Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados João Pedro Cachopo

João Pedro Cachopo

Investigador Integrado. Bolseiro de pós-doutoramento da FCT. Interesses: filosofia contemporânea (estética e política), ópera, literatura.

Curriculum Vitae

 

[foto]

 

 

João Pedro de Bastos Gonçalves Cachopo

jpcachopo@gmail.com

http://fcsh-unl.academia.edu/JoãoPedroCachopo

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1407462354779357

 

Domínio da especialização e interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

 

- Filosofia contemporânea
 (estética e política)

- Musicologia (estética e sociologia)

- Estudos de ópera

- Estudos literários

 

Formação Académica / Education

 

- Doutoramento (PhD); menção: muito bom com louvor e distinção por unanimidade; Filosofia Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa, 2006-2011; título da dissertação: “Verdade e Enigma no Pensamento Estético de Adorno”; orientação: Maria Filomena Molder.

- Licenciatura; média: 17/20, Ciências Musicais/Filosofia, Universidade Nova de Lisboa, 2001-2005.

- Curso Complementar de Formação Musical; média: 17/20, com 5º grau de Piano em 2002 (18/20), Escola de Música do Conservatório Nacional, 1998-2008.

 

Publicações Relevantes / Main Publications

 

Livros / Books


- Verdade e Enigma. Ensaio sobre o pensamento estético de Adorno (Lisboa, Vendaval, 2013).

 

Livros editados / Edited Books

 

- Com Unipop, Pensamento crítico contemporâneo (Lisboa: Edições 70, 2014).

 

Números de revista editados / Edited Journal Issues

 

- “Literatura e Ópera”, Textos & Pretextos, nº 18 (Primavera/Verão de 2013)

- Com Unipop, Imprópria, nº 3 (1º Semestre de 2013).

- Com Unipop, Imprópria, nº 2 (2º Semestre de 2012).

- Com Unipop, Imprópria, nº 1 (1º Semestre de 2012).

 

Capítulos de livros / Chapters in books

 

- “O paradoxal em filosofia e o enigmático em arte: Uma introdução ao pensamento crítico de Theodor W. Adorno”, in Pensamento Crítico Contemporâneo (Lisboa: Edições 70, 2014), pp. 13-31.

- "Filosofia e crítica. Em torno dos conceitos de 'genealogia' e de 'normatividade'", in Ética, Crise e Sociedade, ed. Gonçalo Marcelo and Michel Renaud (Famalicão: Edições Húmus, 2011), pp. 419-430.

- “Como rasgar o firmamento ? A arte e o “fora” em Deleuze e Adorno”, in “Fora” da filosofia, ed. Golgona Anghel and Eduardo Pellejero (Lisboa: CFCUL, 2010), pp. 39-63.

- “Médiation et énigme dans la pensée musicale d’Adorno”, in Présents musicaux, ed. Jean-Paul Olive (Paris: L’Harmattan – Collection Arts 8, 2009), pp. 171-192.

[http://www.academia.edu/1548944/Mediation_et_enigme_dans_la_pensee_musicale_dAdorno]

 

Artigos em revistas com arbitragem científica / Articles in journals with referees

 

- “Disagreeing before acting: the paradoxes of critique and politics from Adorno to Rancière”, Theoria & Praxis: International Journal of Interdisciplinary Thought, vol. 1, nº 1, pp. 64-77.

[http://pi.library.yorku.ca/ojs/index.php/theoriandpraxis/article/viewFile/36913/33549]

- “O que escutamos, o que nos fala: cinco variantes em torno do gesto musical”, Música Hodie, vol. 13, nº 1 (2013), pp. 155-161.

[http://revistas.ufg.br/index.php/musica/article/view/25824/14830]

- “Da verdade da aparência à do enigma: Para uma reavaliação contemporânea da estética de Adorno”, Artefilosofia, Ouro Preto, nº 13 (Dezembro de 2012), pp. 89-105.

[http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_13/(8)Cachopo.pdf]

- “A aura na era do seu anunciado declínio: Em torno de Cópia fiel de Abbas Kiarostami”, Viso – Cadernos de Estética Aplicada, Rio de Janeiro, nº 10 (Janeiro - Dezembro de 2011), 10 pp.

