Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Madalena Soveral

Madalena Soveral

Investigadora integrada. Professora, Escola Superior de Música do Porto. Interesses: Música Contemporânea, Estudos de Interpretação.

Curriculum Vitae

Madalena Abranches de Soveral Torres

 
madalenasoveral@hotmail.com

Domínio da especialização e interesses de investigação/Domain of Specialization and Research Interests
    Música Contemporânea
    Estudos de Interpretação
       

Formação Académica/Education
    2005    Doutoramento em Música na Universidade de Paris 8, França, Maio de 2005, integrado no programa PRODEP III/2000, registado na Universidade Nova de Lisboa com o número 17/2005 em Outubro de 2005   
    1996    DEA em Música na Universidade de Paris 8, França, Junho de 1999, integrado no programa PRODEP II/1996.
    1974    Curso Superior de Piano no Conservatório de Música do Porto. Julho de 1974.

     

    Publicações Relevantes/Main Publications
    Teses / Theses

    2005 - Quatre compositeurs. Quatre Œuvres: la musique portugaise pour piano des années 90. Registado na Universidade Nova de Lisboa com o número 17/2005 em Outobro de 2005.

    1996 - Étude Analytique des Litanies du feu et de la mer d’Emmanuel Nunes.
        DEA em Música na Universidade de Paris 8, França, Junho de 1999, integrado no programa PRODEP II/1996.

    Chapters in Books/Capítulos de Livros

    - “Obra para piano de F. Pires”. Artigo a ser publicado na editora “Atelier de Composição” (Vol. dedicado a Filipe Pires). Data a Determinar.

     

    Outras actividades / Other activities
    Actividade como pianista

     Gravações em CD


    - E. Denisov, Trois pièces pour piano à quatre mains. CD Pierre Verany. Strasbourg. PV 790112. 1990.
    - Emmanuel Nunes, Litanies du feu et de la mer I e II. CD Num 1007. 1992.
    - Francis Bayer. Épisode para dois pianos, marimba e vibrafone. In Œuvres Instrumentales et Vocales. P. Verany. Paris. PV 796093. 1996.
    - João Pedro Oliveira, Pirâmides de Cristal. In “Música Portuguesa do Séc. XX”. CD Num 1053, 1996.
    - Filipe Pires, Estudos de Sonoridades. In “Música Portuguesa do Séc. XX”. CD Num 1053, 1996.
    - João Pedro Oliveira, Pirâmides de Cristal. In “Obras de João Pedro Oliveira”. CD Num 1088, 1999.
    - “Música Portuguesa para piano dos anos 90”. Mirrors de António Pinho Vargas; Réitérations de João Rafael; Pirâmides de Cristal de João Pedro Olievira e Estudos de Sonoridades de Filipe Pires. CD NUM 1097. 2001.
    - João Pedro Oliveira, In Tempore, para piano e fita magnética. CD com obras electroacústicas de compositores portugueses. CD Num 1123. 2005.

     

    Em preparação:

    Gravação em CD


    - Obra para piano de Schoenberg. ACOR. Data a Determinar.

     

    Gravações na Rádio e Televisão

    RDP - Antena 2

    - Mirrors de António Pinho Vargas. Obra escolhida para representar Portugal na “Tribune Internationale des Compositeurs”. UNESCO. Paris, 1990.

    - Recital integrado no Ciclo “Indeterminação na Música do Renascimmento e do Séc. XX”. Central Tejo, Lisboa. Obras de Cage, Feldman, Stockhausen.

    - Recital integrado no Ciclo “Música Portuguesa do Séc XX”. Matosinhos. 1993. Obras de  F. Pires, J. P. Oliveira, E. Nunes.

    - Concerto integrado na Temporada de Concertos da Orquestra do Porto. Obras de F. Poulenc, F. Pires.

    - Recital integrado no “1 Festival de Músicas Contemporâneas. Teatro Nacional de São Carlos. Lisboa. 1998. Obras de Schoenberg, Berg, Webern, Pires, Nunes.

     France Culture

    - Concerto no Festival de Montepellier. 1994.
    Stravinsky, Les Noces
    Bartok, Sonata para dois pianos e percussão.
    Percussions de Strasbourg, Chœur Contemporain d’Aix-en-Provence, dir. Roland Hayrabedian.

    . Radio Nacional Espanhola

    - Recital integrado no 23 Festival de Música Contemporânea. Valência. 2001. Obras de Nunes, Oliveira, Rafael, Pires, C. Rosa.


    RTP

    - Participação nos programas “Fronteiras da Música” e “No Ventre da Música” dirigidos por Cândido Lima.

    - Recitais integrados nos programas da RTP Porto.1979-1982.

    . Televisão Francesa

    - Gravação de um ensaio e da execução da Sonata para dois pianos e percussão de Bartok, com J.-L. Haguenauer, C. Hamouy e Georges Van Gücht, realizados no Conservatoire National Supérieur de Musique de Lyon. 1990.
     

