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Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Mário Vieira de Carvalho

Mário Vieira de Carvalho

Investigador Integrado. Professor Catedrático, FCSH-UNL - Interesses: Ópera, Estética e Sociologia da Música

Curriculum Vitae

 

(FOTO) 

 

Mário Vieira de Carvalho

 

Contactos:

 

mariovieiradecarvalho@gmail.com

https://mariovieiradecarvalho

 

1. Dados pessoais /Personal data

Nome completo / Full name

Mário António Pinto Vieira de Carvalho

 

Pais de nacionalidade / Nationality

PORTUGAL

Morada institucional / Institutional address

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, CESEM

1069-061 Lisboa

PORTUGAL

Contactos

Contact data

Telefone: 217942043

Fax: 217942043

Email: mvc@mail.telepac.pt

 

2. Formação académica

2. Academic degrees

Ano

Year

Grau académico

Academic degree

Instituição

Institution

Classificação

Classification

1996

Agregação

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Aprovado por unanimidade

1986

Equivalencia ao Grau de Doutor

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Muito Bom com Distinção e Louvor (por unanimidade)

1985

DOUTORAMENTO

Humboldt-Universitaet Berlin

Summa cum laude

1968

LICENCIATURA

Faculdade de Direito

 

3. Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e/ou profissionais

3. Previous and current scientific and/or professional activities

Período

Period

Cargo ou categoria

Position or category

Instituição

Institution

Since 31.01.2008

Return to full research and teaching activity

Universidade Nova de Lisboa

 

14.03.2005-30.01.2008

Secretary of State for Culture

Portuguese Government

 

26.02.2005 – 13.03.2005

Visiting Professor

King's College (University of London)

 

17.02.2003 – 31.12.2004

Vice-Rector

Universidade Nova de Lisboa

 

12.01.1998 - 16.02.2003

Dean of the Scientific Council

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

 

Since 1997

Full Professor (Prof. Catedrático)

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

 

Since 1997

President

CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical

 

1996-1997

President of the Scientific Committee of the Dep of Musicology

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

 

1995 (March-July)

Research Fellow (FCT Grant)

King's College (University of London)

 

1993-1997

Associate Professor

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

 

1992 (October - Dezember)

Research Fellow (DAAD Grant)

Freie Universität Berlin - Institut für Musikwissenschaft

 

1987-1990

President of the Scientific Committee of the Dep of Musicology

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

 

1987-1993

Assistant Professor

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

 

1986-1987

Assistant

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

 

1975

Head of Music Department

RTP - Radiotelevisão Portuguesa (Television)

 

1972-1975

Head of Department for Classical Music

Sassetti (Private Company)

 

1968-1979

Music Critic / Journalist

"O Século", "Jornal do Comércio", "Vida Mundial", "Diário de Lisboa", etc.

 

4. Área de actividade científica

4. Area of scientific activity

Sociology of Music - Musicology - Artistic Studies. In my research, music is approached as an interdisciplinary object, related to other interdisciplinary objects (civilization, domination, power...), by crossing the theory of communication and the theory of systems, by launching questions which may be also relevant from the point of view of the cultural, cognitive and gender studies, by dialoguing with history, sociology and philosophy (aesthetics).

 

5. Domínio de especialização

5. Domain of specialization

Domínio de especialização

Domain of specialization

To contribute to establish Sociology of Music as a main field of research ant teaching within musicology and artistic studies, both on the international level and in Portugal

 

Actuais interesses de investigação

Present research interests

Development of interdisciplinary research networks, including IST research, both at the national and the international level, having in view the study of music, its sociocommunicative systems, the cultural heritage it bears, its "structural connections" with the cultural, social and political environment. A system of relational databases "MusicQuery", developed by the CESEM, under my orientation, is to be updated and improved towards more complex semantic based knowledge systems, shared in real time via Internet by the researchers, aiming at the production and dissemination of knowledge about music in its interactions with other forms of culture and social life. At the same time, and in relationship with this programme, which supposes working within a team, my research will continue to deal with following topics: Sociology of Music, Aesthetic Theory, Opera Studies, Portuguese Music, Literature and Music, Contemporary European Music.

 

Outras competências/actividades

Other skills/activities

Opera Studies - focusing especially on the systems of communication and on the staging and production strategies

 

6. Experiência na orientação

6. Supervising experience

Pós-Doctoral Studies

(23) António Pinho Vargas, “Adorno and the theory of Avantgarde Music”

(co-supervision with Prof. Max Paddison, University of Durham )

(22) Paulo Pereira de Assis. “Luigi Nono's Creative Process” (research in course)

(21) Angelo Martingo, «Construzione Legittima - Para uma revisão crítica da subjectividade interpretativa a partir da modelização da expressão musical num contexto tonal», research in course, Univ. Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Co-supervision)

PhD Dissertations

(20) Ana Margarida Madeira Minhós da Paixão, «Retórica e Técnicas de Composição Musicais e Literárias», research in course, Univ. Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

(19) Angelo Martingo, «Post-modernism and Meaning: Sound and Symbol and Communication in George Crumb's Makrokosmos for Amplified Piano Solo», concluded, Univ. of Sheffield, 2004 (Co-supervision).

(18) Rosa Paula Rocha Pinto, "Som, Corpo e Imagem. Estratégias de comunicação nos Bailados Portugueses Verde Gaio (1940-1977)", research in course, Univ. Nova de Lisboa, Fac. Ciências Sociais e Humanas.

(17) Pedro Boléo Rodrigues, «Música e Montagem: problemas do material musical do pós-guerra à actualidade», research in course, Univ. Nova de Lisboa, Fac. Ciências Sociais e Humanas.

(16) António Jorge Marques, "Marcos Portugal. A obra religiosa.", research in course, Univ. Nova de Lisboa, Fac. Ciências Sociais e Humanas.

