Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Manuela Toscano

Manuela Toscano

Investigadora integrada no CESEM. Coordenadora da Linha de Música e Literatura no CESEM. Professora Auxiliar no Dep. de Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Interesses: Performance, Estética e Filosofia da música, Simbolismo, Música e Literatura, Música e Pintura

Curriculum Vitae

img toscano

Maria Manuela Toscano de Barbosa Vaz de Oliveira

manuela.toscano@gmail.com


Domínio de especialização e interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

Filosofia da música.

 Cultura italiana do Séc XVI: Estudos comparatistas, retórica, teoria e análise musical, Carlo Gesualdo

Estética, Música e Literatura: Lied do Séc. XIX e XX,  mélodie Séc. XIX e XX, música instrumental com referências lterária ou pictóricas.

Fin-de-siècle e Simbolismo: estudos comparatistas (poesia, pintura, música) . Intertextualidade.

 

 

Formação Académica/Education

2002 Doutoramento em Ciências Musicais, Universidade Nova de Lisboa:  muito bom, com distinção e louvor, por unanimidade

         Tese: Maneirismo inquieto. Os Responsórios de Semana Santa de Carlo Gesualdo

         Orientador: Rui Vieira Nery

         Co-orientador: Michel Guiomar

1987 Licenciatura em Ciências Musicais, Universidade Nova de Lisboa: 18 valores

 

Publicações Relevantes/Main Publications

Livros (autor) / Books (author)

2007 – Maneirismo inquieto. Os Responsórios de Semana Santa de Carlo Gesualdo , pref. Rui Vieira Nery, pref. Michel Guiomar, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 3 vols.

          recensões críticas deste livro: 

                                                        cf. Johann Herzog, in Die Musikforschung, 3, 2009, pp.285-286.

                                                         cf. Francesco Paolo Russo, in Nuova Rivista Musicale Italiana, 2, 2009. pp.280-282.

 

Capítulos de livros / Chapters in books

2011 - "Canção de amor e de morte. Brahms interpreta Heine", in A Arte da Cultura.Homenagem a Yvette Centeno, Lisboa, Edi;'oes Colibri, pp.273/287.

2010 - "Música, vestígios da ausência. O despertar de Mnemosyne em Erinnerung de Mahler e Alte Liebe de Brahms", in Act.20 . Filologia, memória e esquecimento, Centro de Estudos Comparativos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, org. Helena Buescu,Fernanda Mota Alves, Sofia Tavares, Ricardo Gil Soeiro, Danela Di Pasquale, Ribeirão, Ed. Húmus, pp.275-302

2008 - “Caos apparente e struttura dissimulata nei Responsoria di Settimana Santa di Carlo Gesualdo” * , in La Musica del Principe. Studi e Prospettive per Carlo Gesualdo , ed. Luisa Curinga, Lucca, LIM, pp.277-295.

2005 – “As vozes de Ya las sombras de la noche . Petrarquismo e música portuguesa no Séc. XVI e primeira metade do Séc. XVII”, in Petrarca 700 Anos, Rita Marnoto (Coordenação e introdução), Coimbra, Instituto de Estudos Italianos, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, pp.273-340

 

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica / Papers in international scientific periodicals with referees

1999 -“Chemins vers une esthétique de l'inquiétude dans la musique de Gesualdo”, in International Review of Aesthetics and Sociology of Music , 1999, XXX, 1, pp.27-53

1988- Castelo-Branco, Salwa El-Shawan e Toscano, Maria Manuela, “ ‘In Search of a Lost World': an Overview of Documentation and Research on the Traditional Music of Portugal”, in Yearbook for Traditional Music , 1988, XX, pp. 158-192

 

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

2002 - “Caminhos para uma estética da inquietude na música de Gesualdo”, in Revista Portuguesa de Musicologia , XII, pp.265-291

1995 - “A criatividade no gesto musical”, in Colóquio Artes , pp.62-64

1999 - “A sinfonia ‘À Pátria' de Viana da Mota: latência de modernidade?”, in Revista Portuguesa de Musicologia , II, pp. 185-198

 

Outras publicações / Other publications

            Periódicos culturais monográficos

2008 - "Alle soglie del sublime. I Responsori della Settimana Santa di Carlo Gesualdo", Il Madrigale,pp.50-53

           

Traduções / Traductions

2004 - Vieira Nery, Rui, Notas à margem , Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 13.4.2004.

