Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Jorge Matta

Jorge Matta

Investigador integrado. Professor Auxiliar, Dep. de Ciências Musicais, FCSH-UNL . Interesses: Música do Século XVIII, Estudos de Interpretação.


Curriculum Vitae

 

img matta

Jorge Matta

jorgematta1@gmail.com


Domínio de especialização e interesses de investigação 

Música instrumental em Portugal, século XVIII
Vilancicos, século XVII
Interpretação na música coral

 

Formação académica

2006, Doutoramento em Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

1995, Mestrado em Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

1988, Licenciatura em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

1982, Curso de Direcção de Orquestra, Londres (prof. Colin Metters)

1975, Curso Superior de Educação pela Arte, Conservatório Nacional de Lisboa

1973, Curso de Direcção Coral, Fundação Gulbenkian (prof. Michel Corboz e José Aquino)

 

Funções desempenhadas

Professor auxiliar na FCSH, UNL, Departamento de Ciências Musicais

Maestro-assistente do Coro Gulbenkian , desde Abril de 1976

Fundador, maestro e director artístico da Orquestra de Câmara de Lisboa , 1981-1986

Maestro convidado pelos agrupamentos Coro da Radiodifusão da Baviera , Collegium Instrumentale de Bruges , Orquestra Sinfónica da R. D. P. , Orquestra de Câmara do Porto , Macau Sinfonieta , Orquestra Musicatlântico , Orquestra de Câmara Sousa Carvalho , Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras , Orquestra Metropolitana de Lisboa , Orquestra do Norte

Director do Teatro Nacional de S. Carlos, em 2000/2001

Presidente da Comissão de Acompanhamento das Orquestras Regionais, Ministério da Cultura, desde Abril de 2002

Membro da Comissão de Avaliação de Cursos Superiores Politécnicos, em 2005

Professor, desde 1976 e até à sua extinção, da Escola Superior de Educação pela Arte, Conservatório Nacional de Lisboa

Assistente-convidado, em 2000/2003, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto

Monitor do Centro de Formação da R.T.P., área de música, 1989/95

Monitor de Cursos para Formadores em Audiovisuais e de um Curso de Tecnologias de Televisão (1995 e 1996) da Universidade Aberta, área de música

Professor de Direcção Coral no Curso de Música Sacra promovido pela Comissão Nacional de Música Sacra, Fátima, 2005

Professor de Direcção Coral no Curso de Música Sacra promovido pela Diocese de Lisboa, Igreja da Graça-Lisboa, 2005/06

Consultor Cultural (Música) da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, desde1990

Fundou, em 2004, o projecto-empresa Ibermusica.net, destinado à edição, divulgação e venda e música portuguesa na internet

 

Televisão

Autor, para a R.T.P., de séries de programas musicais: Música de Corte no Palácio da Ajuda , 6 programas, 1982; Tempos da Música , 12 programas, 1988; Percursos da Música Portuguesa, 13 programas , em preparação

 

Discos (como maestro)

Vilancicos “negros” do século XVII , 2007, PORTUGALER, Coro Gulbenkian e grupo instrumental

Música sacra de Pero de Gamboa e Lourenço Ribeiro , 2007, PORTUGALER, Coro Gulbenkian

Fernando Lopes-Graça , 2007, PortugalSom, Coro Gulbenkian

Joaquim Casimiro Junior , 1996, EMI, Coro Gulbenkian e grupo instrumental

Fundo Musical da Misericórdia de Lisboa , 1993, MOVIEPLAY, Coro Cantus Firmus

Opera Omnia de Diogo Dias Melgás, 1989, PORTUGALSOM, Coro Gulbenkian

Libera me de Constança Capdeville, 1988, PORTUGALSOM, Coro Gulbenkian

Canções Corais de Filipe Pires, 1987, PORTUGALSOM, Coro Gulbenkian

Música Portuguesa do Século XVIII , 1986, EMI, Orquestra de Câmara de Lisboa

 

