Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Manuel Pedro Ferreira

Manuel Pedro Ferreira

Investigador integrado. Professor Associado, Dep. de Ciências Musicais, FCSH-UNL - Interesses: Música Antiga, Música Contemporânea.

Curriculum Vitae

img ferreira

Manuel Pedro Ramalho Ferreira

mpferreira@fcsh.unl.pt


Domínio da especialização e interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

Música da idade Média e do início do Renascimento
Monodia sacra
Cantigas da Santa Maria

 

Formação Académica/Education

1997 Doutoramento em Musicologia, Princeton University.

1990 Mestrado em Musicologia, Princeton University.

1984 Licenciatura em Filosofia, Universidade de Lisboa com 14 valores.

 

Participação em projectos/Participation in Research Projects

2007 – Membro da equipa de investigação do projecto “Littera: edição, actualização e preservação do património literário medieval português” (PTDC/ELT/69985/2006), no âmbito do Instituto de Estudos Medievais da FCSH-UNL

2006 – ... Consultor do Centre for the Study of the Cantigas de Santa Maria (Taylor Institution, Oxford University)

2005-2007 Vice-Director/Director executivo do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) na FCSH-UNL. Responsável pela gestão do financiamento plurianual do CESEM. Responsabilidade científica pelo projecto “Preparation of Critical Editions of Marcos Portugal's Music including a Thematic Catalogue” (POCTI/EAT/40220/2001). Responsabilidade científica e coordenação do projecto “Levantamento Digital de Património Musical Manuscrito (antes de 1600)” (POCTI/EAT/46895/2002)

2004-2007 Responsabilidade científica e coordenação do projecto “Cultural Confluences in the Music of Alfonso X” (POCTI/EAT/38623/2001)

2004 - Com uma bolsa sabática da F.C.T. e também ao abrigo das Acções integradas Luso-Francesas, foi acolhido como investigador convidado no Institut de Recherche sur le Patrimoine Musical en France e no Institut de Recherche et d'Histoire des Textes (C.N.R.S., Paris), para desenvolver uma pesquisa sobre manuscritos litúrgicos cluniacenses.

2003/2004 - Foi consultor do projecto de investigação “Terminologia dell'estetica musicale” desenvolvido, pelas Universidades de Cremona e Bologna.

Esteve envolvido nas Acções Integradas Luso-Alemãs, 1999-2000, como membro da equipa portuguesa, dirigida por Erwin Koller (Universidade do Minho) que, com a germanista Ingrid Kasten da Freie Universität Berlin, promove o estudo comparado da lírica medieval.

Entre 1997 e 2000 colaborarou estreitamente, através da Fondation Royaumont, com o Centre pour la Recherche et l'Interprétation des Musiques Médiévales dirigido por Marcel Pérès, formando com este e a musicóloga holandesa Ike de Loos um grupo de trabalho sobre os intervalos não-diatónicos no canto gregoriano; integrou igualmente o projecto de investigação, patrocinado pelo Conselho da Europa, sobre "Música e Rituais nas Catedrais Europeias", no âmbito do qual co-dirigiu uma equipa interdisciplinar sobre a Catedral de Braga.

Participou na equipa internacional dirigida pela romanista Margaret Switten (Mount Holyoke College, MA, E.U.A.) que, em 1998-1999, realizou o CD-ROM multi-media "Medieval Lyric".

 

Publicações Relevantes/Main Publications

Tese / Thesis

“Music at Cluny: The Tradition of Gregorian Chant for the Proper of the Mass. Melodic Variants and Microtonal Nuances” (Ph. D. diss., Princeton University, 1997), ProQuest [UMI] 9809172 (1998)

 

Livros (autor) / Books (author)

2007 - Aspectos da música medieval no Ocidente peninsula r, Lisboa: Imprensa Nacional /Fundação C. Gulbenkian (no prelo)

2005 - Cantus Coronatus —7 cantigas d'amor by King Dinis of Portugal, Kassel: Reichenberger [Port./Engl.]

2001 - Porto 714: Um manuscrito precioso (Facsímile do manuscrito 714 da Biblioteca Pública Municipal do Porto, com estudo introdutório de —), Porto: Campo das Letras [Port./Engl.]

1989 - O Cancioneiro da Biblioteca Públia Hortênsia de Elvas: Edição facsimilada , com Estudo Introdutório de —, Lisboa: IPPC [Port./Engl.]