(15) José Júlio Lopes, «As artes do espectáculo e as novas tecnologias digitais», research in course, Univ. Nova de Lisboa, Fac. Ciências Sociais e Humanas.

(14) Carlos Fernando Alberto Gomes, «Ivo Cruz e a Educação Musical no Conservatório Nacional», research in course, Univ. Lisboa, Faculdade de Letras (Co-supervision)

(13) Diósnio Machado Neto, «A música no pensamento estético-filsófico de José Bonifácio», research in course, Univ. de São Paulo, Brasil (Co-supervision)

(12) Gustavo Brandão, «A música de guitarra de Heitor Villalobos: Análise Musical e Teoria Estética», research in course, Univ. Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Co-supervision)

Master Degree Dissertations:

(11) Eliana Raquel da Silva Ramalho Lopes, «Os críticos musicais em Portugal no início do século XXI: análise à actividade e desafios futuros», Univ. Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, research in course (Co-supervision).

(10) Luzia Valeiro da Rocha, "O palco da ópera e o palco da vida: o Teatro de S. Carlos nas caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro", Univ. Nova de Lisboa, Fac. Ciencias Sociais e Humanas, March 2004 (Muito Bom, unanimidade)

(9) Cristina Delgado Teixeira, «Jorge Peixinho: Pedagogia, Teoria Estética e Intervenção Crítica», Univ. Nova de Lisboa, Fac. Ciencias Sociais e Humanas, 2004 (Dissertation concluded, not yet defended).

(8) Bárbara Maria Conceição Silva Villalobos Filipe, «Marcos Portugal Revisitado: La Zaira- Estudo Histórico-Dramatúrgico», Univ. Nova de Lisboa, Fac. Ciencias Sociais e Humanas, 2004 (Dissertation concluded and presented, not yet defended).

(7) Aline Galasch-Hall, "A Expressão Egipcizante em ´ A Flauta Mágica de Mozart´ ", Univ. Lisboa, Faculdade de Letras, 2004. (Co-supervision - Muito Bom, unanimidade).

(6) Ana Margarida Madeira Minhós da Paixão, «Semantização e dessemantização literária na música», Univ. Lisboa, Faculdade de Letras, 2003. (Co-supervision - Muito Bom, unanimidade),

(5) Nuno Domingos,« O Teatro da Trindade: Política Social, Divulgação Cultural e Ideologia. A Companhia Portuguesa de Ópera do FNAT (1963-1975)», Univ. Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2002. (Co-supervision: Muito Bom, unanimidade)

(4) Pedro Nunes, «O gosto musical dos jovens: estratégias de sociabilidade e identidades de grupo», Univ. Nova de Lisboa, Fac. de Ciências Sociais e Humanas, 1998 (Co-supervision: Muito Bom, unanimidade)

(3) Ondina Marzano, "Crítica Musical e Descolonização", Univ. Nova de Lisboa, Fac. Ciencias Sociais e Humanas, 1996 (Muito Bom, unanimidade).

(2) Paula Gomes Ribeiro, «Laurianne ou Les Beaux Messieurs de Bois Dorée - Metamorphoses de l´oeuvre (Du roman de Sand à l´opéra de Machado) - Dramaturgie, Poétique et Sémiologie Musicale», Univ. de Paris VIII - Saint Denis, 1995 (Co-supervision: Très Bien, à l´unanimité)

Supervision of "BIC" grants (Initiation to research funded by FCT)

(1) Bárbara Maria da Conceição Silva Villalobos Filipe: Development of a Relational Database on the field of Opera Studies, starting from the Life and Works of the Portuguese Composer Marcos Portugal (period of research from 01.03.1998 to 15.09.2000)

(Some of these orientations have been interrupted because of having become member of the Portuguese Government)

 

7. Participação em projectos

7. Participation in research projects

(7) Member of the Scientific Commitee of III Bienal de Música de Ribeirão Preto, Universidade de S.Paulo, Brasil (2008-2009)

(6) From 2004 - Co-ordinator of the Project on Marcos Portugal (including critical editions of his works) [participation interrupted because of being called to Portug. Government]

(5) From 2004: Participation, as member of the Advisory Committee for Integration of REWERSE, in the Network of Excellence REWERSE (http://rewerse.net)

(4) 2004: Participation, as member of the Scientific Committee, in the Project "Artech 2004 - 1.º Workshop Luso-Galaico de Artes Digitais", on arts and new technologies, in course, (Univ.of Minho, Univ. of Vigo, Bienal Vila Nova de Cerveira).

(3) 2002-2003: Participation, as Co-Organiser, of the European Project "Images of Music - A Cultural Heritage", envolving a Research Network of partners from six European countries. Objectives realised at 100%, reports already approved.

(2) 2002: "Expression of Interest" elaborated accordind to the FP6-Programme, aiming at an interdisciplinary Network of Excellence ("OperaQuery" ) envolving 20 research institutes and private partners from seven European countries (IST Priority "Semantic based knowledge systems").

(1) 1998-2000: Coordinator and responsible for the elaboration and execution of the Project "Research, Critical Edition and Critical Studies on Portuguese Music from 18th to 20th Century" (Programme Praxis XXI). This Project, evaluated as "Excellent" by the FCT-International Committee in the area of "Artistic Studies", received the whole funds required - 500 000 Euros - and was 100% realised between 01.03.1998 and 15.09.2000. The project envolved the research team of the CESEM (Centre of Studies on Sociology and Aesthetics of Music) and other institutional partners, including a private company. The scientific and finantial reports were approved by the FCT.

 

Presidência de colóquios científicos:

organizer and chair of international conferences:

6. "Social Knowledge for the Contemporary World" - 5th international Conference of Sociocybernetics, Lisbon FCSH, July 26-31 2004 ) (Chair of the National organising Committee).

5. “Images of Music - A Cultural Heritage”, Gulbenkian-Foundation & CESEM (May 2003) (co-organisation).

4. “Expression, Truth and Authenticity: On Adorno's Theory of Music and Musical Performance” comemorativo do centenário de Theodor W. Adorno, CESEM (Nov. 2003);

3. “Opera Staging Today”, Gulbenkian-Foundation & CESEM (Dec. 1999);

2. “Music and Lifeworld – Otherness and Transgression in the Music of 20th Century”, FCSH (Dec 1996);

1. “Modernidade e Mudança na Música em Portugal”, Departament of Musicology (Nov 1990).

 

8. Prémios e Distinções

8. Prizes and awards

Ano

Year

Nome do Prémio ou Distinção

Name of the prize or award

Nome da entidade promotora

Name of the granting entity

2008

Election as member

Academy of Sciences of Lisbon (Academia das Ciências de Lisboa)

2002

Election as Board Member

Europäische Musiktheater-Akademie (Vienna)

1994

Election as Member

Portuguese PEN Club

1986

Liszt Medaille

Republic of Hungary

 

9. Publicações

9. Publications

 

Livros (autor) / Books (author)

(12) A tragédia da escuta: Luigi Nono e a música do século XX, Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2007.

(11) Pensar a música, mudar o mundo: Fernando Lopes-Graça, Porto, Campo das Letras, 2006.

(10) ‘Por lo impossible andamos' – A opera como teatro de Gil Vicente a Stockhausen, Porto: Ambar, 2005.

(9) Co-author with Fernando Gil: A 4 mãos: Schumann, Eichendorff e outras notas, Lisboa: IN – CM, 2005.

(8) Razão e sentimento na comunicação musical. Estudos sobre a Dialéctica do Iluminismo, Lisboa: Relógio d'Agua, 1999.

(7) Eça de Queirós e Offenbach — A ácida gargalhada de Mefistófeles, Lisboa: Colibri, 1999.

(6) Denken ist Sterben. Sozialgeschichte des Opernhauses Lissabon, Kassel / Basel / London / New York / Prague: Bärenreiter, 1999.

(5) ‘Pensar é morrer' ou o Teatro de São Carlos na mudança de sistemas sociocomunicativos desde fins do século XVIII aos nossos dias, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1993.

(4) O essencial sobre Fernando Lopes-Graça, Lisboa, IN-CM, 1989.

(3) Estes sons, esta linguagem, Lisboa, Estampa, 1978.

(2) A música e a luta ideológica, Lisboa, Estampa, 1976.

(1) Para um dossier Gulbenkian , Lisboa, Estampa, 1974.

Livros (editor) / Books (editor)

 

Livros (coordenador) / Books (editor)

(3) (Editor) Expression, Truth, Authenticity: On Adorno's Theory of Music and Musical Performance, Lisboa: Colibri, 2008 (in print).

(2) (Co-editor) "Images of Music - A Cultural Heritage" in: special issue of "Imago Musicae", vols. XXI-XXII (2004-2005).

(1) (Co-editor) “Sonoridades Luso-Afro-Brasileiras” (eds. José Machado Pais / Joaquim Pais de Brito / Mário Vieira de Carvalho), Lisboa: ICS, 2004.

 

Capítulos de livros / Chapters in books

(32) «Meaning, Mimesis, Idiom: On Adorno´s Theory of Musical Performance», in: "Expression, Truth, Authenticity: On Adorno's Theory of Music and Musical Performance" (ed. M. Vieira de Carvalho), 2008 (in print).

(31) «A partitura como espírito sedimentado: Em torno da teoria da interpretação musical de Adorno», in: Interpretação Musical – Teoria e Prática (eds. Francisco Monteiro e Ângelo Martingo), Lisboa: CESEM / Colibri, 2007: 15-36.

(30) «Die Aura des Empfangssalons: Oper als ‘Ästhetisierung der Politik'», in: Kunst, Ästhetisches, Ästhetiziismus – Die Ambivalenz der Moderne, vol.II, Berlin: Weidler Buchverlag, 2007: 85-93.

(29) «Belcanto-Kultur und Aufklärung: Blick auf eine widersprüchliche Beziehung im Lichte der Opernrezeption», in: ´Soziale Horizonte von Musik – Ein kommentiertes Lesebuch zur Musiksoziologie´ (eds. Christian Kaden / Karsten Mackensen), Kassel / Basileia / Londres, etc.: Bärenreiter, 2006: 35-55.

(28) «O engano dos significados ou a prisão da linguagem: Da poética musical de Eichendorff à potética musical de Adorno”, in: A 4 mãos – Schumann, Eichedorff e outras notas (by Fernando Gil / Mário Vieira de Carvalho), Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005: 53-111.

(27) «A partitura como espírito sedimentado: Em torno da teoria da interpretação musical de Adorno», in: ´Theoria Aesthetica´ (ed. Rodrigo Duarte), Porto Alegre (Brasil): Escritos Editora, 2005: 203-224.

(26) «Série, alea e autopoiesis», in: ´O Pensamento de Niklas Luhmann´ (ed. José Manuel Santos), Covilhã: Universidade da Beira Interior / TA Pragmata, 2005: 165-184;

(25) «As ciências musicais e o espaço lusófono: Para uma investigação em rede via internet», in: “Sonoridades Luso-Afro-Brasileiras” (eds. José Machado Pais / Joaquim Pais de Brito / Mário Vieira de Carvalho), Lisboa: ICS, 2004: 377-382.

(24) «Bühnenexperiment und politisches Engagement in den 60er Jahren: eine szenische Kantate von Lopes-Graça», in: “Musiktheater im Spannungsfeld zwischen Tradition und Experiment (1960 bis 1980)” (eds. Christoph-Hellmut Mahling / Kristina Pfarr), Tutzing: Hans Schneider, 2002: 35-42.

(23) «A música e a escuta em Os Teclados de Teolinda Gersão», in: Saberes no Tempo — Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (número especial de Homenagem a Henriqueta da Costa Campos, eds. Maria Helena Mateus e Clara Nunes Correia), Lisboa, Colibri, 2002: 599-605.

(22) «Verfilmte Oper als episches Theater: Am Beispiel von Bergmanns Zauberflöte und Oliveiras Die Kannibalen», in: «…Ersichtlich gewordene Taten der Musik»: Das Musiktheater in den audiovisuellen Medien (eds. Peter Csobádi, Gernot Gruber, Jürgen Kühnel, Ulrich Müller, Oswald Panagl, Franz Viktor Spechtler) Anif-Salzburg, Verlag Meier-Speiser, 2001: 196-207.

(21) «Imagens da alteridade na recepção de Il Guarany de Carlos Gomes por ocasião da sua estreia em Lisboa em 1880», in: Portugal e o Brasil no advento do Mundo Moderno (ed. Maria do Rosário Pimentel), Lisboa, Edições Colibri, 2001: 315-346.

(20) «Sociology of Music as Self-Critical Musicology», in: Musicology and Sister Disciplines – Past, Present, Future (ed. David Greer), Oxford, Oxford University Press, 2000: 342-366.

(19) «Fernando Lopes-Graça: Une biographie marquée par la tension antre l'art et la politique», in: Biographies (Arquivos do Centro Cultural Calouste Gulbenkian), vol. XXXIX, Lisboa/Paris, Centro Cultural Calouste Gulbenkian, 2000: 291-303.

(18) [Supervision, Redaction] «O orientalismo na música», in: O Orientalismo em Portugal, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Câmara Municipal do Porto e Edições INAPA, 1999: 240-265.

(17) «Wozzeck und die Dialektik der Aufklärung», in: Wozzeck und die Zwanziger Jahre (ed. Ulrich Müller), Anif/Salzburg, Verlag Meier-Speiser, 1999: 153-167.

(16) «Mémoire d'une présence absente. Zur Kritik der Dichotomie zwischen Teleologie und Zuständlichkeit in der Musik als geschlechtsbezogene Kategorien», in: Abschied in die Gegenwart — Teleologie und Zuständlichkeit in der Musik (Studien zur Wertungsforschung, vol. 35, ed. Otto Kolleritsch), Graz / Viena, Universal Edition, 1998: 121-148.

(15) «Productive Misreading of Baroque Opera: The Staging of Handel's Serse by Herz (1972) and Giustino by Kupfer (1984)», in: Cinquant'anni di Produzioni e Consumi della Musica dell'Età di Vivaldi (1947-1997) (eds. Francesco Fanna e Michael Talbot), Florença, Olschki, 1998: 229-255.

(14) «Lebendige Aktion gegen geträumte Aktion: Musik und antifaschistischer Widerstand in Portugal», in: Musik und Revolution. Georg Knepler zum 90. Geburtstag (ed. Hanns Werner Heister), Hamburgo, von Bockel, 1997: II, 325-347.

(13) « Romance como Offenbachiada — Um exemplo de intertextualidade entre música e literatura», in: Homenagem a Ernesto Guerra da Cal (ed. Aníbal Pinto de Castro), Coimbra, Por Ordem da Universidade, 1997: 317-333.

(12) «A continuidade estilhaçada: História e actualidade na obra de Luigi Nono (1924-1990)», in: Sentido que a vida faz. Estudos para Óscar Lopes, Porto, Campo das Letras, 1997: 137-156.

(11) «No hay caminos? — Luigi Nonos Verhältnis zur Geschichte», in: Das aufgesprengte Kontinuum. Über die Geschichtsfähigkeit der Musik (Studien zur Wertungsforschung, vol. 31, ed. Otto Kolleritsch), Graz-Viena, Universal Edition, 1996: 187-219.

(10) «Nature et naturel dans la polémique sur l´opéra au XVIIIème siècle», in: Le Parole della Musica, vol.: II: Studi sulla Lingua della Critica del Teatro per Musica in onore di Gianfranco Folena (ed. Maria Teresa Muraro), Florença, Leo S. Olschki, 1995: 95-146.

(9) «Illusion und Selbstdarstellung - Zur Entwicklung der Kommunikationssysteme im Musiktheater», in: Vom Neuwerden des Alten - Über den Botschaftscharakter des musikalischen Theaters, (Studien zur Wertungsforschung, vol. 29, ed. Otto Kolleritsch), Graz-Viena, Universal Edition, 1995: 141-149.

(8) «Belcanto-Kultur und Aufklärung: Blick auf eine widersprüchliche Beziehung im Lichte der Opernrezeption», in: Zwischen Aufklärung und Kulturindustrie — Festschrift für Georg Knepler zum 85. Geburtstag (ed. Hanns-Werner Heister, Karin Heister-Grech e Gerhard Scheit), II: Musik-Theater , Hamburg , Von Bockel, 1993: 11-41.

(7) «Aspectos da evolução da cultura musical desde os anos sessenta», in: Enciclopédia Temática Portugal Moderno — Artes e Letras (ed. José Augusto França), Lisboa, Edições Pomo, 1992.

(6) «A música: do surto inicial à frustração do presente», in: Portugal Contemporâneo (direcção de António Reis), Lisboa, Publicações Alfa, 1989ss.: VI, 347-362.

(5) «A viragem na criação e na vida musical», in: Portugal Contemporâneo (direcção de António Reis), Lisboa, Publicações Alfa, 1989ss.: V, 323-336.

(4) «Snobismo e confrontação ideológica na cultura musical», in: Portugal Contemporâneo (direcção de António Reis), Lisboa, Publicações Alfa, 1989ss.: III, 297-310.

(3) «Da oposição ópera-teatro musical ao nacionalismo na música», in: Portugal Contemporâneo (direcção de António Reis), Lisboa, Publicações Alfa, 1989ss.: II, 323-336.

(2) «Sob o signo da ópera italiana», in: Portugal Contemporâneo (direcção de António Reis), Lisboa, Publicações Alfa, 1989ss.: I, 349-356.

