Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Luísa Cymbron

Luísa Cymbron

Investigadora integrada. Professora Auxiliar, Dep. de Ciências Musicais, FCSH-UNL - Interesses: Ópera, Música em Portugal.

Curriculum Vitae

 

(FOTO)

 

Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron

lcymbron@fcsh.unl.pt

 

Domínio da especialização e interesses de investigação/Domain of Specialization and Research Interests

História da Música Portuguesa (século XIX) Ópera Italiana do século XIX

Relações musicais Portugal/Brasil

 

Formação Académica/Education

1999 Doutoramento em Ciências Musicais, especialidade em Ciências Musicais Históricas, Universidade Nova de Lisboa, Muito Bom com distinção e louvor.

1990 Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, FCSH, Muito Bom

1985 Licenciatura em Ciências Musicais, Universidade Nova de Lisboa com 16 valores.

 

Participação em projectos/Participation in Research Projects

2010 - Membro da equipa do projecto "Theater of Laughter": Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900), CESEM.

 

2007 - Membro da equipa do projecto: "The Teatro de S. Carlos: Performing Arts in Portugal", CESEM.

 

1998-2001- Membro do projecto “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”, integrado no programa Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation” da European Science Foundation.

1994-1999 – Membro do Projecto RIPM, Répertoire International de la Presse Musicale , sob os auspícios da Sociedade Internacional de Musicologia, da Associação Internacional de Bibliotecas Musicais, Arquivos e Centros de Documentação, e do Conselho Internacional para a Filosofia e os Estudos Humanísticos da UNESCO

 

Publicações Relevantes/Main Publications

Tese / Thesis

1999 - A ópera em Portugal (1834-1854): o sistema produtivo e o repertório nos teatros de S. Carlos e de S. João , Dissertação de Doutoramento, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1999 (policopiado).

1990 - Francisco de Sá Noronha e "L'arco di Sant'Anna". Para o estudo da ópera em Portugal (1860-70) , Trabalho de síntese para Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1990 (policopiado).

 

Livros (autor) / Books (author)

1996 - A Arte Musical 1873-1875; 1890-1891, Répertoire International de la Presse Musicale, Ann Arbor, Michigan: UMI, 1996 (edição e processamento de dados).

1992 - História da Música Portuguesa , Lisboa: Universidade Aberta, 1992 (com Manuel Carlos de Brito).

 

Livros (coordenador) / Books (editor)

2001 - Verdi em Portugal 1843-2001 (Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário da Morte do Compositor), Lisboa, Biblioteca Nacional de Lisboa, 2001.

2000 - Revista Portuguesa de Musicologia [volume temático dedicado ao século XIX português], 10

 

Capítulos de livros / Chapters in books

2008a - “Opera orchestras in Portugal : Lisbon and Oporto ”, in The Opera Orchestra in 18th-and 19th-Century Europe Vol. I: The Orchestra in Society , editado por Franco Piperno e Niels Martin Jensen, Berlim: Berliner Wissenschafts-Verlag (com Manuel Carlos de Brito, publicação prevista no início de 2008)

2008b - “Don Giovanni as Performed by the Orchestra of the Teatro S. Carlos: Nineteenth-Century Reception”, in The Opera Orchestra in 18th-and 19th-Century Europe , Vol. II: The Orchestra in the Theatre – Composers, Orchestras and Instruments, editado por Franco Piperno e Niels Martin Jensen, Berlim: Berliner Wissenschafts-Verlag (publicação prevista no início de 2008)

2007 - com Isabel Novais Gonçalves, “Scribe's theatre in Lisbon during the early Liberal period (1834-1853)” in Eugène Scribe und das europäische Musiktheater des 19. Jahrhunderts , Forum Musiktheater , 6, pp. 153-74.

2002a - “Writing Opera in Nineteenth Century Portugal: Francisco de Sá Noronha and L´arco di Sant´Anna”, in Encomium Musicae: A Festschrift in Honor of Robert J. Snow , editado por David Crawford, New York : Pendragon Press, pp. 509-27.

2002b - “‘O celebre auctor dos Lombardos e do Hernani': Verdi in Portugal in the 1840's”, in Pensieri per un Maestro. Studi in onore di Pierluigi Petrobelli , editado por Roger Parker e Stefano Lavia, Turim: EDT, pp. 253-72.

 

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

 

2010 - “‘Algumas modinhas de bom gosto, e duetos Italianos para Meninas’: a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX”, Revista Arquipélago – História (aceite para publicação).

2000a - “Entre o modelo italiano e o drama romântico – os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera”, in Revista Portuguesa de Musicologia , 10, pp. 117-150.

2000a - “Entre o modelo italiano e o drama romântico – os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera”, in Revista Portuguesa de Musicologia , 10, pp. 117-150.

2000b – Recensão a “Mário Moreau, O Teatro de S. Carlos: Dois Séculos de História ”..., Revista Portuguesa de Musicologia , 10, pp. 275-282 (com David Cranmer).