2004 - Maione, Paologiovanni, “Fale depois no seu espanto /de meus casos o mundo inteiro”: o mito de Montezuma na cena europeia, in Notas à margem ,Lisboa,Fundação Calouste Gulbenkian, .........data

1997 - AAVV, Portugal e o mundo: processos interculturais na música . O encontro de culturas na música , coord. e ed. Salwa El-Shawan Castelo-Branco, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997 [ ed. bilingue ]

1986 - Guiomar, Michel, “O macabro em ‘O navio fantasma'”, in São Carlos , 1986, III, pp.8-17

1986 - Heine, Heinrich, “O holandês volante”, in São Carlos , 1986, III, pp.3-4

1986 - Dahlhaus, Carl, “Idílio e utopia: a propósito do Fidélio de Beethoven”, in São Carlos , I, pp.12-13

 

Notas à margem

1997 - Notas à margem para um recital de Lied realizado por Filomena Amaro e Manuela Toscano, Lisboa, Museu Gulbenkian, 9 de Março de 1997

 

Recensões de LIvros

  1988- Braune, Gabriele, Die Quasida im Gesang von Umm Kultum. Die arabische Poesie im Repertoire der grössten ägyptischen Sängerin unserer Zeit . (Beitrag zur Ethnomusikologie,16) Hamburg, Wagner, 1987. Salwa El -Shawan Castelo-Branco e Manuela Toscano, “Die Quasida im Gesang von Umm Kultum. Die arabische Poesie im Repertoire der grössten ägyptischen Sängerin unserer Zeit”, in Der Islam , 1988, LXV, 2, pp.380-382, recensão de livro

 

Comunicações/ Conferências / Conferences and Papers


2015Manuela Toscano,  “Eichendorff e Schumann. ( ...) O que viram os sons da floresta”, Afinidades selectivas. Música e Literatura no Romantismo Romantismo Alemão orgs. Cláudia Fischer e Manuela Toscano, Goethe Institut, FLUL / CEC e CESEM ( Lisboa, 10 de Novembro).

2015  - Manuela Toscano, "Da mimesis à evocação: Mörike- Lieder de Hugo Wolf”, Afinidades selectivas. Música e Literatura no Romantismo Romantismo Alemão orgs. Cláudia Fischer e Manuela Toscano, FLUL / CEC e CESEM (Lisboa, 27de Novembro).

 

2015 -  Manuela Toscano e Cláudia Fischer, “Goethe em Schubert”,  Afinidades selectivas. Música e Literatura no Romantismo Romantismo Alemão orgs. Cláudia Fischer e Manuela Toscano,  FLUL / CEC e CESEM ( Lisboa 12 de Novembro).

 

(* - publicada; cf. publicações)

2015 - "O discurso estético de Debussy. Fragmentos poéticos do Livro da natureza 

                                                                                                       (...) la goutte d'encre apparentée à la nuit sublime" ; in 4o Seminário de Música, Crítica e Interpretação, LITTC /CESEM, Ed. I&D ( Lisboa, 11 de Junho).    

2014 - "A Paixão segundo São Mateus de J.S. Bach: na escuta de um drama da consciência", Fundação Calouste Gulbenkian, (Lisboa, 14 de Abril)

2013 - "Debussy, Lili Boulanger e Maurice Denis. Imagens do pairante", in 2o Seminário de Música, Crítica e Interpretação, LITTC /CESEM, Ed. I&D ( Lisboa, 4 de Julho). 

2012 - "Debussy. Prelúdios do vento---invitation au voyage", in II-Encontro Nacional de Investigação em Música, 16-18 Novembro, org. SPIM, Cine-Teatro Avenida (Castelo-Branco, 17 de Novembro).

2012 - Participação em mesa redonda. Colóquio Internacional " O gosto pela música".Homenagem a João de Freitas Branco, FCSH_UNL 19 e 20 Outubro, org. CESEM, Mário Vieira de Carvalho, Paula Gomes Ribeiro, entre outros, Lisboa, FCSH ( Lisboa, 20 de Outubro).

2012 - " Debussy and ' movement in space'. Listening to the Music of Arabesques and Passing Breezes", in Debussy: Text and Idea, International Debussy Symposium, London, 12 and 13 April, dir. Richard Langham Smith, entre outros, org. Gresham College, IMR, Open University ( London, 13 Abril 2012).* Cf.video

2009 - "Goethe no canto do romantismo germânico", in Canto e Literatura, org. Miguel Henriques,  Concertos à Conversa, Centro Cultural de Belém, Sala Luís de Freitas Branco ( Lisboa, 1 de Fevereiro).

2008 - "Lo spazio ferrarese nella poetica dei Responsori della Settimana Santa di Carlo Gesualdo: modelli e confronti estetici", in Convegno Internazionale Gesualdo e Ferrara: due città un solo Principe. I madrigali gesualdiani tra                storia, arte e musica, org. Istituto di Studi Rinascimentali di Ferrara, dir. Gianni Venturi e Fondazione Carlo Gesualdo dir. Edgardo Pesiri  ( Ferrara, 18 settembre 2008).

2008 - "Alle soglie del sublime", in Convegno Internazionale Gesualdo e Ferrara: due città un solo Principe. I madrigali gesualdiani tra storia, arte e musica, org. Istituto di Studi Rinascimentali di Ferrara, dir. Gianni Venturi e            Fondazione Carlo Gesualdo, dir. Edgardo Pesiri ( Feudo Gesualdiano, 26-28 agosto, 2008).

2008 - "A peça lírica para piano de R. Schumann: mundos poéticos". Associação de Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde ( Lisboa, Junho de 2008).

2007- “Lugares da Natureza, lugares da alma: Lieder de Schubert, Schumann e Brahms”.Associação de Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde (Lisboa, 26 de Maio 2007).

2006 -“Garlo Gesualdo ou teatro de vozes”,Descobrir a Música, Fundação Calouste Gulbenkian , Auditório 2 ( Lisboa, 14 de Março de 2006).

2005- “Os Responsórios de Semana Santa de Carlo Gesualdo: redimensionamento do espaço do sagrado”, 13 o Encontro de Musicologia - Os Espaços na Música, (Lisboa, 21 e 22 de Outubro 2004)  

2005 - "Côr, luz e poéticas da música. Debussy, Scriabin e Messiaen". Aula/Conferência no âmbito do Seminário de Mestrado de Estética, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, a convite de Carlos Couto S.C.

2004 -“As vozes de Ya las sombras de la noche ” *, in Colóquio Internacional Petrarca 700 anos, Casa de Mateus, 10-12 de Junho), dir. Rita Marnoto *

2004 - “O Lied de Robert Schumann ou a escuta da interioridade poética”. Festa da Música, Centro Cultural de Belém (Lisboa, 24 e 25 de Abril de 2004).

2003 - “Caos apparente e struttura dissimulata nei Responsoria di Settimana Santa di Carlo Gesualdo” *.Convegno Internazionale di Studi: La Musica del Principe. Studi e prospettive per Carlo Gesualdo, (Venosa, 17-19 de Setembro             e Potenza, 20 de Setembro de 2003) *

1998 - “Caminhos para uma estética da inquietude na música de Gesualdo” *. 1 o Simpósio Nacional de Estética e Teorias de Arte: Jogos de Estética - Jogos de Guerra, Lisboa, Palácio de Fronteira 18-20 de Fevereiro de 1998)*

1991 - “Palavra e música no Lied romântico ou a busca da essência poética do mundo” Goethe Institut (Coimbra, 4 de Março)

1990 -  “A Sinfonia à Pátria de Vianna da Motta: latência de modernidade?” *. Modernidade e Mudança na Música em Portugal , FCSH-UNL, 3 a 6 de Dezembro Lisboa, Universidade Nova de Lisboa *

 

 Mise en musique   

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Times New Roman"; panose-1:0 2 2 6 3 5 4 5 2 3; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:50331648 0 0 0 1 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0in; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:14.0pt; font-family:"Times New Roman"; color:black; mso-ansi-language:PT;} table.MsoNormalTable {mso-style-parent:""; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:8.5in 11.0in; margin:1.0in 1.25in 1.0in 1.25in; mso-header-margin:.5in; mso-footer-margin:.5in; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->

2004 -  Leitura de excerto de Memorial do Convento. Celebração de Doutoramento honoris causa de José Saramago, pela Université de Lille.

               Gravação em CD-R, Universidade Nova de Lisboa, City


Leitor: Alberto Pimenta

Mise en musique: Manuela Toscano

 

Formação Musical/ Musical Education

1982 Diploma do Curso Superior de Piano do Conservatório de Música de Lisboa, com 18 valores (classe de Helena Matos)

1981 Diplôme Degré Supérieur de Piano du Conservatoire Européen de Paris, à l'unanimité (classe de Yvonne Lefébure)

1973 Diploma do Curso Geral de Composição do Conservatório Nacional de Lisboa, com 17 valores (classe de Artur Santos)

1975-1984 – aperfeiçoamento de piano com Tania Achot

1977 Masterclass no Mozarteum (Salzburg) : participação activa ao piano

         orientadora : Tatjana Nikolaeva

1976 Masterclasse no Mozarteum (Salzburg): participação activa ao piano

        orientadora: Helena Costa

 

Experiência artística

I- Actividade pianística

        I.1 - Música de Câmara: recitais de Lied e mélodie

1994 -2003 - Formação de Duo com Filomena Amaro, com quem exerce uma actividade regular no repertório do Lied e da mélodie , apresentando-se em vários centros do País, entre os quais no Festival da Madeira e no Festival de Évora

1992-1993 - acompanha José Oliveira Lopes em diversos recitais no País

Repertório abrangido com os dois cantores :

•  obras diversas de Schubert, Mendelssohn, Schumannn (entre outras obras, os ciclos Dichterliebe e Eichendorff-Liederkreis ), Brahms, H.Wolf, Mahler, R. Strauss

•  Liszt: Sonetos de Petrarca

•  Fauré, Duparc, Ravel ( Le Bestiaire), Poulenc

  Francisco de Lacerda, Luís de Freitas Branco, Croner de Vasconcelos, Joly Braga Santos

 

        I.2 - Música Coral: acompanhamento ao piano

1999 - Acompanhamento ao piano do Coro Gulbenkian sob direcção de Michel Corboz (Festival de Évora)

 

       I. 3 - Piano solo: gravações para a RDP:

Repertório: Chopin, Étude op.10, N.6

Chopin, Étude. op.10, N.9

Fauré, Nocturne, op.63, N.6


II. Membro do Coro Gulbenkian

desde 1975

          II.1.Repertório relevante : música sacra e música profana, música para bailado, música para cinema

Filipe de Magalhães   Missa Beata Virgine Maria

anónimos, vilancicos

Monteverdi: Orfeo, Vésperas, Madrigais

Lopes Morago Laudate pueri

Pergolesi: Stabat Mater

Carissimi Jephte

Vivaldi Gloria, Dixit Dominus, Stabat mater

J.S.Bach: Magnificat, Joannespassion, Matthäuspassion, H-moll Messe, Weinachtsoratorium, Trauerode BWV 198, Jesu meine Freude, Komm Jesu komm, Jauchzet dem Herrn, Lobet dem Herrn, Fürchte Dich nicht, Singet dem Herrn,  Ich hatte viel Bekümmernis , Wachet auf, Actus tragicus ( com EVL), Aus der Tiefe ruf ich zu Dir ( com EVL), Die Elenden sollen essen ( com EVL)

Händel: Messias, Dixit Dominus, Solomon

Fr. A. Almeida: Magnificat

Charpentier: Te Deum, Le Jugement dernier, Salve regina

Vivaldi Gloria, Dixit Dominus, Stabat Mater

Haydn: Die Jahreszeiten , Die Schöpfung , Theresienmesse, Cäcilienmesse, Nelsonmesse

Salieri: La passione de Gesu Cristo

Mozart: Requiem, c-moll Messe, Krönungsmesse

Beethoven: Missa Solemnis, 9 a Sinfonia, Fidelio, Fantasia para piano, coro e orquestra, Meeresstille und gluckliche Fahrt, op.112

Bomtempo: Requiem

Sousa Carvalho: Te Deum

Schubert: Missa em Mib M, Deutsche Messe

Mendelssohn: Elias, Paulus, Walpurgisnacht , diversos Salmos, Magnificat

Schumann: Der Paradies und la Périe, Requiem für Mignon

Brahms: Ein deutsches Requiem , Marienlieder, Warum ist das Licht gegeben, op.92, Schicksalslied

Pfitzner, Palestrina

Mahler: 2a Sinfonia, 4a Sinfonia, Das klagende Lied, Die drei Pintos

Bruckner: Te Deum

Berlioz: Damnation de Faust, Romeo et Juliette, Requiem

Verdi: Requiem, Quatro peças sacras, Othello

Tchaikovsky :Eugen Oneguin

Supé, Requiem

Puccini: Messa di Gloria

Saint-Saèns: Samson et Dalila

Fauré: Requiem

Debussy Sirènes, Le Martyre de Saint Sébastien

Duruflé: Requiem

Ravel: Daphnis et Chloé

Wagner: Die Meistersinger, Tannhäuser

Rachmaninov: Vésperas

Schoenberg: Gurrelieder

Webern: Cantata I e II

Janacek: Missa Glagolítica

Stravinsky: Les Noces, Perséphone, Sinfonia dos Salmos

Bartók: Cantata Profana

Dvorák: Gloria, Requiem

Kodaly: Psalmus Hungaricus

Honegger: Cantate de Noël, Danse des Morts, Le roi David, Judith, Jeanne d'Arc au bûcher

Poulenc: Stabat Mater, Gloria

Messiaen: Trois petites liturgies de la présence divine

Xenakis: Cendrées, Nuits

Orff Carmina burana, Catulli carmina

Frank Martin: Judith, Golgotha, Messe

Benjamin Britten: Peter Grimes, Cantata Misericordium, War Requiem

Bernstein: Kaddisch

Penderecki: Stabat mater

Emmanuel Nunes: Öldorf

Ligeti : Requiem

Kagel : Liturgien

C. Capdeville: Libera me

Pinho Vargas: Judas, Requiem, Magnificat

E. Carrapatoso, Pequeno Poemário de Pessanha

J. Mac Millan, Seven Last Words from the Cross

H. Shore / Peter Jackson: The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring ( cinema e música ao vivo )

            II . 2 Discografia: 31 gravações, entre as quais:

Beethoven, C-Dur Messe , Meeresstille und Glückliche Fahrt op.112, Audrey Michael, Liliana Bizineche-Eisinger, Markus Schaeffer, Michel Brodard, Coro e Orquestra Gulbenkian, Michel Corboz, Erato, 1990, 2292-45461-2, CD [ reed. Fundação Calouste Gulbenkian 50 anos/ O Público, 2006 ] .

Bomtempo, João Domingos, Requiem , Ângela Maria Blasi, Liliana Bizineche-Eisinger, Reinaldo Macias, Michel Brodard, Coro e Orquestra Gulbenkian, Michel Corboz, Ária Music, 1996, 592302 WM 334, CD [ reed. Fundação Calouste Gulbenkian 50 anos/ O Público, 2006 ]

Carvalho, João de Sousa, Te Deum, Brigitte Fournier, Naoko Okada, Elisabeth Graf, John Elwes, Michel Brodard, Coro e Orquestra Gulbenkian, Michel Corboz, Cascavelle, 1991, VEL 1016, CD [ reed. Fundação Calouste Gulbenkian 50 anos/ O Público, 2006 ] .

Haydn, Missa Sanctae Caeciliae , Brigitte Fournier, Bernarda Fink, Charles Daniels, Marcos Fink, Coro e Orquestra Gulbenkian, Michel Corboz, Ária Fnac Music, 1994, 592309, CD [ reed. Fundação Calouste Gulbenkian 50 anos/ O Público, 2006 ] .

Honegger, Le roi David , Lambert Wilson, Brigitte Fournier, Felicity Palmer, John Elwes, Coro e Orquestra Gulbenkian, Cascavelle, 1991, VEL 1017, CD

Mendelssohn, Félix, Elias , Edith Wiens, Graziela Lé, Lia Altavilla, Carolyn Watkinson, Keith Lewis, Benjamin Luxon, Coro e Orquestra Gulbenkian, Michel Corboz, Erato, 1985, NUM 751473, 3LPs [ reed. Erato, 1985, ECD 75147, 3 CDs e Fundação Calouste Gulbenkian / O Público, 2006 ]

Mendelssohn, Félix, Wie der Hirsch schreit, op.42, Kommt, lasst uns anbeten, op.46, Nicht unserm Namen, op.31 , Christiane Baumann, Joana Silva, Evelyn Brunner, Pierre-André Blaser, Alexandro Ramirez, Philippe Huttenlocher, Coro e Orquestra Gulbenkian, Michel Corboz, Erato, 198, ECD 88120

Mozart, W.A., Coronation Mass , Patricia Wise, Monika Buergener, Michel Cousins, Heins Ecker, Coro e Orquestra Gulbenkian, Theodor Guschlbauer, Erato, ECD 55007, CD [ reed.1996, CD ]

Mozart, W.A., Missa em Dó menor K.427, Valerie Masterson, Christiane Baumann, Martin Klietmann, Michel Brodard, Coro e Orquestra Gulbenkian, Michel Corboz, Erato, 1978, STU 71100 [ reed.Fundação Calouste Gulbenkian 50 anos/Público, 2006 ]

Puccini, Messa di Gloria , Poulenc, Gloria , Brigitte Fournier, Reinaldo Macias, Marcos Fink, Coro e Orquestra Gulbenkian, Michel Corboz, Aria Fnac Music, 592273, CD [ reed.Fundação Calouste Gulbenkian 50 anos/Público, 2006]

Verdi, Requiem , Angela Maria Blasi, Ursula Kunz, Reinaldo Macias, David Pittmann-Jennings, Coro e Orquestra Gulbenkian, Michel Corboz, Aria Music, 1994, 3383005923015, CD [ reed.Fundação Calouste Gulbenkian 50 anos/Público, 2006 ] .

Xenakis, Cendrées , Coro Gulbenkian, Orchestre Nationale de France, Michel Tabachnik, Erato, 1977, STU 71513


       II.3 Prémios Internacionais do Disco

Grand Prix International du Disque 1980, pela Académie Charles Cros:

Charpentier , Marc-Antoine, Le Jugement Dernier, Beatus vir , Evelyn Brunner, Helena Vieira, Naoko-Ihara, Alain Zaeppfel, Alejandro Ramirez, Philippe Huttenlocher, Coro e Orquestra Gulbenkian, dir. Michel Corboz, Erato, STU 71222

Orphée d'Or 1991( Grand Prix International du Disque Lyrique)

Honegger, La Danse des Morts, Une Cantate de Noel , Brigitte Balleys, Naoko Okada, Susana Teixeira, Oers Kisfaludy, Gilles Cachemaille, Os Pequenos Cantores do Grémio Literário, Coro e Orquestra Gulbenkian, dir. Michel Corboz, Musicfrance, 1991, MF 2292-45520-2, CD

Grand Prix International du Disque 1980, pela Académie Charles Cros

Mendelssohn, Felix, Nicht unserm Namen, op.31, Singet dem Herrn. Op.91, Lauda Sion, op.73 , Evelyn Brunner, Naoko-Ihara, Alexandro Ramirez, Philippe Hunttenlocher, Coro e Orquestra Gulbenkian, dir. Michel Corboz, Erato, 1979, STU 71223, LP [ reed. Erato, 1988, ECD 75490 ]

Prix Berlioz 1989, pela Académie Nationale du Disque Lyrique

Mendelssohn, Felix, Paulus , Rachel Yakar, Brigitte Balleys, Markus Schaeffer, Thomas hampson, Coro e Orquestra Gulbenkian, dir. Michel Corboz, Erato, 1988, ECD 75350, 2 CDs

Prix Académie Nationale du Disque 1976

Mozart, Wolfgang Amadeus, Requiem , Elly Ameling, Barbara Scherler, Louis Devos, Roger Soyer, Coro e Orquestra Gulbenkian, dir. Michel Corboz, 1976, STU 70943, LP [ reeds.Erato, ECD 88157, Apex, 2002, 89421, CD, entre outras]

II.3 Participação em digressões

Europa: Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Itália, Hungria, Israel, Mónaco, Bélgica, Liechtenstein, Luxemburgo

Ásia: Japão, China

América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai

II.4 Participação com orquestras

Orquestra Gulbenkian, London Philarmonia Orchestra, Orchestre Nationale de Lyon, Orquestra do Século XVIII, Orquestra de Câmara da Europa, Sinfónica deViena, Filarmónica de Berlim, Sinfónica de Baden-Baden, Orquestra do Festival de Budapeste, Filarmónica de Estrasburgo, Hong-Kong Philarmonic Orchestra, entre outras.

II.5 Sob direcção dos seguintes maestros

Hickox, Esa-Pekka Salonen, Michel Corboz, Bertrand de Billy, Frans Brueggen, Thomas Hengelbrock, Claudio Abbado, Michael Zilm, Sir Colin Davis, Michael Gielen, Simone Young, Leonard Slatkins, Muhai Tang, Maurizio Kagel, Helmuth Rilling, Luca Pfaff, Theodor Guschlbauer, entre outros.

 

Acções do Documento