[http://www.revistaviso.com.br/pdf/Viso_10_JoaoPedroCachopo.pdf]

- “Uma revisão crítica da leitura habermasiana da Dialéctica do Iluminismo de Adorno e Horkheimer”, Saberes, Natal – RN, vol. 1, nº 1 (Dezembro de 2008), pp. 57-70.

 

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

 

- “Bringing Wagner’s Case up to Date: On the Philosophical Consequences of Wagner”, in Proceedings of the Conference The Consequences of Wagner (org. CESEM/FCSH-UNL), Lisboa, 2009, pp. 232-242.

 

 

Outros artigos e ensaios / Other articles and essays

 

- “O espectro de Wagner ensombra o cinema contemporâneo: Às voltas com Tarantino, Trier e Mallick”, in ESC:ALA, nº 1.

[http://escalanarede.com/2014/02/04/o-espectro-de-wagner-ensombra-o-cinema-contemporaneo-as-voltas-com-tarantino-trier-e-malick/]

- “Para uma genealogia filosófica da crítica”, Imprópria, Lisboa, Unipop/Tinta-da-China, nº 1 (1º Semestre de 2012), pp. 44-56.  

[http://www.unipop.info/images/JPCachopo_Critica_Imp_n1.pdf]

- “Amar ou partir. Notas sobre a política de Dido and Aeneas”, in Dido e Aeneas. Henry Purcell (Lisbon, TNSC, July 2009), pp. 43-52.

[https://www.academia.edu/1548312/Amar_ou_partir._Notas_sobre_a_politica_de_Dido_and_Aeneas]

- “A actualidade do caso Wagner”, in Obras de Richard Wagner (Lisbon, TNSC, October 2008), pp. 5-13.

[https://www.academia.edu/1548287/Notas_sobre_a_actualidade_do_caso_Wagner]

 

Outros textos musicológicos / Other musicological texts

 

[2010/2011]

- “Cavalleria Rusticana / Mascagni in breve” (Lisboa, TNSC, Novembro de 2010).

- “Il cappello di paglia di Firenze / Nino Rota in breve” (Lisboa, TNSC, Maio de 2011).

- “Carmen / Bizet in breve” (Lisboa, TNSC, Junho de 2011).

 

[2009/2010]

- “Götterdämmerung / Wagner in breve” (Lisboa, TNSC, Outubro de 2009).

- “L’occasione fa il ladro / Rossini; Trouble in Tahiti / Bernstein in breve (Lisboa, TNSC, Janeiro de 2010).

- “Die Fledermaus / J. Strauss in breve” (Lisboa, TNSC, Fevereiro de 2010).

- “Niobe. Regina di Tebe / A. Steffani in breve” (Lisboa, TNSC, Março de 2010).

- “Le nozze di Figaro / Mozart in breve” (Lisboa, TNSC, Abril de 2010).

- “Eugene Onegin / Tchaikovsky in breve” (Lisboa, TNSC, Junho de 2010).

- “Dona Branca / A. Keil in breve” (Lisboa, TNSC, Setembro de 2010).

 

[2008/2009]

- “Siegfried / Wagner in breve” (Lisboa, TNSC, Setembro de 2008).

- “The Telephone / Menotti; Comedy on the Bridge / Martinu in breve” (Lisboa, TNSC, Novembro de 2008).

- “Faust / Gounod in breve” (Lisboa, TNSC, Janeiro de 2009).

- “La bohème / Puccini in breve” (Lisboa, TNSC, Fevereiro de 2009).

- “Salome / Richard Strauss in breve” (Lisboa, TNSC, Março de 2009).

- “Agrippina / Händel in breve” (Lisboa, TNSC, Abril de 2009).

- “Don Giovanni / Mozart in breve” (Lisboa, TNSC, Maio de 2009).

- “Dido and Aeneas / Purcell in breve” (Lisboa, TNSC, Julho de 2009).

 

[2007/2008]

- “Rigoletto / Verdi in breve” (Lisboa, TNSC, Dezembro de 2007).

- “La Clemenza di Tito de Mozart in breve” (Lisboa, TNSC, Fevereiro de 2008).

- “Aleko e Francesca da Rimini / Rakhmaninov in breve” (Lisboa, TNSC, Março de 2008).