     Participação em Temporadas de Concertos e Festivais

     Recitais


    - Festival de Musique du XXème siècle. Maison de l’UNESCO. Paris. 1980.
    Obras de : Crumb, Lopes-Graça, Nunes.

    - Ciclo de Música Americana. Porto. 1982.
    Obras de H. Cowel, W. Albright, Crumb, Cage.
    - Centre Musical Bösendorfer. Paris. 1982.
    Obras de Bach, Haydn, Chopin, Liszt.

    - Festival Internacional da Póvoa do Varzim. 1983.
    Obras de Haydn, Liszt, Berio, Crumb, Kanach.

    - Maison des Jeunes et de la Culture. Rodez, France.1985.
    Obras de Stockhausen, Kanach. Crumb, Liszt.

    - Encontro Luso-Espanhol de Compositores. Palácio Galveias. Lisboa. 1985.
    Obras de C. Capdeville. F. Pires, C. Rosa.

    - Festival de l’Orangerie de Sceaux. França. 1986.
    Obras de Beethoven, Haydn.

    - XXII Festival “Música Nova” de Santos. Brasil. 1986.
    Obras de Crumb, Scelsi, Nunes, S. Kanach.

    - Ciclo Viena 1900. Casa de Serralves. Porto. 1987.
    Obras de Schoenberg, Beethoven.

    - Salle Gaveau. Paris. 1987.
    Obras de Yanácek, Haydn, Nunes, Liszt.

    - Festival “Mare Musica”. Ischia (Itália). 1988.
    Obras de Beethoven, Schubert, Mussorgsky.

    - Espace Croix-Baragnon. Toulouse. 1988.
    Obras de Liszt, Webern, Prokofiev.

    - Auditorium des Halles. Paris. 1988.
    Obras de Bach-Busoni, Crumb.

    - Semana de Música Contemporânea de Macau. 1989.
    Obras de Schoenberg, Crumb, Pires, C. Rosa, Stochkausen, Beethoven.

    - Centre Culturel Calouste Gulbenkian. Recital integrado no ciclo “ Música e Matemática”. Paris. 1994.
    Obras de Cage, Stockhausen, Webern, Oliveira, Pires, Beethoven.

    - Ciclo “Em Torno de Schoenberg”. Fundação de Serralves. Porto. 1997.
    Obras de: Schoenberg, Webern, A. Berg, Yanácek, Roslavets.

    - Clerkenwell Festival. Londres. 1997.
    Obras de Nunes, Oliveira, Freitas Branco L. Graça, Yanácek, Roslavets.

    - Recital no Cercle Royal Artistique et Littéraire. Bruxelas. 1997.
    Obras de Yanácek, Nunes, Oliveira, Pires, Roslavets.

    - Ciclo “Sonatas de Beethoven”. Matosinhos. 2000.

    - Ciclo de Piano do Palácio da Bolsa. Porto. 2000.
    Obras de Beethoven, Schoenberg, J. Adams.
    - Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Brasil. 2000.
    Obras de Beethoven, Adams, R. Miranda.

    - Festival “Ensems 2001”. Músicas Ibéricas. Valência. 2001.
    Obras de Nunes, Oliveira, Rafael, Pires.

    - Outros concertos em Portugal, França, Bélgica, Itália e Brasil.

    Estreias Absolutas
    - Sharon Kanach, Dominos. Festival da Póvoa do Varzim. 1983.

    - Constança Capdeville, Avec Picasso….ce matin. Théâtre du Roind-Point.
    Paris. 1984.

    - G. Scelsi Rotativos, para dois pianos e percussão. Porto.1985.

    - Clotilde Rosa, Variantes II. Encontro Luso-Espanhol de Compositores. Lisboa. 1985.

    - Filipe Pires, Stretto. Sociedade Nacional de Bela Artes. Lisboa. 1987.

    - Francis Bayer, Épisode para dois pianos, marimba e vibrafone. Orléans. 1990.

    - Filipe Pires, Estudos de Sonoridades. Matosinhos. 1993.

    - João Pedro Oliveira, Pirâmides de Cristal. Matosinhos. 1993.

     

     Estreias Nacionais

    - L. Yanácek, In the mist. Museu Soares dos Reis. Porto. 1979.

    - Pierre Schaeffer, Bilude em ut, para piano e fita magética. Ateneu Comercial do Porto. 1980.

    - Louis Roquin, Mécanique, para piano e fita. Ateneu Comercial do Porto. 1980.

    - Henry Cowel, The Tides of Manauraun, Aeolian Harp e The Banshee. Ateneu Comercial do Porto. 1983.

    - William Albright, Pianoagogo. Ateneu Comercial do Porto. 1983.

    - Georges Crumb, Five Pieces for Piano. Ateneu Comercial do Porto. 1983.

    - G. Scelsi, Quattro Illustrationi. Gravação RDP-Antena 2. 1984.