1986 - O Som de Martin Codax — Sobre a dimensão musical da lírica galego-portuguesa (séculos XII-XIV) , Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda [Port./Engl.]

 

Livros (coordenador) / Books (editor)

2007a – Dez compositores portugueses. Percursos da escrita musical no século XX (coord.), Lisboa: Dom Quixote

2007b - Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal / Canto sacro medieval: do Japão a Portugal (coord.) Lisboa: Colibri (no prelo)

 

Capítulos de livros / Chapters in books

2007a - “Uma questão de ritmo”, in Francisco Monteiro e Ângelo Martingo (coord.), Interpretação musical. Teoria e prática , Lisboa: Colibri, pp. 219-46 (no prelo)

2007b – “Cluny at Fynystere: One Use, Three Fragments”, in Terence Bailey & László Dobszay (eds.), Studies in Medieval Chant and Liturgy in Honour of David Hiley , Ottawa - Budapest: The Institute of Mediaeval Music / Hungarian Academy of Sciences (Institute for Musicology), pp. 179-228.

2007c - “Trajectórias da música em Portugal no século XX. Escorço histórico preliminar”, in Dez compositores portugueses , cit., pp. 25-52, 366-77

2007d - “Cláudio Carneyro: o caso Khroma”, ibidem , pp. 113-26, 378-80

2007e – “Libera me — uma leitura”, ibidem , pp. 329-41, 384

2007f – “A reinvenção do sentimento em Ricercari , de Clotilde Rosa”, ibidem , pp. 347-64, 384-85

2007g – “A conjunção de música e poesia na Península Ibérica, da Idade Média ao Renascimento” in Concerto das Artes , Porto: Campo das Letras, pp. 421-45

2006 - “Two Offices for St. Gerald: Braga and Aurillac”, in Commemoration, Ritual and Performance:  Essays in Medieval and Early Modern Music , edited by Jane Morlet Hardie with David Harvey, Ottawa: Institute of Mediaeval Music, pp. 37-52

2005 - “Ensinar História da Música: uma experiência”, in António Candeias, Patrícia Rosado Pinto, Cristina Campos (coordenação), A requalificação do ensino superior e universitário em Portugal: Estudos de caso , Lisboa: Edições ISPA, pp. 115-27

2002a - "Proportions in Ancient and Medieval Music", in Gerard Assayag, Hans G. Feichtinger & José F. Rodrigues (eds.), Mathematics and Music , Berlin: Springer, pp. 1-25

2002b - “A obra de Jorge Peixinho: problemática e recepção”, in Jorge Machado (coord.), Jorge Peixinho. In memoriam , Lisboa: Caminho, pp. 223-86

2001a - “Afinidades musicais: as cantigas de loor e a lírica profana galego-portuguesa”, in Memória dos Afectos — Homenagem a Giuseppe Tavani , Lisboa: Colibri, pp. 187-205

2001b - "La musica delle cantigas galego-portoghesi. Bilancio di vent'anni di ricerche", in Luciana S. Picchio (ed), Civiltà letteraria dei paesi di espressione portoghese, I: Il Portogallo. 1. Dalle origini al Seicento , Firenze: Passigli Editori, 2001, pp. 167-79

2000 - “Iberian Monophony” , in Ross W. Duffin (ed.), A Performer's Guide to Medieval Music , Bloomington: Indiana University Press, pp. 144-57

1998 - “A importancia do Pergamiño Vindel”, in Johán de Cangas. Martín Codax. Meendinho: Lírica Medieval, 1200-1350, Vigo: Xerais, pp. 55-68

1994 - "As raízes medievais dos instrumentos musicais europeus", in Fábricas de Sons: Instrumentos de música europeus dos séculos XVI a XX , Lisboa: Electa / Museu da Música, pp. 33-40

1989 - "Os Instrumentos Musicais no Túmulo de D. Inês de Castro", in Estudos em Homenagem a Ernesto Veiga de Oliveira , INIC, Lisboa, pp. 167-186

 

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica / Papers in international scientific periodicals with referees

2007a - “Alfonso X, compositor ”, Alcanate: Revista de Estudios Alfonsíes , vol. 5 (2006-2007), pp. 117-37.

2007b - “A propósito de una nueva lectura de la música de las Cantigas de Santa Maria ”, Alcanate: Revista de Estudios Alfonsíes , vol. 5 (2006-2007), pp. 307-15.

