haydn' , Tomo I”, Expresso/Cartaz

9.11.1991, “O Walhalla a seus pés”, Expresso/Revista

16.11.1991, “Quem tramou o Amor de Perdição?”, Expresso/Revista

16.11.1991, “Rostropovitch, Return to Russia ”, Expresso/Cartaz

16.11.1991, “Poulenc, Debussy, Ravel, Satie,  Mélodies ”, Expresso/Cartaz

16.11.1991, “Beethoven em chamas”, Expresso/Cartaz

30.11.1991, “O debate que não houve”, Expresso/Revista

30.11.1991, “Um requiem para belga ver”, Expresso/Cartaz

7.12.1991, “Mozart, Don Giovanni ”, Expresso/Cartaz

14.12.1991, “São Carlos: sinal vermelho”, Expresso/Revista

21.12.1991, “Rimski-Korsakov, A noite de Natal ”, Expresso/Cartaz

28.12.1991, “Juntos e ao vivo”, Expresso/Cartaz

11.1.1992, “Nem pompa nem (muita) circunstância”, Expresso/Revista

1.2.1992, “Exercício de nostalgia”, Expresso/Cartaz

1.2.1992, “Szymanowski, Canções com orquestra ”, Expresso/Cartaz

15.2.1992, “À conquista da luz”, Expresso/Revista

15.2.1992, “Do discurso como paixão”, Expresso/Cartaz

22.2.1992, “Denisov, Sinfonia ”, Expresso/Cartaz

22.2.1992, “Corigliano, Sinfonia nº 1 ”, Expresso/Cartaz

7.3.1992, “Um duo em construção”, Expresso/Cartaz

14.3.1992, “Assim não”, Expresso/Cartaz

4.4.1992, “Para ouvir o príncipe Igor”, Expresso/Cartaz

4.4.1992, “Estado de graça”, Expresso/Cartaz

9.5.1992, “Gounod, Faust ”, Expresso/Cartaz

16.5.1992, “Baden-Baden”, Expresso/Cartaz

23.5.1992, “Um belo espectáculo e algumas questões”, Expresso/Revista

20.6.1992, “Carmen já não mora aqui”, Expresso/Cartaz

 

Comunicações/ Lectures and Papers

(ver também Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings)

2008 (previsto) - Série de conferências a convite do Departamento de Musicologia da Universidade das Artes de Belgrado, Sérvia (7-9.4): (1) “Is there a musical avant-garde?” (2) “How did Debussy become Debussy?” (3) “Listening to the Faun (Again and again)”

2007a - “Música e revolução” [Conferência], Porto, Casa da Música, 28.4

2007b - Aula/conferência sobre Richard Wagner no âmbito da cadeira de História da Música – de 1815 a 1890, Licenciatura em Ciências Musicais (a convite da Profª Luísa Cymbron), 8.5

2007c - Palestra sobre Alfredo Keil, a convite da Biblioteca Nacional de Portugal, por ocasião da mostra bibliográfica promovida no âmbito do Centenário da morte do compositor, 4.10

2006a - “Para ouvir Lopes-Graça” [Conferência], Culturgest, Lisboa, 25.3

2006b - Moderação da mesa-redonda do Colóquio “A música em Portugal nos primeiros anos do Estado Novo”, Universidade Nova de Lisboa, FCSH, 13.12

2006c - “A sagração da Primavera” [Conferência], Porto, Casa da Música, 16.12

2005a - Presidência da sessão “Os espaços simbólicos na música”, XIII Encontro de Musicologia (APCM), Universidade Nova de Lisboa, FCSH, 21.10

2005b - “O quixotismo dos músicos” [Conferência], Festival Península de Músicas, Câmara Municipal de Oeiras, 26.11

2004a - “As origens do romantismo musical” [Conferência], Lisboa, Centro Cultural de Belém, 24.4

2004b - “Liszt e o poema sinfónico” [Conferência], Lisboa, Centro Cultural de Belém, 25.4

2004c - “Metodologias e objectivos da análise musical” [Conferência], Castelo Branco, Escola Superior de Artes Aplicadas (Instituto Politécnico de Castelo Branco), 15.5

2004d - “As últimas sonatas de Beethoven”, Apresentação do recital de piano por Miguel Henriques, Lisboa, Centro Cultural de Belém, 5.6