    - György Kurtág, Yátékok, para 2 pianos. Fundação Calouste Gulbenkian.
    Lisboa. 1993.

    - John Adams, Phrygian Gates. Matosinhos. 1995.
    - Arthur Lourié, Formes en l’air. Matosinhos. 1997.

    - N. Roslavets, Sonata n. 5. Matosinhos. 1997.

    - João Pedro Oliveira, In Tempore, para piano e fita magnética. Festival de Aveiro. 2001.

    .

     Concertos de Música de Câmara e Orquestra

    - Ciclo “Diálogo sobre Arte Contemporânea”. ACARTE - Fundação C. Gulbenkian. Lisboa. 1985.
    Percussões de Strabourg.
    Scelsi, Rotativos, para 2 pianos e percussão. Bartok, Sonata para dois pianos e percussão.

    - Museu de Arte de S. Paulo (MASP). Brasil. 1986.
    Recital de piano e violoncelo, com Irene Lima
    Obras de Brahms, Kodaly.

    - Universidade de S. Paulo (USP). 1986.
    Recital de piano e violoncelo com Irene Lima
    Obras de Kodaly, Chostakovitch, Debussy.

    - Concerto Inaugural da Orquestra da Juventude Portuguesa (OJP), dir. Miguel Graça-Moura. Teatro Carlos Alberto, Porto. 1986.
    Chostakovitch, Concerto n. 1, op. 35.

    - Florença, Capital da Europa 86.
    Recital de piano e clarinete, com António Saiote.

    - Instituto di Sant’António di Portoghesi. Roma. 1987.
    Recital de piano e clarinete com António Saiote
    Obras de Alban Berg, Webern, Lutoslawsky.

    - Festival “Mare Musica”. Ischia(Itália). 1988.
    Concerto com o Quarteto Moravo de Brno.
    Dvorak, Quinteto patra cordas e piano op. 81.

    - Academia Nazionale di Santa Cecilia. Roma. 1988.
    Percussões de Strasbourg, dir. José Luis Temes.
    Ginastera, Cantata para américa mágica, para piano, percussão e soprano dramático; Bartok, Sonata para dois pianos e percussão.

    - Théâtre d’Ivry. França. 1988.
    Grupo Tetra - 2 pianos e 2 percussões.
    Maderna, Serenata per un satellite; Berio, Linea; Serocki, Fantasmagoria; Bartok, Sonata para dois pianos e percussão.

    - Festival de Mantova. Itália. 1990.
    Percussões de Strabourg. Grupo Tetra.
    M. Theodorakis, Vegetationes, para 2 pianos; Bartok, Sonata para dois pianos e percussão.

    - Festival de Musique St. André de Cubzac, França. 1990.
    Grupo Tetra - 2 pianos e 2 percussões.
    Obras de Bartok, Maderna, Nino Rota (transcrições de músicas de filmes).

    - Semaines Musicales Internationales d’Orléans.
    Grupo Tetra. 1990.
    Brahms, Variações sobre um Tema de Haydn, para 2 pianos; Stockhausen, Schlagtrio, para piano e 2 percussões; Ligeti, Três peças para 2 pianos.

    - Orquestra Gulbenkian, dir. Cristóbal Halffter. Encontros de Música Contemporânea. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. 1991.
    M. Lurdes Martins, Concerto para piano e orquestra.

    - 17 Encontros de Música Contemporânea. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. 1993.
    Grupo Tetra - 2 pianos e 2 percussões.
    Obras de Kurtág, Ligeti, Maderna, Bayer, Bartok.

    - Orquestra Nacional do Porto, dir. Omri Hadary. 1997.
    F. Poulenc, Concerto para 2 pianos, com Luis Filipe Sá.
    F. Pires, Mobiles para piano e orquestra.


    Obras Dedicadas

    - Dominos de Sharon Kanch, para piano solo. Ed. da compositora.

    - Interrogations de Miguel Graça Moura, para piano solo. Ed. do compositor.

    - In Tempore de João Pedro Oliveira, para piano e fita magnética. Ed. do compositor.

    - Épisode de Francis Bayer, para piano, marimba e vibrafone. Ed. Schott, Mayence. 1989.

    - Estudos de Sonoridades de Filipe Pires, para piano solo. Ed. Arte Tripharia. Madrid. 1998.

     

    Outras Actividades

    - Representante de Portugal no  Encounter of the Music Schools of the Mediterranean. Síria. 1998.

    - Co-organizadora do Ciclo de Concertos e de Conferências intitulado “ Piano/Sec. XX”. SEC/Casa das Artes. Porto. 1991.
    - Colaboradora na organização dos Cursos de Interpretação Pianística e de Formação musical com a Escola de Música do Porto dirigidos por:
    - Jean Fassina. 1989.
    - Claude Helffer.1980.
    - Marian Ribycki. 1988.
    - Christian Hamouy e Georges Van Gücht (percussionistas). 1990.


Acções do Documento