2004a - “Rondeau and Virelai: The Music of Andalus and the Cantigas de Santa Maria ”, in Plainsong & Medieval Music , 13/2 (2004), pp. 127-140.

2004b - “A Case of Cross-Fertilization: The Mediaeval Andalus, Islamic Music, and the Cantigas de Santa Maria ”, in Pol-e-Firuzeh (Tehran, Iran) nº 12, pp. 93-117

2003 - “La réforme cistercienne du chant liturgique revisitée: Guy d'Eu et les premiers livres de chant cisterciens”, in Revue de Musicologie , Tome 89, nº 1, pp. 47-56

2002 - "Early Cistercian Polyphony: A Newly-Discovered Source", Lusitania Sacra , 2ª série, Tomo XIII-XIV (2001-2002), pp. 267-313

2001 - "Liturgie et musique à Cluny", Les Dossiers d´Archéologie nº269 (déc. 2001-jan. 2002), pp. 40-47

2000a - "L'identité du motet parisien", in Ariane nº 16 (1999-2000), pp. 83-92

2000b - "The Influence of Chant on the Cantigas de Santa Maria", in Cantigueiros , vol. XI-XII (1999-2000), pp. 29-40

1998a - “Codax revisitado”, in Anuario de estudos literarios galegos , 1998, pp. 157-68

1998b - “The Layout of the Cantigas: a Musicological Overview”, in Galician Review [University of Birmingham] 2 (1998), pp. 47-61

1994 - "The Stemma of the Marian Cantigas: Philological and Musical Evidence", in Cantigueiros , Vol. V (1993), pp. 49-84, correctly reprinted in Vol. VI (1994), pp. 58-98

1993 - "Three Fragments from Lamego", Revista de Musicología , XVI , pp. 457-76

1987 - "Some Remarks on the Cantigas", in Revista de Musicología , X , pp. 115-16

 

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

2007 - “O Templo, o Tempo e o Som: sobre a expressão musical da liturgia latina (período medieval)”, in Medievalista online , ano 3, nº 3 < www.fcsh.unl.pt/iem/medievalista >

2005a - “ L'homme armé no Cancioneiro de Resende” in Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas , nº 16, Lisboa: Colibri, pp. 259-68.

2005b - «Proporções na Música da Antiguidade e Medieval», in Revista de Educação Musical , 121-123, pp. 5-23

2002a - “Is it polyphony?” [The Versus de Sancto Marciale by Adémar of Chabannes] in Revista Portuguesa de Musicologia nº 12, pp. 9-34

2002b - "Juízo estético e filologia musical: em torno de um cancioneiro polifónico do século XV", in Philosophica , 19/20, pp. 251-78

2002c - "Indícios de contactos poético-musicais entre a cultura trovadoresca e a cultura árabo-andaluza", in Xarajîb — Revista do Centro de Estudos Luso-árabes de Silves , nº2, pp. 107-13

1995a - "As origens do Gradual de Braga", in Didaskalia , XXV (1995), pp. 57-96

1995b - "Da Música na História de Portugal", in Revista Portuguesa de Musicologia , 4-5 (1994-95), pp. 167-216

1992 - "A Sinfonia em Si b Maior de Carlos Seixas (?): notas sobre o estilo, a data e o autor", in Revista Portuguesa de Musicologia , Vol. 2, pp. 147-60

 

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

2007a - “The Lamentation of Asterix: Conclusit vias meas inimicus ”, in Medieval Sacred Chant , cit., pp. 125-57

2007b - “Para uma arqueologia melódica do romanceiro de Alcácer Quibir”, in Kelly B. Basílio (org.), Romances de Alcácer Quibir , Lisboa: Colibri, pp. 201-6

2006 - “Notation and Psalmody: a Southwestern Connection?”, in Cantus planus. Papers Read at the 12th Meeting of the IMS Study Group (2004), Budapest: Hungarian Academy of Sciences, 2006, pp. 621-39.

2004a - “O rasto da música no Cancioneiro da Ajuda”, in O Cancioneiro da Ajuda, cen anos despois: Actas do Congreso , Santiago de Compostela: Xunta de Galicia, pp. 185-210.

2004b - "A música religiosa em Portugal por volta de 1500", in Actas do III Congresso Histórico de Guimarães D. MANUEL E A SUA ÉPOCA, 24 a 27 de Outubro de 2001 , Guimarães: Câmara Municipal de Guimarães, 2004, Volume II, pp. 203-16

2003 - "A Música de Damião de Góis", in Congresso Internacional Damião de Góis na Europa do Renascimento: Actas , Braga: Universidade Católica Portuguesa, pp. 533-42

2002b - “Braga, Toledo and Sahagún: The Testimony of a Sixteenth-Century Liturgical Manuscript” in Maricarmen Gómez & Màrius Bernadó (eds.), Fuentes Musicales en la Península Ibérica. Actas del Coloquio Internacional , Lleida, 1-3 abril 1996, Universitat de Lleida, pp. 11-33

2002c - "Uma melodia em modo andaluz", in Património islâmico dos centros urbanos do Algarve , [Faro]: Comissão de Coordenação da Região do Algarve, pp. 167-69

2001 - “Braga's Invitatory Tones”, in Cantus Planus. Papers Read at the 9th Meeting, Esztergom & Visegrád, 1998 , Budapest: Hungarian Academy of Sciences, pp. 127-50

2000a - “Musik und Betonung in cantigas d\'amigo” , in Thomas Cramer et al. (ed.), Frauenlieder — Cantigas de amigo, Stuttgart: S. Hirzel, pp. 247-57

2000b - "Andalusian music and the Cantigas de Santa Maria", in Stephen Parkinson (ed.), Cobras e Som. Papers from a Colloquium on the Text, Music and Manuscripts of the Cantigas de Santa Maria , Oxford: Legenda, pp. 7-19

1998a - “A música das cantigas galego-portuguesas: balanço de duas décadas de investigação (1977-1997)”, in Derek W. Flitter & Patricia O. Baubeta (eds.), Ondas do Mar de Vigo , Birmingham, pp. 58-71; & in Congreso O mar das cantigas , Santiago de Compostela: Xunta de Galicia, 1998, pp. 235-50

1998b - "Mesure et temporalité: vers l\'Ars Nova", in La rationalisation du temps au XIIIème siècle — Musiques et mentalités , Royaumont: Créaphis, pp. 65-120

1996 - "The “French Style” and Corelli", in Studi Corelliani V , Firenze: Leo S. Olschki, pp. 379-91

1995 - "The Cluny Gradual: Its Notation and Melodic Character", in László Dobszay (ed.), Cantus Planus: Papers Read at the 6th Meeting , Budapest, Vol. I, pp. 205-15

1993a - "Bases for Transcription: Gregorian Chant and the Notation of the Cantigas de Santa Maria", in José López-Calo (coord.), Los instrumentos del Pórtico de la Gloria: Su reconstrucción y la música de su tiempo , Fundación Pedro Barrié de la Maza, Conde de Fenosa, La Coruña, Vol. 2, pp. 595-621

1993b - "Música Judaica e Música Cristã: uma herança recíproca" , in O Judaísmo na Cultura Ocidental , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 101-108

1991 - "Relatório preliminar sobre o conteúdo musical do Fragmento Sharrer", in Actas do IV Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval , Volume I, Lisboa: Edições Cosmos, pp. 35-42

1987 - "Spania versus Spain", in Actas del Congreso Internacional 'España en la Música de Occidente' , Madrid, vol. I, pp. 109-11

 

Outras publicações / Other publications

2007 – Romances de Alcácer Quibir (recolha musical, CD-Rom CESEM 002), anexo a Kelly B. Basílio (org.), Romances de Alcácer Quibir , Lisboa: Colibri

2006a - “King Dinis of Portugal: An Unknown Troubadour”, in Goldberg – Early Music Magazine , nº 40, pp. 52-59 [English/Spanish/French editions]

2006b – “Jorge Peixinho”, publicado online no Centro Virtual Camões /Figuras da cultura portuguesa < www.instituto-camoes.pt/cvc/figuras/jorge peixinho >

2006c - “Poesia: pistas musicais”, in Relâmpago , nº 19, pp. 146-50

2005a - “Interpretando a tradição musical: da transcrição à execução” publicado online in < www.alcultur.org/2005/intervencoes/Manuel Pedro Ferreira >.

