Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Joaquim Carmelo Rosa

Joaquim Carmelo Rosa

Investigador integrado. Professor, Instituto Piaget (Almada) - Interesses: Música Portuguesa séc. XIX e XX. Ensino da Música. Sociologia da Música. Iconografia Musical.

[FOTO]

Joaquim Carmelo Rosa

jqmcrosa@gmail.com

Domínio da especialização e interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

Música Portuguesa nos séculos XIX e XX, Ensino da Música, Sociologia da Música, Iconografia Musical.

PhD em Ciências Musicais - Musicologia Histórica, Royal Holloway, Universidade de Londres (2009).

Mestre em Ciências Musicais - Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (2001).

Licenciado em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (1989).

Curso Geral de Flauta de Bisel, Escola de Música do Conservatório Nacional (1988).

Curso Geral de Canto Gregoriano, Instituto Gregoriano de Lisboa (1986).

Tese / Thesis

(2009) Struggling at the margins: Musical Education in Lisbon 1860-1910, dissertação de doutoramento.

(2001) “Essa pobre filha bastarda das Artes”: A Escola de Música do Conservatório Real de Lisboa 1842-1862, dissertação de mestrado.

Livros (autor) / Books (author)

Livros (coordenador) / Books (editor)

Capítulos de livros / Chapters in books

(2002) ‘Michel’angelo Lambertini e a causa da educação musical’, Helena TRINDADE (sup.), Michel’ angelo Lambertini, 1862–1920 (Lisboa: Museu da Música), 93–101.

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica / Papers in international scientific periodicals with referees

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

(2000) 'Depois de Bomtempo: a Escola de Música do Conservatório Real de Lisboa nos anos de 1842-1862', Revista Portuguesa de Musicologia, 10 (Lisboa: Associção Portuguesa de Ciências Musicais), 83-116.

(1992/3/4-5) (em parceria com Luísa Cymbron) 'Para uma Discografia da Música Portuguesa', Revista Portuguesa de Musicologia, 2,3,4-5 (Lisboa: Associção Portuguesa de Ciências Musicais), 13-56, 197-202, 217-230.

No prelo ''O percurso académico-musical de António Fragoso: algumas questões à volta da formação do músico em Portugal nas primeiras décadas do século XX', in Paulo Ferreira de Castro (ed.), Actas do Colóquio António Fragoso e o seu tempo.

Outras publicações / Other publications

No prelo 'Conservatório', in Maria Fernanda Rollo (ed.), Diccionário de História da I República e do Republicanismo.

(2010) 'Escola de Música do Conservatório Nacional', in Salwa Castelo-Branco (ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (Lisboa: Círculo de Leitores/ Temas e Debates).

(2001) Catálogo da exposição «Uma visita ao Conservatório de meados do século XIX», (Lisboa: Escola de Música do Conservatório Nacional, documento policopiado).

Comunicações/ International Conferences and Papers

(2004) ‘A late nineteenth-century musical institution in southern Europe – the musical activities of the Lisbon’s Real Academia de Amadores de Música’, Egham, Royal Holloway: Royal Musical Association Post-Graduate Conference.

(2004) ’Music Training in Lisbon, 1860-1910 – In search of a dissertation’, London, Royal Holloway, *inform*.

(2003) ‘The School of Music of the ‘Conservatório Real de Lisboa’ in the middle of the nineteenth-century, :influences and similarities’, Egham, Royal Holloway: Post-graduate Study day.

Outras comunicações / Other papers

(2008) 'O percurso académico-musical de António Fragoso: algumas questões à volta da formação do músico em Portugal nas primeiras décadas do século XX', Lisboa, CESEM: Colóquio António Fragoso e o seu tempo.

(2005) ‘Uma instituição à procura de um espaço – A Real Academia de Amadores de Música’, Lisboa: 13º Encontro de Musicologia, da Associação Portuguesa de Ciências Musicais.

(2004) ‘A Real Academia de Amadores de Música, 1884-1910’, Lisboa: Departamento de Musicologia da FSCH da Universidade Nova de Lisboa.

(2004) ‘A colecção de programas de concerto de Michel’angelo Lambertini’, Lisboa: Biblioteca Nacional.

(2001) ‘Depois de Bomtempo: A Escola de Música do Conservatório Real de Lisboa nos anos de 1842 a 1862’, Lisboa: 11º Encontro de Musicologia da Associação Portuguesa de Ciências Musicais.

(1992) ‘Discografia da Música Portuguesa’, Lisboa: Encontro de Musicologia da Associação Portuguesa de Ciências Musicais.

Actividade Musical/Performance and Composition

(1990-1) Membro do Grupo de Música Contemporânea «Quadrivium».

(1988-9) Membro do “Quarteto de Flautas de Lisboa”.

(1986-8) Membro do Consorte de Flautas de Bisel “Canora Turba”.

(1985-6) Membro do Grupo de Música Tradicional “Ó da Casa”.

(1980-3) Membro do Coro Discante.

(1978-83) Membro da Schola Cantorum do Instituto Gregoriano de Lisboa.