1999 - “As óperas garrettianas e as suas fontes” Leituras. Revista da Biblioteca Nacional , Série 3, 4, pp. 279-84.

1996 - Recensão a “Filipe Pires, Óscar da Silva: Estudo biográfico-analítico , s. l., Edições Afrontamento/Câmara Municipal de Matosinhos (Colecção Matosinhos - O Lugar e a Imagem), 1995”, Revista Portuguesa de Musicologia , 6, pp. 177-80.

1995 - “'A crude and eccentric genius': Francisco de Sá Noronha (1820-1881) violinista e compositor português” Colóquio-Artes , 105, pp. 47-52

1994-95 - “O Teatro de S. João do Porto: novos dados sobre o seu funcionamento (1834-1876)” Revista Portuguesa de Musicologia , 4-5, pp. 147-66.

1992- “Para uma discografia da música portuguesa” Revista Portuguesa de Musicologia 2, pp. 13-56 (com Joaquim Carmelo Rosa)

 

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

 

“Inventar a ópera nacional portuguesa a partir do Brasil: Beatriz de Portugal de Francisco de Sá Noronha (1859)”, Actas Colóquio “As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações”, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian (edição prevista para 2010). 

“A estreia de Don Giovanni no Teatro de S. Carlos em 1839: um projecto romântico adiado” in David Cranmer (ed.), Actas do Colóquio Mozart/Marcos Portugal (edição prevista para 2010)

2009 - « Un péché de jeunesse révisité: Bianca di Mauleon de José Francisco Arroyo », in D’Une Scène à l’Autre, vol. 2: La musique à l’épreuve du théâtre, Collines de Wafre, Éditions Mardaga, 2009, pp. 347-60.

2003 - «Piccinni e il Portogallo: fonti e documenti» in Piccinni, musicista europeo. Atti del Convegno , editado por Alessandro di Profio e Mariagrazia Melucci, Bari: Adda, pp. 231-35 (com Manuel Carlos de Brito).

1989 - “Manifestações musicais profanas no Arquipélago dos Açores na transição dos séculos XV para XVI”, in Actas do Congresso Internacional Bartolomeu Dias , IV, Porto, pp. 235-41 (com Adriana Latino)

1988 - “Música e liturgia na historiografia açoriana quinhentista e seiscentista”, in V Encontro Nacional de Musicologia. Actas , Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical , 58, pp. 34-37 (com Adriana Latino)

1987 - “O piano e a sociedade açoriana oitocentista: subsídios para um estudo organológico em Ponta Delgada”, in IV Encontro Nacional de Musicologia. Actas , Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical , 52, pp. 83-85

1986 - “A importância da música na publicidade em Portugal”, in III Encontro Nacional de Musicologia. Actas , Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical , 48, pp. 55-57 (com Nuno Ivo Cruz)

 

Outras publicações / Other publications

 

2001 - “A produção e recepção das óperas de Verdi em Portugal no século XIX (com algumas notas sobre a relação do compositor com o nosso país)”, in Verdi em Portugal 1843-2001 (Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário da Morte do Compositor), Lisboa: Biblioteca Nacional de Lisboa.

2000 - “L´egemonia dell'opera italiana nel Portogallo del XIX secolo” in Anna Laura Bellina (ed.), Il teatro dei due mondi: l'opera italiana nei paesi di lingua iberica , s. l.: Diastema Libri, pp. 125-140.

1995 - “A vida musical portuguesa na primeira metade do século XIX” in Liszt em Lisboa (Catálogo da Exposição Comemorativa da Visita do Compositor a Lisboa), Lisboa: Instituto Português de Museus/Museu da Música, pp. 23-30

 

Comunicações/ Conferences and Papers

(* - publicada; cf. publicações)

2009 - Com Maria José Artiaga, “Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883”, Colóquio Consequences of Wagner, CESEM-Teatro Nacional de S. Carlos, 26-28 de Novembro.

 

2008 - “Inventar a ópera nacional portuguesa a partir do Brasil: Beatriz de Portugal de Francisco de Sá Noronha  (1859)”, Colóquio “As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações” Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 7-9 Junho.

 

2007 - "Cosmopolitisme de province: ´Bianca di Mauleon´ de José Francisco Arroyo (1846)", Hernani/Ernani-4 siècles d´opéras italiens inspirés par la littérature française (Tours, Université François Rabelais, 14-18 Fevereiro)*

2006 - “‘[E]sta sempre maçadora opera': Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX”, Colóquio Internacional “Mozart, Marcos Portugal e o seu Tempo” (Lisboa, CESEM—Teatro Nacional de S. Carlos, 13-14 de Outubro)*

2005 - “O espaço atlântico nas carreiras dos músicos portugueses de meados do século XIX: o caso do violinista Francisco de Sá Noronha (1820-1881)”, 13º Encontro de Musicologia (Lisboa, FCSH, 21-22 Outubro).