2005b - Obra musical (edição): "Faz de conta" (Eugénio de Andrade), para coro infantil, separata da Revista de Educação Musical nº 120 (Set.-Dez. 2004)

2001a - "The Tradition of the Cantigas" (CD-ROM "Teaching Medieval Lyric with Modern Technology", dir. Margaret Switten, Mount Holyoke College, MA

2001b - Direcção musical: CD Vozes Alfonsinas La mar de la musica , EMI-Classics

2000 - Direcção musical: CD Vozes Alfonsinas O Tempo dos Trovadores, Strauss/PortugalSom

1999 - Obra musical (edição): “The Mother of God”, para SATB (texto de W. B. Yeats), Lisboa, ed. autor

1998 - Direcção musical: CD Vozes Alfonsinas As melodías de Martín Codax , Edicións Xerais de Galicia

1997 - Obra musical (gravação): "Três Canções de Rilke", para soprano e piano (1989), in CD Vocalizos , Movieplay

 

Comunicações/ Conferences and Papers

(* - publicada; cf. publicações)

2007 –

PMMS Conference on Medieval Song (Oxford, 28/4/2007): “Understanding the Cantigas: Preliminary Steps”

Simposio Internacional “Las relaciones musicales entre España y Francia, desde la Edad Media hasta nuestros días” (Granada, 26-30/6/2007): “Moissac en Iberia”

VII Encontro Internacional de Estudos Medievais-EIEM (Fortaleza, Ceará, Brasil, 3-6/7/2007): «A originalidade das Cantigas de Santa Maria e o papel de Afonso X : um ponto de vista musical»

18th Congress of the International Musicological Society (Zurique, 10-15/7/2007): “The Notation of the Cantigas de Santa Maria

Seminário internacional “Imagem, Memória e Poder” (Lisboa, 15-16/11/2007): “Manuscritos com notação musical: formação de uma biblioteca digital no CESEM”

2006 –

V Semana de Estudios Alfonsíes: “Diversiones, juegos y magia en la corte de Alfonso X” (El Puerto de Santa María, 20-22 Abril 2006)*

2004 –

Colóquio Internacional “Romances de Alcácer Quibir” (Lisboa, 9-10 de Dezembro de 2004)*

Jornada de Estudos sobre a Lírica Galego-Portuguesa (Oxford, 19 de Novembro de 2004): “Estrutura e ornamentação melódica nas cantigas trovadorescas”

Colóquio “Cancioneiro da Ajuda, 1904-2004” (Lisboa, 11-13 de Novembro de 2004): “Som mudo no Cancioneiro da Ajuda”

12 th Cantus Planus Conference (Lillafüred, 23-28/8/ 2004)*

Intercongressional Symposium of the Internacional Musicological Society (Melbourne, 11-16/7/ 2004) e “Commemoration, Ritual and Performance: A Symposium on Medieval and Early Modern Music” (Sydney, 21 de Julho de 2004)*

Congresso Internacional “Cancioneiro da Ajuda, cen anos despois” (Santiago de Compostela, 25-28 de Maio de 2004)*

2003 –

Congresso Internacional "Damião de Góis na Europa do Renascimento" (Braga, 29-31/1/ 2003)*

2002 –

Colóquio "Portugal e o Islão: de Lagos às Molucas" (Lagos, 5-6/7/2002): "Memórias musicais da Andaluzia medieval"

XVIIth Congress of the International Musicological Society (Leuven, 1-7/8/2002)*

2001 –

Seminário "A Herança Árabe na Sociedade e Cultura do Algarve" (Loulé, 7/6/2001)*

III Congresso Histórico de Guimarães, "D. Manuel e a sua época" (Guimarães, 24-27/10/2001)*

2000 –

Colóquio Internacional "Le cercle des muses" (Lisboa, 4-5/5/2000)*

III Colóquio Internacional de História e Cultura Árabo-Andalusas, "Heranças do Al-Andalus" (Silves, 14-15/10/2000)*

Intercongressional Symposium IMS 2000 (Budapest, 23-28/8/2000)*

Simpósio Internacional "Literatura e Cultura no Gharb al-Andalus" (Lisboa, 13-15/4/2000)*

1999 –

IV Diderot Mathematical Forum: "Mathematics and Music" (Lisboa, Paris, Vienna, 3-4/12/1999)*

VI International Medieval Congress (Leeds, 12-15/7/1999)*

Colóquio interdisciplinar de estudos medievais "Cantigas de amigo / Frauenlieder" (Apúlia, 28-30/3/1999)*

1998 –

IX Colóquio do Grupo de Estudos Cantus Planus (Visegrad, 31/8 - 5/9/98)*

Simpósio “Ondas do mar de Vigo” (Birmingham, 15-16/5/98)*

Congresso “O mar das cantigas” (Ilha de San Simón - Redondela, 21-23/5/98)*

Seminário “Les échelles dans le chant grégorien” (Royaumont, 27-28/4/1998): “Les genres enharmonique et chromatique et le chant grégorien”