1999 - “Uma leitura de Fidelio ”, Colóquio Internacional Opera Staging Today / A Encenação de Ópera Hoje , CESEM/Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna/ACARTE

1997 - “A música em Portugal, ou em busca do tempo perdido?”, Centro Cultural de Belém, Conferência integrada na série “Andamentos da música”, 8.7

1991 - Participação como conferencista no Colóquio “Mozart e a Europa”, Lisboa, Torre do Tombo

1990 - “Saudades do Renascimento: sobre a noção de modernidade em Luís de Freitas Branco", Colóquio “Modernidade e Mudança na Música Portuguesa”, Universidade Nova de Lisboa

1990 - Co-organizador do Colóquio “Modernidade e Mudança na Música Portuguesa”, Universidade Nova de Lisboa

 

Outras actividades / Other activities

2009 (previsto) - A convite do Professor Tilman Seebass, Presidente da Sociedade Internacional de Musicologia, co-organização de um grupo de trabalho internacional sobre a temática Modes of Thought in Musicology

2007 - Leccionação de um módulo do Curso de Encenação de Ópera, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna

2006 - Membro da Comissão de Apreciação das Candidaturas ao Programa de Apoio a Projectos Pontuais na Área da Música, Instituto das Artes/Ministério da Cultura

2004 - Leccionação de um módulo da disciplina de Gestão Cultural, Curso de Comunicação Social, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas

1992-2000 - Actividade directiva no Teatro Nacional de S. Carlos:

Director Artístico das Comemorações do Bicentenário do Teatro Nacional de S. Carlos, a convite da Secretaria de Estado da Cultura, 1992

Director Artístico do Teatro Nacional de S. Carlos/Fundação de S. Carlos, 1993-95

Administrador e Director Artístico do Teatro Nacional de S. Carlos, 1996-98

Director do Teatro Nacional de S. Carlos, 1998-2000

Responsável pela produção das seguintes óperas, na qualidade de Director Artístico do Teatro Nacional de S. Carlos (datas de estreia, 1993-2001):

Impressions de Pelléas , segundo Claude Debussy e Maurice Maeterlinck, 9-13.3.1993 (estreia em Portugal)

Piotr I. Tchaikovski, Evgeni Onegin , 12-20.3.1993 (estreia em Portugal)

Gioachino Rossini, La Cenerentola , 4-15.4.1993

Wolfgang A. Mozart, Le nozze di Figaro , 20-26.5.1993

Richard Wagner, Tannhäuser , 18-27.6.1993

Francisco António de Almeida, La Spinalba , 23-31.7.1993

Modest Mussorgski, Khovanchtchina , 12-18.10.1993 (estreia em Portugal da versão original)

Nikolai Rimski-Korsakov, O galo de ouro , 13-16.10.1993 (estreia em Portugal)

Aleksandr Borodin, O Príncipe Igor , 14-17.10.1993 (estreia em Portugal da versão original)

Giuseppe Verdi, Falstaff , 1-9.12.1993

Christoph W. Gluck, Orfeo ed Euridice , 4-10.2.1994

Vincenzo Bellini, I Capuleti e i Montecchi , 13-19.3.1994

Ludwig van Beethoven, Fidelio , 9-17.4.1994

Ingvar Lidholm, Ett Drömspel , 11-13.5.1994 (estreia em Portugal)

Igor Stravinski, The Rakes's Progress , 20-22.5.1994

Leoš Janácek, Vec Makropulos , 26-30.6.1994 (estreia em Portugal)

Richard Strauss, Salome , 23-29.9.1994

Leonard Bernstein, Candide (versão de concerto), 12-16.10.1994 (estreia em Portugal)

Alexandre Delgado, O doido e a morte , 9-13.11.1994 (estreia absoluta; encomenda Lisboa 94)

Marcos Portugal, As damas trocadas , 9-13.11.1994 (estreia moderna)

Gioachino Rossini, Guillaume Tell , 11-22.12.1994 (estreia em Portugal da versão original)

Giacomo Puccini, Tosca , 10-19.3.1995

Kurt Weill, Street Scene , 27.5-2.6.1995 (estreia em Portugal)

Wolfgang A. Mozart, Idomeneo , 20-24.10.1995 (estreia em Portugal da versão cénica)

Dmitri Chostakovitch, Katerina Izmailova , 13-15.11.1995 (estreia em Portugal)

Benjamin Britten, Curlew River , 25-26.11.1995 (estreia em Portugal)