- “Les Contes d’Hoffmann / Offenbach in breve” (Lisboa, TNSC, Abril de 2008).

- “Tosca / Puccini in breve” (Lisboa, TNSC, Maio de 2008).

 

[2006/2007]

- “Così fan tutte / Mozart in breve” (Lisboa, TNSC, Novembro de 2006).

- “Génesis Suite / Schönberg, Milhaud, Castelnuovo-Tedesco, Stravinski; Oedipus Rex / Stravinski in breve” (Lisboa, TNSC, Dezembro de 2006).

- “Wozzeck / Alban Berg in breve” (Lisboa (Belém), TNSC/CCB, Janeiro de 2007).

- “Die Walküre / Wagner in breve” (Lisboa, TNSC, Fevereiro de 2007).

- “Motezuma / Vivaldi in breve” (Lisboa, TNSC, Abril de 2007).

- “L’italiana in Algeri / Rossini in breve” (Lisboa, TNSC, Maio de 2007).

- “Macbeth / Verdi in breve” (Lisboa, TNSC, Maio de 2007).

- “María de Buenos Aires / Piazzolla in breve” (Lisboa, TNSC, Junho de 2007).

 

Outros textos / Other texts

 

- “Palavra de ordem”, Imprópria, Lisboa, Unipop/Tinta-da-China, nº 1 (1º Semestre de 2012), p. 111.

 

Traduções / Translations

 

- Jacques Rancière, Nas margens do político [Título original: Aux bords du politique], trad. Vanessa Brito e João Pedro Cachopo (Lisboa, KKYM, 2014).

- Georges Didi-Huberman, Imagens apesar de tudo [Título original: Images malgré tout], trad. Vanessa Brito e João Pedro Cachopo (Lisboa, KKYM, 2012).

- Bernard Aspe, “Mais tarde é agora” [“Plus tard est maintenant”], trad. João Pedro Cachopo, in Imprópria, Lisboa, Unipop/Tinta-da-China, nº 2 (2º Semestre de 2012), pp. 10-16.

- Georges Didi-Huberman, “Coisa pública, Coisa dos povos, Coisa plural”, trad. João Pedro Cachopo, in A República por Vir: Arte, Política e Pensamento para o Séc. XXI, ed. Leonor Nazaré e Rodrigo Silva (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011), pp. 41-72.

- Georges Didi-Huberman, O que nós vemos, o que nos olha [Título original: Ce que nous voyons, ce qui nous regarde], trad. Golgona Anghel e João Pedro Cachopo (Porto, Daphne, 2011).

 

Recensões / Reviews

 

- Recensão crítica a Bruno C. Duarte (org.), Lógica Poética. Friedrich Hölderlin, in Revista Colóquio/Letras, n.º 181, Set. 2012, pp. 250-253.

 

Entrevistas / Interviews

 

- Entrevista a António Pinho Vargas e Manuel Gusmão: “Em busca d’Os Dias Levantados”, em Textos & Pretextos, nº 18, “Literatura e Ópera” (Primavera/Verão, 2013), pp. 88-105.

 

Comunicações / Lectures and Papers

 

 

[2013]

(8) “Estranging Adorno: the Enigmatical Politics of Aesthetics”. Comunicação apresentada na International Conference: “Adorno: Impact and Influences”, Egham, Royal Holloway, University of London, 13 de Novembro de 2013.

(7) “O espectro de Wagner ensombra o cinema contemporâneo: Às voltas com Tarantino, Trier e Malick”. Comunicação apresentada (num painel sobre “Ópera e Cinema”) no ENIM-2013 (org. SPIM), Palácio da Cidadela de Cascais, Cascais, 1-3 de Novembro de 2013.

(6) “Entre o belo, o sublime e o enigmático: Adorno, Lyotard, Rancière e a política da estética hoje”. Palestra por convite na UFFRJ, Rio de Janeiro (Brasil), 11 de Setembro, 2013.

(5) “’Compreender o incompreensível’: sobre o (des)encontro hermenêutico entre os pensamentos de Gadamer e Adorno”. Palestra por convite na UFMG, Belo Horizonte (Brasil), 9 de Setembro de 2013.