(1) «L'Opera come estetizzazione della politica e propaganda dello Stato», in: La Musica in Portogallo, a cura di Paolo Scarnecchia, Roma, CIDIM, 1988: 55-69.

 

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica /

Papers in international scientific periodicals with referees

(7) «Art as Autopoiesis? A critical approach beginning with the European musical avant-garde in the early 1950s», in Journal of Sociocybernetics, II/1 (2001): 33-40.

(6) «La sociologie de la musique en quête de son objet», in: Critique, 639-640, Agosto/Setembro 2000: 790-803.

(5) «New Music between Search of Identity and Autopoiesis, or: The ‘Tragedy of Listening'», in: Theory, Culture & Society 16/4 (1999): 127-135.

(4) «Towards Dialectic Listening: Quotation and Montage in the work of Luigi Nono», in: Contemporary Music Review 18/2 (1999): 37-85.

(3) «From Opera to Soap Opera: On Civilizing Processes, the Dialectic of Enlightenment and Postmodernity», in: Theory, Culture & Society , XII/2 (1995): 41-61.

(2) «Opernhäuser stellen sich vor: das São-Carlos-Theater von Lissabon», in: Oper Heute, 10 (1987): 127-174.

(1) «Parsifal oder der Gegensatz zwischen Theorie und Praxis als Dilemma der herrschenden Klasse», in: Beiträge zur Musikwissenschaft, XXVIII/4 (1986): 309-319.

 

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

(6) «Erros de diagnóstico na arte e na vida: Wozzeck no consultório do Doutor», in: Revista Portuguesa de Musicologia, 12 (2002): 177-200 (printed 2004).

(5) «A música como expressão e como cognição: a propósito do conceito de crítica imanente do material em Adorno», in: Linguagem e Cognição (Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, vol. 13) (2003): 7-15.

(4) «A cultura da escuta na novelística de Garrett: Viagens na minha terra», in: Leituras. Revista da Biblioteca Nacional , S. 3, nº 4 (1999): 125-146.

(3) «Sociologia da Música — Elementos para uma retrospectiva e para uma definição das suas tarefas actuaisin: Penélope, 6 (1991): 11-19; Revista Portuguesa de Musicologia, I (1991): 37-44.

(2) «Razão e sentimento na comunicação musical», in: Revista da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, 9 (1990): 91-99.

(1) «Eça de Queirós e a ópera no século XIX em Portugal», in: Colóquio–Letras, 91 (1986): 27-37. Republicação: Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, 52 (1987): 44-48.

 

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

(11) «Fragmento e montagem na ficção de Eça de Queirós: o universo sonoro», in: Actas do Congresso de Estudos Queirosianos — IV Encontro Internacional de Estudos Queirosianos (6 a 8 de Setembro de 2000) (ed. Carlos Reis), Universidade de Coimbra / Almedina , 2002: 75-89.

(10) «Roman als Offenbachiade - Ein Beispiel von Intertextualität zwischen Musik und Literatur», in: Musik als Text. Bericht über den internationalen Kongreß der Gesellschaft für Musikforschung, Freiburg im Bresgau 1993 (ed. Hermann Danuser), Kassel etc., Bärenreiter-Verlag, 1999: II, 222-226.

(9) «A música e o cosmopolitismo da capital: uma aproximação a Eça de Queirós em diálogo com Walter Benjamin», in: 150 Anos com Eça de Queirós. Anais do III Encontro Internacional de Queirosianos (eds. Elza Miné e Benilde Justo Caniano), Centro de Estudos Portugueses, USP, São Paulo , 1997: 427-437.

(8) Parsifal contra Siegfried — Aspectos da recepção de Wagner em Portugal, in: «Processos Interculturais na Música: o papel de Portugal na Música do Mundo desde o século XV» (ed. Salwa Castelo Branco), Lisboa: D.Quixote, 1996:

(7) «Goldoni et le chemin vers le ‘naturel' dans le théâtre et l'opéra au XVIIIème siècle», in: Convegno del Bicentenario Goldoniano (ed. Carmelo Alberti e David Bryant), Veneza, Istituto Internazionale per la Ricerca Teatrale, 1995: 233-244.

(6) «A República como revolução iluminista e os rumos da cultura musical», in: Congresso «A Vida da República Portuguesa 1890-1990», Lisboa, Cooperativa de Estudos e Documentação Universitária Editora, 1991: 281-297.

(5) «A música na Universidade: do numerus à ciência social», in: Universidade(s): História, Memória, Perspectivas — Congresso História da Universidade, 7.º Centenário (Actas), Coimbra, 1991: IV, 157-174.

(4) «Eça de Queiroz: da música absoluta ao couplet de Offenbach», in: Eça e Os Maias (Actas do I Encontro Internacional de Queirosianos), Porto, Edições Asa, 1990: 47-59.

(3) «Auf der Spur von Rousseau in der Wagnerschen Dramaturgie», in: Opern und Musikdramen Verdis und Wagners in Dresden, Dresden, Schriftenreihe der Hochschule für Musik «Carl Maria von Weber», 12 (1988): 607-624.

(2) «Ópera como estetização da política e propaganda do Estado», in: O Estado Novo — Das origens ao fim da autarcia (1926-1959), Lisboa, Fragmentos, 1987, vol.II: 209-229.

(1) «O Teatro de S.Carlos: de Teatro da Corte para a burguesia a Passeio Público do romantismo», in: Romantismo — da Mentalidade à Criação Artística, Sintra, Instituto de Sintra, 1986: 385-392.

 

Outras publicações / Other publications

I - Scientific articles / Essays

(30) «Pour une culture de l´écoute”, in: Forum Européen des Orchestres, sous le parrainage de Pierre Boulez et Henri Dutilleux, 2005: 25-28.

(30) «Esthétique et anesthétique dans la dialectique entre la “musique d'avantgarde” et la culture de masse», in: Pol-e Firuzela (Special International Issue: Migrant's Music), vol 3, n.º12 (2004): 27-44.

(29) «A cultura músico-teatral na crónica e na ficção queirosianas: pistas para a definição de um perfil estético», in: Camões, 9/10, Abril/Setembro 2000: 112-126.

(28) «A música em Portugal: instituições e protagonistas no último quarto de século», in: Camões - Revista de letras e culturas lusófonas, 5 (1999): 64-78; http://www.fcsh.unl.pt/cesem.

(27) «Entre a Segurança e a Liberdade: Destinos de três compositores na transição para a ‘economia de mercado'», Separata do Programa do Concerto Comemorativo dos 50 anos da EFACEC, Parque das Nações, 1998.

(26), «Música Portuguesa dos Séculos XVIII a XX: um projecto, um programa de acção», in: Boca do Inferno, 3 (1998): 173-179.

(25) «Música e literatura romântica», in: Dicionário do Romantismo Literário Português (ed. Helena Carvalhão Buescu), Lisboa, Caminho, 1997: 329-336.

(24) «Ópera e literatura romântica», in: Dicionário do Romantismo Literário Português (ed. Helena Carvalhão Buescu), Lisboa, Caminho, 1997: 383-390.

(23) «Canto de Amor e de Morte / Quarteto de Cordas n.º 2», ensaio para o CD editado na Discoteca da SEC (Portugalsom), 1996.

(22) «Catorze Anotações em memória de Fernando Lopes-Graça», Boca do Inferno, 1 (1996): 31-46.

(21) «Graça, Fernando Lopes», in: in: Dicionário do Estado Novo (eds. Fernando Rosas e J. M. Brandão de Brito), Lisboa, Bertrand, 1996: 398-401.

(20), «Música erudita [no Estado Novo]», in: Dicionário do Estado Novo (eds. Fernando Rosas e J. M. Brandão de Brito), Lisboa, Bertrand, 1996: 647-654.

(19), «Ópera [no Estado Novo]», in: Dicionário do Estado Novo (eds. Fernando Rosas e J. M. Brandão de Brito), Lisboa, Bertrand, 1996: 690-695.

(18) «Do Cruges à ‘ácida gargalhada de Mefistófeles' — Notas de Programa», in: Colóquio Internacional Eça de Queiroz — 150 Anos do Nascimento, Concerto, 25 de Novembro de 1995: 5-21.

(17) «Zur Wagner-Rezeption in Portugal», in: Zeitschrift für Kulturaustausch , 44/2 (1994): 195-198.

(16) «Música e crítica da cultura na colaboração de Eça de Queiroz para a Gazeta de Portugal e o Disctricto de Evora», in: Queirosiana, 5-6 (1994): 173-191.

(15) «Goldoni e os modelos de comunicação músico-teatral no século XVIII», in: Estudos Italianos em Portugal, LIV-LV-LVI (1992/1993): 193-213.

(14) «A cultura musical nos séculos XVIII e XIX: o iluminismo por cumprir-se», tópicos da intervenção no colóquio organizado pela Cooperativa «Árvore», in: Jornal de Letras, X/413 (1990): 7.

(13) «Dia Mundial da Música», in: Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, 67 (1990): 3-5.

(12) «Trevas e Luzes na Ópera de Portugal Setecentista» , in: Vértice, 27 (1990): 87-96.

(11) «Dramaturgia Musical e Semiologia — Aspectos de uma relação necessária», in: Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, 1989: 12-18.

(10) «Fígaro: pensando en la ópera», in: Fígaro de José Ramón Encinar, Madrid, Teatro de la Zarzuela, 1989: 14-19.

(9) Canções para canto e piano, de Filipe de Sousa, notas para acompanhar a gravação fonográfica, na interpretação de Fernando Serafim (voz) e do autor (piano), Portugalsom/Discoteca Básica Nacional (LP - 1987).

(8) «Ästhetisierung der Politik: Das Opernhaus von Lissabon in den 30er und 40er Jahren», in: Tranvia — Revue der Iberischen Halbinsel , 2 (1986): 33-34.

(7) «D. Duardos e Flérida de Lopes- Graça», in: Programa do Teatro de São Carlos, 1984.

(6) «O Castelo de Barba-Azul de Bartók», in: Programa do Teatro de São Carlos, 1983.

(5) «Do teatro de Gil Vicente ao teatro de Wagner», in: Vértice, 454 (1983): 29-39.

(4) «Fausto de Gounod»,in: Programa do Teatro de São Carlos, 1982.

(3) «Uma canção de Lopes-Graça: O menino da sua mãe», in: Vértice (1981): 48-54.

(2) «D. Duardos e Flérida de F. Lopes-Graça», in: Programa do Teatro de São Carlos, 1970.

(1 ) «Fernando Lopes-Graça: equação entre o artista e o seu meio», in: Movimento, 1 (1967): 21-24

 

II - Entries for Dictionnaries and Encyclopedies / Prefaces:

(11) Preface to: Sérgio Azevedo, A Invenção dos Sons. Uma Panorâmica da Composição em Portugal Hoje, Lisbon, Caminho, 1998: 17-21.

(10) «João de Freitas Branco», in: Dicionário Cronológico de Autores Portugueses.

(9) «Fernando Lopes-Graça», in: Komponisten der Gegenwart (eds. Hanns-Werner Heister e Walter Wolfgang Sparrer), Munique, Edition Text+Kritik, 1992ss. [Grundblatt actualizada em 1995.]

(8) «Emmanuel Nunes», ibidem.

(7) «Jorge Peixinho», ibidem [Grundblatt actualizada em 1995.]

(6) «Fernando Lopes-Graça», in: Contemporary Composers (eds. Brian Morton e Pamela Collins), Chicago e Londres St. James Press, 1992: 571-574.

(5) «Emmanuel Nunes», ibidem: 698-700.

(4) «Jorge Peixinho», ibidem: 735-737.

(3) «Carta adorada», in: Dicionário de Eça de Queiroz (direcção e coordenação de A. Campos Matos), Lisboa, Caminho, 1989: 115.

(2) «Jacques Offenbach», ibidem: 466.

(1) «Teatro de São Carlos» ibidem: 595-596.

(0) Several entries for "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira".

 

III. Editor of other publications:

(3) «Nos 70 anos de Fernando Lopes-Graça», Diário de Lisboa, 17 e 18 de Dezembro de 1976.

(2) III Ciclo de Cultura Musical — Fernando Lopes-Graça, Lisboa, Associação Académica da Faculdade de Direito e Juventude Musical Portuguesa, 1966.

(1) II Ciclo de Cultura Musical — Luís de Freitas Branco, Lisboa, Associação Académica da Faculdade de Direito, 1965.

 

IV - Texts for music records:

(4) Viagens na minha terra (Fernando Lopes-Graça), Orquestra Filarmónica de Budapeste, dir.Gyula Németh, Portugalsom/Discoteca Básica Nacional (LP - 1981; CD).

(3) Degrés / Impromptu pour un voyage (Emmanuel Nunes), Trio de Cordas de Paris / Trio Debussy / Jean-Jacques Greffin (tr.), Guilda da Música/Discoteca Básica Nacional [LP 1974; CD].

(2) Sonata n.º 1 / Sonata n.º 3 / Três Velhos Romances Portugueses (Fernando Lopes-Graça) Olga Prats, Piano, Guilda da Música [LP 1973; CD]

(1) Oito Canções das Barcas Novas (Fernando Lopes-Graça / Fiama Hasse Pais Brandão), Celeste Lino / Manuel Pico / Olga Prats, Guilda da Música [LP 1972; CD].

 

V - Texts for musical events:

Festivais da Costa do Estoril in 1978, 1979 e 1980.

«Um mês depois da Libertação», Concert Programme, 25th May 1974, Coliseu, Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos.

Igor Stravinsky, anthology of texts, Lisbon, Juventude Musical Portuguesa, 1971.

 

VI - Music critique, press reviews, and other texts published in newspapers:

About 1 000 articles published between 1967 and 2004 in different newspapers and journals (Comércio do Funchal, Crítica, Diário de Lisboa, Diário de Notícias, Diário Popular, Expresso, Jornal de Letras, Jornal do Comércio, O Jornal, Público, Seara Nova, Vértice, Vida Mundial, etc.)

 

10. Comunicações

10. Communications

Comunicações orais por convite / Oral communications by invitation

Compact courses of Sociology of Music (24 – 30 hours of lectures and seminars) as Invited Professor

(4) Universidade do Minho (2003)

(3) Universidade de São Paulo, Brasil (Dep. of Music, Ribeirão Preto) (2002)

(2) Leopold-Franzens-Universität Innsbruck, Austria (2001)

(1) Humbold-Universität, Berlin (2000)

 

Selection of communications and lectures by invitation:

(47) "O continuum estilhaçado", Communication, International Conference "A actualidade de Walter Benjamin", Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, Fundação Calouste Gulbenkian, 25.03.2008

(46) "Cultura e Economia", Lecture, Universidade Católica de Braga, 6.06.2007.

(45) “Música, Cepticismo e Ironia em Eça de Queirós”, Centro de Língua Portuguesa /Instituto Camões, University of Oxford, 08.02.2006

(44) «Pour une culture de l'écoute», Lecture at Forum Européen des Orchestres, Séance Plénière, Parlement Européen, Strasbourg, 22-25 Juin 2005.

(43) «Opera seria and the Transformations of the Public Sphere im 18th Century», Lecture at King's College, University of London, 16.03.05

(42) «Adorno´s Theory of Musical Performance», in: Università degli Studi di Milano, 11 June 2004.

(41) «Erros de diagnóstico na arte e na vida: Wozzeck no consultório do Doutor», lecture at Sociedade de Ciências Médicas, Lisbon, 2003.

(40) «Serie, Alea, Autopoiesis», In: "O pensamento de Niklas Luhmann", International Conference, Covilhã, Univ. Beira Interior, 2003.

(39) «A partitura como espírito sedimentado: Em torno da teoria da interpretação musical de Adorno», in: Plenary session of "Theoria Aesthetica - International Conference", Brasil, Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2003.

(38) «Estética e Anestética», in Linguagens da Música, International Conference, Brasil, Univ. S. Paulo, Escola de Comunicação e Artes, Ribeirão Preto, 2003.

(37) «The Universe of Sound in Eça de Queirós´ Work», Lecture, UK King´s College London, 2003.

(36) «O orientalismo na música», Lecture, Centro Científico e Cultural de Macau, Lisbon, 2003.

(35) «Art and Sociocybermetics; Bourdieu versus Luhmann», organization, introduction and co-ordination of the session, in the XV World Congress of Sociology, Research Committee 51 - Sociocybernetics, Australia, Brisbane, 2002.

(34) «Politik und Kulturbewußtsein», participation in a round table, in: "Wieviel Ökonomie verträgt das Musiktheater?", International Conference, Germany, University of Bayreuth (Foschungsinstitut für Musiktheater) and Bayerische Theaterakademie München, Bayreuth / Munich, 2002.

(33) «Erros de Diagnóstico na Arte e na Vida: Wozzeck no Consultório do Doutor», Lecture, Sociedade de Ciências Médicas, Lisbon, 2002.

(32) «Música e cultura da escuta na obra de Eça de Queirós», Lectures, Austria, Univ. of Vienna and Salzburg, 2001.

(31) «Grundlagen der Musiksoziologie», Lecture on Sociology of Music, Austria, Innsbruck, Leopold-Franzens-Universität, 2001.

(30) «Fragmento e montagem na ficção de Eça de Queirós: o universo sonoro», in: International Conference, Univ. Coimbra, 2000.