1997-

IV Internacional Medieval Congress (Leeds, 14-17/7/1997)*

Colóquio “Musique et Rituels dans les cathédrales européennes/1997” (Royaumont, 27-29/5/1997): "Música e Liturgia medievais na Sé Catedral de Braga"

1996 –

“Seminar in the History of the Book to 1500 - VI Biennial Conference” (Oxford, 12-14/7/1996)*

Colóquio “Fonts musicals a la Península Ibèrica (ca. 1250 - ca. 1550)” (Lleida, 1-3/4/1996)*

1994 –

V Congresso de Estudos Corellianos (Fusignano, 9-11/9/1994)*

Colóquio “Cobras e Som” (Oxford, 8-9/7/1994)*

1993 –

Conferência “Música Medieval y Camino de Santiago” (Villafranca del Bierzo, 1-5/9/1993): "Apresentação da Lírica Galego-Portuguesa"

VI Conferência do Grupo de Estudos Cantus Planus (Eger, 6-9/9/1993)*

1992 –

XV Congresso da Sociedade Internacional de Musicologia (Madrid, 3-10/4/1992)*

1991 –

IV Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval (Lisboa, 1-5/10/1991)*

Colóquio “La rationalisation du temps au XIIIe/XIVe siècles” (Royaumont, 1-3/7/1991)*

Colóquio “La Musica en la Epoca del Portico de la Gloria” (Santiago de Compostela, 6-8/5/1991)*

1990 –

“XVIII Medieval and Renaissance Music Conference” (Londres, 6-9/7/1990): "Compositional Calculation in Philippe de Vitry"

1989 –

Colóquio “O Judaísmo na Cultura Ocidental” (Lisboa, 30/10-2/11/1989)*

1987 –

Colóquio "Oltre l'avanguardia..." (Napoli, 5-10/10/1987): “Música contemporânea em Portugal”

1985 –

Congresso “España en la música de Occidente” (Salamanca, 29/9-5/10/1985)*

1984 –

Colóquio “Alfonso X el Sabio y la Musica” (Madrid, 24-28/9/1984)*

1983 –

Colóquio “Novas Perspectivas em Etnomusicologia” (Lisboa, 16-20/5/1983): “Música clássica como tradição oral”

 

B. Outras comunicações / Other papers

(excluem-se duplicações de conteúdo relativamente ao apartado A)

2007

Mesa-Redonda internacional “Confluências culturais na música de Alfonso X” (Lisboa, 14/6/2007): “Apresentação do projecto Confluências culturais na música de Alfonso X ” (com Rui Araújo)

Simpósio internacional “A música nos mosteiros e catedrais: novas pesquisas” (Lisboa, 15/6/2007): “Apresentação do projecto Levantamento digital de manuscritos musicais de antes de 1600 ” (com Diogo Alte da Veiga)

2003

Mesa-Redonda Internacional "A Música na Época do Renascimento" (Lisboa e Évora, 27-29 de Maio de 2003): “Dufay and the concept of chord”, no prelo

2000

Conferência: Barcelona, Fundació "la Caixa", 6/5/2000: "La emergencia de la escritura musical" - revista Media Aetas, no prelo

1997

VIII Encontro de Musicologia da APCM (Abril de 1997): “Música tradicional e música medieval: alguns pontos de contacto”

 

Actividade Musical/Performance and Composition

Concertos com o grupo Vozes Alfonsinas, de que é fundador e director desde 1995, em várias localidades do país e também em Washington (2007), Amsterdam (2003) e Pesaro (1999), e gravação de discos com o mesmo grupo. Para pormenores, veja-se a página de Internet www.vozesalfonsinas.blogspot.com .

Composição musical: as últimas obras são um Mini-Magnificat , para duas vozes agudas (25/11/2006) e Canto de sereia , para meio-soprano e grupo instrumental de câmara: trio de cordas, harpa, flauta e oboé [ou clarinete] (encomenda do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, 2006). Estreado pelo GMCL em Lisboa a 23/5/2007. Para mais informações, veja-se (desde Janeiro de 2002) composers21.com/compdocs/ferreirm.htm - apresentação biográfica e lista completa de obras.

Acções do Documento