Edições musicais

Pedro António Avondano, ópera Il mondo della luna , para o Teatro de S. Carlos, 1994

Pedro António Avondano, Trio em lá maior, para Ibermusica.net, 2005

Pedro António Avondano, Trio em si bemol maior, para Ibermusica.net, 2005

Francisco António de Almeida, serenata Il trionfo d'amore , para a Fundação das Descobertas (Centro Cultural de Belém) e para a Fundação Gulbenkian (colecção Portugaliae Musica )

Francisco António de Almeida, Dixit Dominus , para Ibermusica.net, 2005

Francisco António de Almeida, Magnificat , para Ibermusica.net, 2005

Francisco António de Almeida, O quam suavis , para Ibermusica.net, 2005

David Perez, Regnum Mundi , para a Fundação Gulbenkian, 1993

Luciano Xavier dos Santos, Matutine dei Morti (nº 6 e nº 7), para a Fundação Gulbenkian, 1994

Luciano Xavier dos Santos, Libera me Domine , para a Fundação Gulbenkian, 1994

Luciano Xavier dos Santos, Magnificat , para a Fundação Gulbenkian, 1995

José Joaquim dos Santos, Stabat Mater , para a Fundação Gulbenkian, 1993

José Joaquim dos Santos, Responsórios da Semana Santa (nº 3, nº 4 e nº 5), para a Fundação Gulbenkian, 1994

José Joaquim dos Santos, Miserere mei Deus , para a Fundação Gulbenkian, 1999

Marcos Portugal, Laudate Pueri Dominum , para a Fundação Gulbenkian, 1995

Santos Pinto, Septenário de Nossa Senhora das Dores , para a Fundação Gulbenkian, 1995

Joaquim Casimiro Junior, Credo para Quinta-feira Santa , para a Fundação Gulbenkian, 1995

Joaquim Casimiro Junior, Stabat Mater , para a Fundação Gulbenkian, 1995

Joaquim Casimiro Junior, Libera me , para a Fundação Gulbenkian, 1995

Joaquim Casimiro Junior, Ave Maria e Gloria Patri , para a Fundação Gulbenkian, 1995

Joaquim Casimiro Junior, Miserere , para a Fundação Gulbenkian, 1995

Nicolo Jommelli, Lauda Sion salvatorem , para a Fundação Gulbenkian, 1999

Nicolo Jommelli, Confirma hoc Deus , para a Fundação Gulbenkian, 1999

Nicolo Jommelli, Locus iste , para a Fundação Gulbenkian, 1999

António da Silva Leite, Miserere , para a Fundação Gulbenkian, 1996

João Domingos Bomtempo, Kyrie e Gloria , Credo , para a Fundação Gulbenkian, 1997

D. Pedro de Cristo, Ay mi Dios , para Ibermusica.net, 2005

D. Pedro de Cristo, Beata Dei genitrix , para Ibermusica.net, 2005

D. Pedro de Cristo, Beata Viscera Maria , para Ibermusica.net, 2005

D. Pedro de Cristo, Missa Salve Regina , para Ibermusica.net, 2005

D. Pedro de Cristo, O magnum mysterium, para Ibermusica.net, 2005

D. Pedro de Cristo, O Sacramentum pietatis , para Ibermusica.net, 2005

D. Pedro de Cristo, O Sacrum convivium , para Ibermusica.net, 2005

D. Pedro de Cristo, Panis, quem ego dabo , para Ibermusica.net, 2005

D. Pedro de Cristo, Tenebrae factae sunt , para Ibermusica.net, 2005

D. Pedro de Cristo, Tristis est , para Ibermusica.net, 2005

Cordeiro da Silva, Abertura Megara Tebana , para Orquestra do Norte, 2006

Leal Moreira, Abertura Gli Eroi Spartani , para Orquestra do Norte, 2006

Policarpo José da Silva, Concerto para violoncelo, para Orquestra do Norte, 2006

Anónimo séc. XVII, Biblioteca da Ajuda, Donde bolais pensamientos , para a Fundação Gulbenkian, 2005