(4) “A emancipação do espectador de Nietzsche a Rancière: para uma genealogia heterodoxa da política da arte”. Comunicação apresentada no 11º Congresso Internacional de Estética: “Gosto, Interpretação e Crítica”, Belo Horizonte (Brasil), UFMG, 3-6 de Setembro de 2013.

(3) “How does the spectator act? Benjamin and Rancière on the task of the spectator-translator”. Comunicação apresentada no 19th International Congress of Aesthetics: "Aesthetics in Action" (org. Polish Society of Aesthetics e International Association for Aesthetics), Krakow, Jagiellonian University in Krakow, 21-27 de Julho de 2013.

(2) “Entre crítica e emancipação: o lugar do espectador de Benjamin e Adorno a Rancière”. Apresentação no Seminário “Pop, Crítica, Política” (org. Unipop), Lisboa, FBAUL, 25 de Maio de 2010.

(1) “A ópera aos olhos do cinema: duas leituras de Fitzcarraldo e de E la nave va em discussão”. Comunicação apresentada no seminário “Música, Teoria Crítica e Comunicação” (org. CESEM), Lisboa, FCSH-UNL, 11 de Abril de 2013.

 

[2012]

(6) “A chronicle of a survival foretold?: Benjamin and the task of translating opera into film”. Conferência por convite na University Durham (UK), Durham, 27 de Novembro de 2012.

(5) “Opera’s screen metamorphosis: the resilience of a genre or a matter of translation?”. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional: “Opera and cinema: the politics of an encounter” (CESEM/INET-MD), Lisboa, Teatro Nacional de São Carlos, 9-10 de Novembro de 2012.

(4) “Disagreeing before acting: on the paradoxical uses of critique today”. Comunicação apresentada na 2nd Critical Studies Research Group Conference: “The Politics of Critique”, Critical Studies Research Group (CSRG), University of Brighton, 18-19 de Julho de 2012.

(3) “Tem a arte um potencial emancipatório que lhe é próprio? Notas para uma discussão sobre política, emancipação e a obscura distinção da arte”. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional: “A produção do real: arte, economia e cultura” (Laboratório de Curadoria/Guimarães-Capital europeia da cultura), Guimarães, 22-24 de Junho de 2012.

(2) “Política do dissenso: os usos paradoxais da crítica de Adorno a Rancière”. Comunicação apresentada no Congresso Internacional “Critical Theory Revisited” (org. CEHUM), Braga, 21-22 de Junho de 2012.

(1) “O lugar do espectador em questão: clarividência e/ou emancipação?”. Comunicação apresentada no seminário “Música, Teoria Crítica e Comunicação” (org. CESEM), Lisboa, 24 de Maio de 2012.

 

[2011]

(4) “Ulisses e o canto das sereias revisitados. Notas sobre a relação entre filosofia e música”. Comunicação apresentada (num painel sobre “Música e Filosofia”) no ENIM-2011 (org. SPIM), Casa da Música, Porto,  25-27 de Novembro de 2011.

(3) “Ce que nous écoutons, ce qui nous parle. Notes pour une politique du geste musical.” Comunicação apresentada no 2º Fórum internacional – Itinerários Musicais: “Música e Gesto” (org. CESEM), Lisboa, 28-30 de Outubro de 2011.

(2) “A aura na época da proliferação das imagens. Em torno de Cópia Certificada de Abbas Kiarostami”. Comunicação apresentada no Congresso Internacional: “Imagem, Imaginação, Fantasia: Vinte anos sem Vilém Flusser” (org. IFAC-UFOP), Ouro Preto (Brasil), 18-21 de Outubro de 2011.

(1) “Le dissensus démocratique. Comment désordonner un mot d’ordre?”. Comunicação apresentada na Conferência Internacional: “Jacques Rancière – Entre nós e as palavras: a filosofia contra o consenso” (org. CEIL), Lisboa, 15-16 de Março de 2011.

 

[2010]

(4) “Estética e política no pensamento de Adorno”. Apresentação no Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo: Estética e Política (org. Unipop), Fábrica de Braço de Prata, Lisboa, 15 de Maio de 2010.

(3) “Para uma micropolítica da ópera”. Apresentação por convite no CESEM, Lisboa, 12 de Maio de 2010.

(2) “Das kontradiktorische Verhältnis der Kritiken Nietzsches und Adornos an Wagner.” Apresentação por convite no seminário do Prof. