Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Maria João Serrão

Maria João Serrão

Investigadora integrada. Professora Coord., Esc. Sup. Teatro e Cinema, Inst. Pol. de Lisboa - Interesses: Música Contemporânea, Música e Teatro.


Curriculum Vitae

 

 img serrao

 

Maria João Reis e Sousa de Matos

 

Nome artístico /Artistic name

MARIA JOÃO SERRÃO

mariajoao.serrao@gmail.com

 

Domínio da especialização e interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

Música Contemporânea

Música e Teatro

 

Formação académica / Academic degrees

•  Doutoramento em “Sciences, Technologies et Esthétique des Arts – Musique”, pela Universidade de Paris VIII (Fança). Tese: Constança Capdeville et le théâtre musical au Portugal. La voix contemporaine . “Très bien à l'unanimité du jury”. Equivalência pela Universidade Nova de Lisboa, no ramo de Ciências Musicais, especialidade Ciências Musicais-Históricas, no mesmo ano.

•  Mestrado : Tese de D.E.A., Autour de l'œuvre vocale de Kurt Schwitters. L'Ursonate , pela Universidade de Paris VIII, » Très bien », à l'unanimité du jury.

1992 Maîtrise en Musicologie , Université des Sciences Humaines, Rouen (França), Une approche du théâtre musical contemporain au Portugal: Constança Capdeville et Don't, Juan, 19/20 val.

1976-78 Cours de Perfectionnement en Chant et Virtuosité au Conservatoire de Musique de Genève

1978 Diploma Curso Superior de Canto de Concerto pelo Conservatório Nacional de Lisboa.

1959-61 Frequência Curso Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

 

Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e/ou profissionais
Previous and current scientific and/or professional activities

 

Desde 1998 - Professora Coordenadora da Àrea de Voz/Canto e Música na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa;

Desde 1997 - Membro do Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical – CESEM – da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na categoria de Investigadora e membro do Conselho Científico.

Desde 1995 - Professora Adjunta, de nomeação definitiva, com funções de Coordenadora, da Área de Voz / Canto e Música no Departamento de Teatro da ESTC;

Idem, desde Outubro de 1985, sem nomeação definitiva.

De 1989 a 1991 - Professora Convidada na Universidade de Aveiro e co-fundadora da Licenciatura no Ensino da Música.

De 1967 a 1976 - Correspondente em línguas estrangeiras, Responsável pelos Serviços Culturais e Assistente de Conservação da Directora do Museu Calouste Gulbenkian;

De 1964 a 1976 - Coralista fundadora do Coro de Câmara Gulbenkian.

De 1964 a 1966 - Directora da Creche da Companhia Previdente, em Lisboa.

De1961 a 1963 - Educadora de Infância na Escola Avé Maria e no Hospital de Santa Maria em Lisboa.

Desde 1962 e em simultâneo com as outras actividades: tradutora de Alemão da Editorial Verbo.

 

Área de actividade científica / Area of scientific activity

TEATRO MUSICAL E PERFORMANCE:

Arte / interpretação.

Vocalidade e oralidade. Canto contemporâneo.

Análise estrutural, tecnológica e estética das criações dos séculos XX e XXI,

de produção nacional e estrangeira.

Análise comparativa dos diferentes géneros de música encenada, de poesia sonora e de

música para o teatro: novas formas de criação contemporânea.

 

Domínio de especialização / Domain of specializations

Nas Áreas acima descritas, através dos seguintes Projectos Nacionais e Internacionais

National and International projects

2007 - Encontro dos artistas formadores do projecto Voyages du Geste em Rustrel (França) para organização do Programa do Estágio Internacional de Formação em Artes Performativas que se realizará na Bélgica, com participação no Festival do Conto de Chiny, em Julho de 2008.

2006 - Organização da Residência dos artistas pedagogos que integram o projecto Voyages du Geste , no Centro O Espaço do Tempo , dirigido pelo coreógrafo Rui Horta, Convento da Saudação, Montemor-o-Novo, com os apoios daquele Centro Cultural, da ESTC, da Câmara Municipal e de Cafés Delta.

2003, 2004, 2006 - Organização Seminários Intensivos de Movimento para intérpretes da cena na E.S.T.C., do IPL, segundo o Método Laban, por Marie-Christine Wavreille, aberto também a participantes do exterior, apoios da E.S.T.C. e da Association Kaïros de Liège (Bélgica).

2004 e 2005- Participação nas Residências de artistas-formadores-investigadores em França (Rustrel-Provence) organizadas pela Association Subito Presto , no âmbito do projecto Voyages du Geste , sempre nos meses de Maio e Outubro.