Anónimo séc. XVII, Biblioteca da Ajuda, Picola una abeja , para a Fundação Gulbenkian, 2005

Anónimo séc. XVII, Biblioteca da Ajuda, Que tristes que estan las flores , para a Fundação Gulbenkian, 2005

Anónimo séc. XVII, Biblioteca da Ajuda, Retratar oy la niña , para a Fundação Gulbenkian, 2005

Anónimo séc. XVII, Biblioteca da Ajuda, Ya las sombras de la noche , para a Fundação Gulbenkian, 2005

Anónimo, Cancioneiro de Elvas, Antonilla es desposada , para Ibermusica.net, 2005

Anónimo, Cancioneiro de Elvas, Las tristes lagrimas mias , para Ibermusica.net, 2005

Anónimo, Cancioneiro de Elvas, Por amores me perdi , para Ibermusica.net, 2005

Anónimo, Cancioneiro de Elvas, Porque me não ves Joana , para Ibermusica.net, 2005

Anónimo, Cancioneiro de Elvas, Que sentis, coraçon mio , para Ibermusica.net, 2005

Anónimo, Cancioneiro de Elvas, Secaronme los pesares , para Ibermusica.net, 2005

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico Ola hau, quien está ahy? , para Fundação Gulbenkian, 2006

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico Qual fue la causa Señor? , para Fundação Gulbenkian, 2006

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico En un portal derribado , para Fundação Gulbenkian, 2006

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico Olá zente que aqui samo , para Fundação Gulbenkian, 2006

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico Olá plimo Bacião , para Fundação Gulbenkian, 2006

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico Olá plimo Bacião , 1646, para Fundação Gulbenkian, 2006

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico Olá plimo Bacião , 1647, para Fundação Gulbenkian, 2006

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico A de la venta , para Fundação Gulbenkian, 2007

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico A la Pax y Gloria , para Fundação Gulbenkian, 2007

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico Hay una aquila divina , para Fundação Gulbenkian, 2007

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico Un galan tan liberal , para Fundação Gulbenkian, 2007

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico Pastores, tened, parad , para Fundação Gulbenkian, 2007

Anónimo séc. XVII, Santa Cruz de Coimbra, Vilancico Dormia el sol , para Fundação Gulbenkian, 2007

 

Comunicações em Encontros e Congressos

2007, Música coral de Fernando Lopes-Graça , Performa – Encontros de Investigação em Performance, Universidade de Aveiro

2007, Fernando Lopes-Graça's choral music: characteristics and interpretation , International Symposium on Performance Science, Casa da Música, Porto

2006, A forma sonata na música orquestral portuguesa do século XVIII , Colóquio Internacional “Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo”, Cesem

2004, Pedro António Avondano e a sua ópera “Il mondo della luna” , Conservatório Nacional de Lisboa

1995, Pedro António Avondano e a sua ópera "Il mondo della luna , Encontro Musicológico, Associação Portuguesa de Ciências Musicais

1990, A Iconografia Musical do Palácio Fronteira , Conferência-visita temática do Palácio Fronteira

 

Publicações

2007, “Fernando Lopes-Graça's choral music: characteristics and interpretation”, Actas do International Symposium on Performance Science , Casa da Música, Porto

1995, “Pedro António Avondano e a sua ópera "Il mondo della luna"” Colóquio-Artes , Fundação Gulbenkian

 

Prémios

Prémio Discoboles de l'Europe , da Academia Francesa do Disco, Dezembro de 1985, atribuído ao disco “Música Portuguesa do século XVIII”

Prémio Nova Gente , 1985, Maestro – Música Clássica

Prémio Nova Gente , 1985, Disco “Música Portuguesa do século XVIII”

Louvor oficial atribuído pelo Ministro da Cultura, Abril de 2001, pelo desempenho das funções de Director do Teatro Nacional de S. Carlos

Acções do Documento