(29) «Música e quotidiano em O Crime do Padre Amaro», in: International Conference: Eça de Queirós: De Évora para o mundo, Universidade de Évora, 2000.

(28) «Fernando Lopes-Graça: Une biographie marquée par la tension entre l'art et la politique», in: Centro Cultural Calouste Gulbenkian), France, Paris, 2000.

(27) «Flânerie e cultura da escuta na emergência do estilo queirosiano: O Crime do Padre Amaro», in: Seminário de Estudos Queirosianos, France, Paris, Sorbonne, 2000.

(26) «Musikalische Moderne zwischen Ästhetik und Politik», Lectures on Sociology of Music, Germany, Berlin, Humboldt-Universität, 2000.

(25) «Imagens da alteridade na recepção de Il Guarany de Carlos Gomes por ocasião da sua estreia em Lisboa em 1880», in: International Conference: Portugal e o Brasil no advento do Mundo Moderno – Sextas Jornadas de História Ibero-Americana, Faro, 1999.

(24) «Interpretação Musical e ´Autenticidade´: Em torno de encenações de óperas de Haendel», Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Artes, 1999.

(23) «Opéra et Esthétisation de la Politique», in: International Conference: "Regards croisés entre les théâtres portugais et français au XXème siècle», France, Paris, Instituto Camões, 1999.

(22) «Arte Moderna e Pensamento Pós-Moderno», participation in a round table on "Contemporaneidade, Pós-Modernidade e Pós-História», in: International Conference: 1.º Congresso da SopCom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação "As Ciências da Comunicação na Viragem do Século", Lisbon, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.

(21) «Oper als Aesthetisierung der Politik", in: International Conference: "Weimar und die Ambivalenz", Germany, Weimar, 1999.

(20) «Sociology of Music as Self-Critical Musicology», in: International Conference: Musicology and Sister Disciplines – Past, Present, Future, London, Imperial College, 1997.

(19) «Mémoire d'une présence absente. Zur Kritik der Dichotomie zwischen Teleologie und Zuständlichkeit in der Musik als geschlechtsbezogene Kategorien», in: Abschied in die Gegenwart — Teleologie und Zuständlichkeit in der Musik, Symposion, Institut für Wertungsforschung, Austria, Graz 1997.

(18) «Productive Misreading of Baroque Opera: The Staging of Handel's Serse by Herz (1972) and Giustino by Kupfer (1984)», in: Cinquant'anni di Produzioni e Consumi della Musica dell'Età di Vivaldi (1947-1997) , Italy , Venezia, Fondazione Cini, 1997.

(17) «Danse et fanatisme religieux dans l'opéra du XXème siècle», in: Il Ballo Teatrale dal Divertimento al Drama, International Conference, Italy, Venezia, Fondazione Cini, 1996.

(16) «Luigi Nono and the New Music: Expression of Subjectivity versus Autopoiesis», UK, London, King´s College, Institute of Advanced Musical Studies, 1995.

(15) «A música e o cosmopolitismo da capital: uma aproximação a Eça de Queirós em diálogo com Walter Benjamin», in: 150 Anos com Eça de Queirós., International Conference, Brasil, Univ. São Paulo, 1995.

(14) «Música antes e depois de 1945», Lisbon, Goethe-Institut, 1995.

(13) «Wagnerismo e movimentos políticos do fim de século aos nosso dias», in: IV Encontro Luso-Alemão, Lisbon, Fundação Gulbenkian, 1995.

(12) «Opernforschung und Systemtheorie», in: Symposion "Methodologie der Opernforschung", Russia, Univ. S. Petersburg, 1994.

(11) «No hay caminos? — Luigi Nonos Verhältnis zur Geschichte», in: Das aufgesprengte Kontinuum. Über die Geschichtsfähigkeit der Musik, Symposion, Austria, Graz, Institut für Wertungsforschung, 1994.

(10) «Nature et naturel dans la polémique sur l´opéra au XVIIIème siècle», in: Le Parole della Musica, vol.: II: Studi sulla Lingua della Critica del Teatro per Musica in onore di Gianfranco Folena , International Conference, Italy, Venezia, Fondazione Cini, 1994.

(9) «Goldoni et le chemin vers le ‘naturel' dans le théâtre et l'opéra au XVIIIème siècle», in: Convegno del Bicentenario Goldoniano (ed. Carmelo Alberti e David Bryant), Italy, Venezia, Istituto Internazionale per la Ricerca Teatrale, 1994.

(8) «Bühnenexperiment und politisches Engagement in den 60er Jahren: eine szenische Kantate von Lopes-Graça», in: International Conference: Musiktheater im Spannungsfeld zwischen Tradition und Experiment, Germany, Univ. Mainz, 1994.

(7) «Illusion und Selbstdarstellung - Zur Entwicklung der Kommunikationssysteme im Musiktheater», in: Vom Neuwerden des Alten - Über den Botschaftscharakter des musikalischen Theaters, Symposion, Austria, Graz, Institut für Wertungsforschung, 1993.

(6) «A música na obra de Eça de Queirós», UK, London, King´s College, 1993.

(5) «Goldoni e os modelos de comunicação músico-teatral no século XVIII», Lisboa, Instituto Italiano, 1993.

(4) «A cultura musical nos séculos XVIII e XIX: o iluminismo por cumprir-se», Porto, Cooperativa Árvore, 1990.

(3) «Dia Mundial da Música», "Official Speaker", invited by Ministery of Culture, Guarda, Câmara Municipal, 1990.

(2) «Razão e sentimento na comunicação musical», in: IV Congresso da Sociedade Portuguea de Psicanálise, Lisbon, 1989.

(1) «Eça de Queiroz: da música absoluta ao couplet de Offenbach», in: Eça e Os Maias, I Encontro Internacional de Queirosianos, International Conference, Porto, Univ. do Porto, 1988.

 

11. Línguas

11. Language

Língua

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