Henry Purcell, Dido and Aeneas , 25-26.11.1995

Giuseppe Verdi, Nabucco , 17-28.12.1995

Giacomo Puccini, La Bohème , 26.2-3.3.1996

Richard Strauss, Ariadne auf Naxos , 22-30.4.1996

Vincenzo Bellini, I Puritani , 24-30.6.1996

Giuseppe Verdi, La traviata , 1-15.2.1997

Igor Stravinski, Perséphone , 10-16.3.1997 (estreia em Portugal)

Igor Stravinski, Renard , 10-16.3.1997 (estreia em Portugal)

Igor Stravinski, Le rossignol , 10-16.3.1997 (estreia em Portugal da versão cénica)

Joseph Haydn, L'isola disabitata , 19-25.4.1997 (estreia em Portugal)

Hector Berlioz, Les Troyens – La Prise de Troie , 24.5-5.6.1997 (estreia em Portugal da versão original)

Giacomo Puccini, Il trittico ( Il tabarro / Suor Angelica / Gianni Schicchi ), 20-27.7.1997

Richard Wagner, Die Meistersinger von Nürnberg , 10-19.1.1998

Nikolai Rimski-Korsakov, Sadko , 12-24.2.1998 (estreia em Portugal)

Claudio Monteverdi, Il ritorno d'Ulisse in patria , 23-27.3.1998 (estreia em Portugal)

António Pinho Vargas, Os dias levantados , 25-30.4.1998 (estreia absoluta; encomenda Expo 98)

Vincenzo Bellini, Norma , 19-30.5.1998

Hector Berlioz, Les Troyens – Les Troyens à Carthage , 18-26.7.1998 (estreia em Portugal da versão original)

Wolfgang A. Mozart, Don Giovanni , 21.12.1998-9.1.1999

György Ligeti, Le Grand Macabre , 6-14.2.1999 (estreia em Portugal)

Augusto Machado, La borghesina (versão de concerto), 26-28.2.1999 (estreia moderna)

Jacques Offenbach, Orphée aux enfers , 17-24.4.1999

Vincenzo Bellini, La sonnambula , 5-13.6.1999

Giuseppe Verdi, Aida , 16-28.7.1999

Gaetano Donizetti, Lucia di Lammermoor , 5-15.2.2000

Giacomo Puccini, Madama Butterfly , 2-13.3.2000

Domenico Cimarosa, Il matrimonio segreto , 7-14.4.2000

Leoš Janácek, Jenufa , 2-8.5.2000 (estreia em Portugal da versão original)

Wolfgang A. Mozart, Die Zauberflöte , 12-20.6.2000

Giuseppe Verdi, Un ballo in maschera , 19-29.7.2000

Carlos Gomes, Il Guarany , 10-14.10.2000

Hans Werner Henze, The English Cat , 4-8.11.2000 (estreia em Portugal)

Georges Bizet, Carmen , 14-26.12.2000

Richard Wagner, Parsifal , 10-20.2.2001

Gioachino Rossini, Il barbiere di Siviglia , 10-19.3.2001

Leoš Janácek, A raposinha matreira , 30.4-6.5.2001 (estreia em Portugal)

Azio Corghi/José Saramago, Divara , 17-23.7.2001 (estreia em Portugal)

Responsável pela produção de inúmeros concertos e recitais, na qualidade de Director Artístico do Teatro Nacional de S. Carlos, incluindo a participação, entre outros, dos seguintes solistas vocais: Marilyn Horne, Victoria de los Angeles, Mirella Freni, Dame Gwyneth Jones, Anna Tomowa-Sintow, Edita Gruberova, Cheryl Studer, Mara Zampieri, Ewa Podles, Frederica Von Stade, Mitsuko Shirai, Jennifer Larmore, Vesselina Kasarova, Jochen Kowalski, Nicolai Gedda, Chris Merritt, Rockwell Blake, Siegfried Jerusalem, José Van Dam, James Morris, Matthias Goerne, Anatoly Kotcherga, 1993-2000

Responsável pela gestão da programação sinfónica da Orquestra Sinfónica Portuguesa, 1996-2000, incluindo a concepção da série “Clássicos do Século XX”, Centro Cultural de Belém, 1998

Fundador e organizador do Festival Internacional de Músicas Contemporâneas de Lisboa, “Música em Novembro”, de que se realizaram duas edições:

