Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Ladan Eftekhari

Ladan Eftekhari

Investigadora integrada. Professora. Interesses: Música do Século XIX, Música e Literatura.

(FOTO)

Ladan Taghian Eftekhari

ladan.eftekari@gmail.com

Domínio da especialização e interesses de investigação/Domain of Specialization and Research Interests

Estética musical/Investigação interdisciplinar

2007 - Pós-doutoramento em música-literatura sobre tema “Xerazade, fonte de inspiração musical”, Universidade Nova de Lisboa, estudo em curso (Portugal).

2006- Certificado de Estudo de História da Arte (disciplina isolada I e II) na ARCA (Escola Universitária das Artes de Coimbra). (Portugal).

1998- Doutoramento em “ Esthetique, Science et Technologie de la Musique ”, Universidade de Paris VIII Saint-Denis (França).

1993- D.E.A, em musicologia, na Universidade PARIS VIII, SAINT-DENIS. (França).

1991- Maîtrise em musicologia, na Universidade de PARIS VIII, SAINT-DENIS (França).

1984-85- Formação em Estudos Musicais Iranianos no Centro da Musica Oriental na Universidade Paris I- Sorbonne (França)

Livros (autor) / Books (author)

Artigos em revistas nacionais com arbitragem cient í fica / Papers in national periodicals with referees

2004- "Ta´zyieh et le théâtre de Moyen Âge", Pol-e-Firuzeh , V.3 , nº 12, Summer 2004, pp150-178.

2004-“de energia na música”, Revista CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical) da Universidade do Porto em colaboração com a Escola Superior de Educação do Porto, nº 6, pp.127-135.

1995- “Femmes Compositeurs”, no Colóquio Le temps de la Femme , Confluências , Revista do Instituto de Estudos Franceses de Faculdade de Letras de Universidade de Coimbra, nº 13, pp. 183-189.

1991- “João Domingos Bomtempo, fondateur et ”, Confluências , Revista do Instituto de Estudos Franceses de Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, nº 7, pp. 67-74.

2003- “a Garrett et João Domingos Bomtempo, co-fondateurs du Conservatoire d'Arts Dramatiques”, actas do Congresso Internacional Comemorativo do Bicentenário do Nascimento do Escritor, Almeida Garrett - um Romântico, um Moderno , Vol II, Imprensa National-Casa das Moedas, Lisboa, pp. 417-424.

Outras publicações / Other publications

2001- “Mozart, pedagogo do génio”, Variações Musicais , Colecção Politécnico da Guarda. pp. 83-101.

Ensaios musicológicos e críticos / Critical and musicological essays

Edições musicais / Musical editions

2004- Coordenadora de organização do número subordinado ao tema "Musica Migrante", Pol-e-Firuzeh, Rrevista da Centro de Investigação Cultural do Irão com a colaboração do CESEM . Vol.3 , nº 12.

Comunicações/ Lectures and Papers

2006- “Orient dans les oeuvres des compositeurs portugais”, no Colóquio Mediterrâneo e Globalização , Universidade de Coimbra, 7.3
2005- “Lamento das almas” no 1º Congresso da Música de Ta'ziyeh , Terão, 7.4

2004a- “Diálogos Ocidente/Oriente na Música” [Conferencia] Fórum dos Artistas , Teerão- Irão, 14.4

2004b- “Aculturação da música”, Vª Jornadas da Música de Escola Superior de Educação de Guarda, 25.5

2004c- “Femme, Musique, Société”, Colocquio Internacional L'Oeuvre critique et romanesque d'Evelyne Accad , organizada pela Case Western Reserve University of Clevland, Ohaio-USA, Paris, 17.6

2004d- “Problema de energia na música”, VIIº Escola de Outono , organizada pela Escola Superior de Educação e Faculdade de Psicologia e ciências da Educação do Porto. 24.9.

2003-4e “Interpretação Musical” [Conferencia], Universidade de Coimbra, 29.5.2003, repetido 30.5.2004.

2003- “Bomtempo e o seu tempo”, ciclo de conferências de Visões de Musica , organizada pelo CESEM e Centro Nacional de Cultura, Março.10.3

2002- “ Abu Nasr Farabi, filosofo da música”, XI Encontro de Musicologia , organizada pelo Associação Portuguesa de Ciências Musicais em Lisboa, Maio.

2002- “ A música iraniana percorre o mundo”, Colóquio de Ocidente, Oriente, um diálogo , Universidade Lusófona em Maio. 17.5.

2001- “Leopold Mozart, pedagogo do génio”, III Jornadas da Musica da Escola Superior da Guarda em Abril. 27.4.

2000- “Musica, instrumento do ensino da língua estrangeira”, IIª Jornadas da Musica da Escola Superior de Educação da Guarda.17.5.

1999- “Almeida Garrett et João Domingos Bomtempo, co-fondateurs du Conservatoire d'Arts Dramatiques”, Congresso Internacional Garrett, um romântico, um moderno , Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Outubro.
1994- “Les Femmes Compositeurs”, no colóquio Le temps de la Femme , Instituto de Estudos Franceses, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Outubro.
1992- “João Domingos Bomtempo: Itineraire d'une Création”, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Maio.

2007-2008- Actividade docente como professor auxiliar na Universidade de Coimbra (20%).

2007- Leccionação do Seminário de “Estética musical” do curso do mestrado de Estudos Artísticos de Universidade de Coimbra.

2000-2007- Actividade docente como professora coordenadora da Escola Superior de Educação da Guarda.