2002 (desde) - Investigadora, formadora e intérprete integrando o projecto internacional Voyages du Geste , como representante de Portugal, a convite da Association TRISUNIC – Cie. Subito presto , Rustrel (Provence / França), apoiado pela UE. Países intervenientes: França, Itália, Bélgica, Líbano, Portugal. Estágio de formação nas Artes Performativas, no âmbito do Festival de Teatro Musical de Avignon, para 5 jovens de cada país, 3 semanas em Julho/Agosto.

Desde 1997 - Integração como investigadora no Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical – CESEM, a convite do seu Director, Professor Doutor Mário Vieira de Carvalho, criado em 1997. Colaboração na Organização do espólio bibliográfico e musical do centro e na criação da base de dados MUSICQUERY, pelo técnico Pedro Feytor Pinto.

 

Publicações / Livros e Artigos
Publications
/ Books and Articles

2007 - Metodologia de Análise de Obras de Teatro Musical de raiz erudita (1969-90), Edição da Biblioteca da E.S.T.C., Colecção Sebentas de Teatro Música., Lisboa, Março.

2007 - A Voz agora e antigamente tradução para Português do original La Voix maintenant et ailleurs (c. 40pp.) da autoria de François-Bernard Mâche e André Poché, editada na Colecção Sebentas de Teatro Música da Biblioteca da E.S.T,.C., Maio.

2006 - Constança Capdeville, entre o teatro e a música , edições Colibri, apoios CESEM e FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lançamento no espaço do grupo de teatro A Cornucópia , 9 Dezembro).

2005 – Constança Capdeville, “esboços” da vida e obra

in: Artistas Unidos, Revista nº. 13 , Lisboa, Abril, pp.74-78.

1996 - Constança Capdeville e o Teatro Musical

in: Colóquio Artes , nº.108, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Março, pp.49-60.

1993 - Componentes Teatrais em Don't Juan de Constança Capdeville

in: Teatro em Debate(s), I Congresso do Teatro Português, ed. Centro de Estudos de Teatro

da Faculdade de Letras de Lisboa, Livros Horizonte, Lisboa, Outubro, pp.107-112.

1992 - Ursonate, sonate aux sons primitifs ou le chant phonétique de Kurt Schwitters: Merz,

in: L'Improvisation Musicale en question. Actes du Colloque International, Universidade de Rouen, Março, pp.59-66.

1990 - Lectures contemporaines de la tradition culturelle portugaise. Trois expériences intégrées .

in: Cahiers du C.I.R.E.M., nº.16/17, Centre International de Recherches en Esthétique Musicale, Universidade de Rouen, Jun./Set., pp.161-174.

1989 - Circulo / cíclico, uma Experiência Pedagógica Integrada in: Livro de Actas do 1º. Encontro Regional de Expressão e Comunicação, ed. Associação Portuguesa de Expressão Dramática, Universidade de Aveiro, Fev., pp. 61-62 e 79-83.

1989 - Erik Satie comme tout le monde. Un concert scénique à Lisbonn in: Cahiers du C.I.R.E.M. , nº.14/15, Centre International de Recherche en Esthétique Musicale, Université de Rouen, Dezembro 1989/Março 1990, pp.266-269.

1987 - A Voz Sinal do Ser, in: Conservatório Nacional-150 Anos de Ensino de Teatro, edição do Centro de Documentação e Investigação Teatral da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, pp.103-108;

in: Revista da A.P.E.M. - Associação Portuguesa de Educação Musical , Boletim nº. 53, Abril/Junho 1987, pp.10-12.

 

Ensaios musicológicos
Musicological essays

2005 – Arte - Interpretação, problemáticas da interacção das componentes do teatro musical contemporâneo de raiz erudita com particular incidência nos comportamentos da voz e do corpo versus a consciência, a memória e a emoção artística.

2002 – A Criação Músico-teatral no Século XX, Pascal Dusapin , análise comparativa de 5 óperas deste compositor contemporâneo, 134 pp., 2 CD's com exemplos gravados.

 

Outras realizações científico-pedagógicas
Other scientific and pedagogical realisations

2003-2006 - Digitalização do espólio musical e documental da compositora Constança Capdeville, cópias em CDs, entregues no CESEM, Centro de Investigação em Sociologia e Estética Musical, da Universidade Nova de Lisboa em Dezembro 2006.

 

Conferências / Comunicações
Conferences / Communications

2007 - Voix primitives et voix contemporaines dans la création musico-théâtrale d'aujourd'hui, conferência pública no Studio des Gens na Provence (França) em Novembro, integrada no projecto Voyages du Geste , organização da Cie.Subito presto.

2007 - Como Presidente do Conselho de Tutorias da E.S.T.C., por delegação da Comissão Científica de Teatro, organização de 10 conferências para os tutorandos em final de Licenciatura do Curso de Teatro em Formação de Actores/Encenadores, subordinadas a temas das áreas dos respectivos programas de especialização de cada conferencista, quinzenalmente, de 15 de Março a 24 de Maio.

2007 (Março) - Conferência sobre a obra de Robert Wilson, La Mort de Molière , criação para vídeo, com música de Phillip Glass. Textos de Heiner Müller e outros autores. Integrada no ciclo de conferências organizadas na E.S.T.C., para os tutorandos do Curso de Licenciatura em Teatro.

2007 (Março) - Comunicação na Inauguração da Rua Constança Capdeville, compositora e pedagoga, na Freguesia de Caxias, a convite da Câmara Municipal de Oeiras.

2005 (Fev.) - Conferência / Performance, Kurt Schwitters e a Vanguarda , promovida pelo CESEM, na Universidade Nova de Lisboa, Ciclo Criar Realizar Escutar - Perspectivas da Música Europeia na História e na Actualidade.

2005 (Maio) - Conferência / Performance, em Francês, Hommage à Kurt Schwitters, Merz , a convite da Compagnie Subito Presto , no âmbito do Projecto Artístico-Pedagógico e de Investigação Voyages du Geste em Rustrel (Provence).

1999 (Jun.) - Theatre et Musique: entre la fragmentation du texte et la dechirure du cri, comunicação ao Colóquio Gestes, sons et images aujourd‘hui , Universidade de Paris X, Nanterre, Paris.

1997 (Out.) - O Grito de Artaud, Linguagem de Corporeização Teatral

Comunicação ao Colóquio À Espera de Artaud , no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

1996 (Dez.) - Transgressões no Teatro Musical de Constança Capdeville: do sussurro ao grito se transfere a vida…

Comunicação ao Colóquio Comemorativo do Nascimento de Fernando Lopes Graça, Música e Mundo da Vida – Alteridade e Transgressão na Cultura do Século XX. Organização da Universidade Nova de Lisboa e da Fundação D.Luís I, no Museu de Castro Guimarães, Cascais.

1996 (Maio) - Fragmentation du texte dans les années 70: Horatiu Radulescu

Comunicação ao Colóquio L'Opéra Contemporain, Universidade de Paris VIII – Saint Denis, Paris, Maio 1996.

1994 (Nov.) - L'Ursonate de Kurt Schwitters

Comunicação, participação na mesa redonda sobre o artista e interpretação da Ursonate na Exposição Retospectiva de Kurt Schwitters , a convite do Centro Georges Pompidou, Paris.

1993 (Nov.) - Componentes Teatrais em Don't Juan de Constança Capdeville

Comunicação ao 1º.Congresso do Teatro Português , Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

1992 - Ursonate, sonate aux sons primitifs ou le chant phonétique de Kurt Schwitters: Merz

Comunicação ao Colóquio L'Improvisation Musicale , Universidade de Rouen.

1990 (Abril) - Lectures contemporaines de la tradition culturelle portugaise. Trois expériences intégrées .

Comunicação apresentada ao Colóquio "Musiques, sons et jeu", na Universidade de Rouen.

1989 (Fev.) - Circulo / cíclico, uma Experiência Pedagógica Integrada

Comunicação ao Encontro para a Formação de Professores de Expressão Dramática (A.P.E.D.), na Universidade de Aveiro.

 

Programas pedagógicos
Pedagogical programs

2005 – 06 – Elaboração de Programa de Mestrado em Teatro /Música , aprovado pela Comissão Cientifica da ESTC e pelo IPL, proposto ao Ministério da Ciência e da Tecnologia, aguarda aprovação.

2003 – Revisão do Programa Pedagógico de Voz e Música do Curso de Bacharelato em Teatro, ramo Formação de Actores, da E.S.T.C., programa criado em Junho de 1999.

2002 – Elaboração do Regulamento de Estágio e Dissertação do Curso de Licenciatura Bi-etápica em Formação de Actores / Encenadores , da E.S.T.C.

 

Acções artísticas
Artistic actions

2007 (Abr.) - Acompanhamento técnico vocal do Coral de S.Domingos, de Montemor-o-Novo, na sua participação no Concurso Internacional Choral Festival of Montreux (Suiça).

2007 (Jul.)– Performance com Poesia Sonora e a Ursonate de K.Schwitters, música de Luís Cília, no Teatro Curvo Semedo de Montemor-o-Novo (Julho).

2006 – Início de montagem do projecto VOUS , Concerto / Performance à volta da poesia de Jean De Breyne, poemas nas versões francesa e portuguesa, instalação de luzes da artista plástica Martina Kramer (Croácia), com a bailarina Cristina Delius e o contrabaixista Johanne Gunkel (Alemanha), a percussionista Beatriz Serrão, o pianista António Neves da Silva e eu própria Maria João Serrão (Portugal). Tradução de Vítor Salgado Guita. Estreia prevista em Março de 2009, no Théâtre Municipal d'Apt (França).

 

Laboratorio teatral de voz / Direcção de exercícios Públicos
Voice Laboratory / Direction of public exercices

2005 - Dadaísmo alemão e poesia concreta portuguesa , Laboratório Teatral de Voz, sobre a Ursonate e a poesia de PIN ; criação vocal/gestual sobre poemas de autores portugueses. Curso de Licenciatura Formação Actores / Encenadores. Auditório João Mota, ESTC.

2004 - Cena do Ódio , de José de Almada Negreiros. Do grafismo ao fonema, do fonema à palavra. Improvisações vocais, baseadas em obras gráficas e pinturas de Ana Hatherly, João Vieira e Gerard Richter. Cancões de George Gershwin e Cole Porter, ESTC. Curso de Licenciatura em Formação de Actores / Encenadores. Auditório João Mota da, ESTC.

2003 - Ópera dos 3 vinténs , de Bertold Brecht/ Kurt Weill, representada e cantada. Tradução das letras das canções de alemão para português e direcção musical do exercício com os alunos do 3º. Ano do Curso de Bacharelato em Teatro. Música ao vivo pelo pianista António Neves da Silva e por 6 instrumentistas, alunos da Escola Superior de Música do IPL. Encenação de José Wallenstein. Grande Auditório da ESTC.

2002 - Cats, sobre os textos de T. S. Eliot e com música de Andrew Lloyd Weber, 14 canções de conjunto e a solo, encenadas, acompanhamentos ao piano por António Neves da Silva. Curso de Licenciatura em Formação de Actores / Encenadores, ESTC. Auditório João Mota.

1999 - Tisanas Imaginárias , percursos em torno da poesia visual de Ana Hatherly, Alberto Pimenta, Salette Tavares, Abílio, Ernesto Melo e Castro, Fernando Aguiar, José Alberto Marques, Manuel Cargaleiro, Luís Campos, Luís Miguel Nava, Silvestre Pestana. Este exercício integrou o Colóquio Internacional Opera Staging Today / A Encenação de Ópera Hoje, em co-produção do CESEM – Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical - da Universidade Nova de Lisboa e da Fundação C. Gulbenkian. Exercício com os alunos do Curso de Licenciatura em FA/E e alunos estagiários do Departamento de Cinema. Gravação em Vídeo.

1997 - Le Terrier (A Toca), conto de Franz Kafka, improvisação vocal, gestual e de movimento sobre o texto, com particular incidência na criação de animais oníricos, com corpos inventados e vozes recriadas, com os alunos do Curso de Licenciatura em FA/E, da ESTC.

1994 - Andante con variazioni , sobre poemas de Arte de Música , de Jorde de Sena: poesia, movimento, música, canto, improvisação, o espírito da contemporaneidade. Documentação fotográfica e esquemas gráficos utilizados no exercício com alunos do 2º. ano do Curso de Bacharelato, em Teatro, da ESTC.

1989 - O Príncipe Imperfeito , ópera, sobre o texto em verso de Clara Pinto Correia, criação da música e direcção do espectáculo, representação e canto, a tradição e o encantatório, na Caixa Operária com os alunos do 3º.ano do Curso de Bacarelato em Teatro, ESTC.

1988 - Círculo cíclico , Obra Colectiva de Improvisação Vocal, abordando a ininteligibilidade da linguagem, focalizando outras linguagens – dos sons vocais, dos fonemas, da palavra, em lenga-lenga, poesia popular e poesia de autor. Percurso temporal: do nascer do dia ao cair da noite, com os alunos do 2º.ano do Curso de Bacharelato em Teatro, ESTC.

 

Línguas:
Languages:

French – excelente, excellent

English – muito bom, very good

German – bom, good

Italian – suficiente, sufficient

Castelhano – suficiente, sufficient

Acções do Documento