Viena século sem fim , 9-30.11.1998 (obras de Sérgio Azevedo, Miguel Azguime, Paula Azguime, Alban Berg, Christopher Bochmann, Luís de Freitas Branco, Friedrich Cerha, António Victorino d'Almeida, Alexandre Delgado, António Sousa Dias, Benet Casablancas Domingo, Erik Freitag, Beat Furrer, Roberto Gerhard, Heinz Karl Gruber, Eugene Hartzell, Karl Kohn, Erich Wolfgang Korngold, Ernst Krenek, Bernhard Lang, Herbert Lauermann, György Ligeti, Gustav Mahler, Carlos Marecos, Virgílio Melo, João Nascimento, Olga Neuwirth, Emmanuel Nunes, João Pedro Oliveira, Wladimir Pantchev, Jorge Peixinho, Filipe Pires, Maurice Ravel, Helena Rita, António Chagas Rosa, Clotilde Rosa, Arnold Schönberg, Franz Schreker, Kurt Schwertsik, Isabel Soveral, René Staar, António Pinho Vargas, Anton Webern, Zdzislaw Wysocki, Alexander von Zemlinsky)

Edgard Varèse, depois do futuro , 7-30.11.2000 (obras de Pedro Amaral, Sérgio Azevedo, Cristóbal Halffter, Alejandro Viñao, Steve Reich, Edmund Campion, Javier Álvarez, Kaija Saariaho, Isabel Soveral, Béla Bartók, Chaya Czernowin, Jacques Wildberger, Emmanuel Nunes, Jorge Peixinho, Luis de Pablo, Jesús Rueda, António Pinho Vargas, Salvatore Sciarrino, Georg Friedrich Haas, Dmitri Chostakovitch, Harrison Birtwistle, Alexandre Delgado, György Ligeti, Luís Tinoco, Eurico Carrapatoso, Paul Patterson, Charles Koechlin, Francis Poulenc, Daniel-Lesur, Goffredo Petrassi, Florent Schmitt, João Pedro Oliveira, Luciano Berio, Hans Abrahamsen, Oliver Knussen, Heinz Karl Gruber, Charles Ives, Aaron Copland, Filipe de Sousa, Henk Badings, António Chagas Rosa, Rudolf Escher, António Victorino d'Almeida, André Jolivet, Alberto Ginastera; integral da obra de Edgard Varèse)

1999 - Leccionação do módulo de Música e Modernidade , Curso de Pós-Graduação em “Artes e Modernidade”, Universidade Autónoma de Lisboa

1997 - Comissário para a Área de Espectáculos da Sociedade Portugal/Frankfurt 97; nessa qualidade, responsável pela programação musical da representação de Portugal como país convidado na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha)

1994 - Colaboração na preparação do programa musical de Lisboa 94/Capital Europeia da Cultura, em articulação com o respectivo Comissariado

1992 - Comissário na área da música erudita para a Bienal de Valencia, no âmbito das Bienais de Produções Culturais Juvenis da Europa do Mediterrâneo

1991 - Comissário na área da música erudita para a mostra “Tendências”, Clube Português de Artes e Ideias/Secretaria de Estado da Juventude, Lisboa, Fórum Picoas

Desde 1988 - Actividade como encenador de ópera, em Portugal e Grã-Bretanha:

Menotti, The Medium , Leeds, Workshop Theatre, 1988 (em colaboração com o Royal Northern College of Music, Manchester, e Yorkshire Dance Centre, Leeds)

Gluck, Le cinesi , Leeds, Workshop Theatre, 1988 (em colaboração com o Royal Northern College of Music, Manchester, e Yorkshire Dance Centre, Leeds)

Offenbach, Monsieur Choufleuri , RTP, 1990

Beethoven, Fidelio , Lisboa, Teatro Nacional de S. Carlos, 1994

Stravinski, Le rossignol , Lisboa, Teatro Nacional de S. Carlos, 1997

Berlioz, Les Troyens: La prise de Troie , Lisboa, Teatro Nacional de S. Carlos, 1997

Berlioz, Les Troyens: Les Troyens à Carthage , Lisboa, Teatro Nacional de S. Carlos, 1998

Mozart, Die Zauberflöte , Lisboa, Teatro Nacional de S. Carlos, 2000

1984-2008 - Actividade docente como Assistente Convidado na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Ciências Musicais

Acções do Documento