2002 - “Drammaturgia italiana e melodie brasiliane nell'opera del compositore portoghese Francisco de Sá Noronha (1820-1881)”, VI Colloquio di Musicologia del “Saggiatore Musicale” (Universidade de Bolonha, Dipartimento di Musica e Spettacolo, Novembro). 2001 “‘Sempre Trovador, sempre Rigoletto, sempre Traviata': a presença de Verdi em L'arco di Sant'Anna de Francisco de Sá Noronha (1820-1881)”, Colóquio “Verdi e o Mundo Operático do Século XIX” (Lisboa, Teatro Nacional de S. Carlos, 21-22 de Dezembro)

2000a - Mesa redonda “Os Encontros em retrospectiva”, com Rui Vieira Nery e Manuel Morais, X Encontro de Musicologia (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Maio)

2000b - 2003 - «Piccinni e il Portogallo: fonti e documenti» Congresso Internacional Piccinni, musicista europeo , Bari (28-30 de Setembro), (com Manuel Carlos de Brito).*

1999a - “Un compositor español en Oporto: José Francisco Arroyo y la ópera Bianca di Mauleon (1846)”, Congresso Internacional “La Opera en España y Hispanoamérica: Una Creación Própria” (Madrid, Sociedad General de Autores de España, Dezembro)

1999b“A produção e composição de ópera no Porto do século XIX: os casos de José Francisco Arroyo e Francisco de Sá Noronha”, Colóquio “A Música Entre Douro e Minho” organizado pela Associação Portuguesa de Ciências Musicais em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Minho (Porto, Universidade Católica/Braga, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho).

1999c “L'orchestre d'opéra au Portugal dans la première moitié du XIXème siécle – um premier bilan”, Congresso Internacional “The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe – Social, Institutional, and Artistic Problems”, no âmbito do projecto Musical Institutions and the Circulation of Music and Musicians in Europe 1600-1900, promovido pela European Science Foundation (Copenhagen, The Royal Danish Academy of Sciences and Letters, Maio)

1998 - “L'Opéra au Portugal au XIXème siècle: une vue à travers les archives”, 18º Congresso da International Association of Music Librarians (San Sebastian)

1997 Participação na mesa redonda “Italianismo e tradições nacionais nos séculos XVIII e XIX”, com Xoan M. Carreira (A Coruña), Juan José Carreras (Universidade de Zaragoza), David Cranmer (Universidade Católica/Universidade Nova de Lisboa) e José Augusto França (Universidade Nova de Lisboa), VIII Encontro Nacional de Musicologia (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian)

1996 - “Nuove fonti per lo studio dell'opera italiana nel Portogallo dell' Ottocento: note intorno al Teatro S. Carlos di Lisbona (1834-1854)”, Colóquio “Il teatro dei due mondi: migrazioni e circolazione del dramma per musica fra l'Italia, la Spagna, il Portogallo e le Americhe Latine”, (Università degli Studi di Padova, Istituto di Storia del Teatro e dello Spettacolo, Maio, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian)*

1994 - “A actividade operática na cidade do Porto e a circulação das companhias (1840-1875)”, II Encontro RIIA (La Coruña, Dezembro, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian)

1993a - Participação na mesa redonda “A vida musical portuguesa de Carlos Seixas a João Domingos Bomtempo”, Jornadas de Musicologia 93, organizadas pela Associação Portuguesa de Ciências Musicais e pela Biblioteca Nacional—Instituto do Livro e da Leitura

1993b - “L'opera in Portogallo nell'Ottocento”, I Encontro do projeto RIIA (Relazione Italo-Ibero-Americane) subordinado ao tema “La diffusione del melodrama in Italia, Spagna, Portogallo e America Latina dal 1701 al 1914 - Progetto di Ricognizione e organizzazione dei dati in un programa di schedatura” (Cremona, Scuola di Paleografia Musicale da Università degli Studi di Pavia, Dezembro, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian)

1990 - “La Spinalba e a ópera buffa do século XVIII: inovação e persistência na caracterização das personagens”, Colóquio Modernidade e Mudança em Portugal (Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Dezembro)

1988 - “Manifestações musicais profanas no arquipélago dos Açores na transição do século XV para o XVI”, Congresso Internacional Bartolomeu Dias e a sua Época (Universidade do Porto; em colaboração com Adriana Latino)

1987 -“Música e liturgia na historiografia açoriana quinhentista e seiscentista”, V Encontro Nacional de Musicologia (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, com Adriana Latino)*

1986 - “O piano e a sociedade açoriana oitocentista: subsídios para um estudo organológico em Ponta Delgada”, IV Encontro Nacional de Musicologia (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian)*

1985 - “A importância da música na publicidade em Portugal”, III Encontro de Nacional de Musicologia (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian; com Nuno Ivo Cruz)*

Acções do Documento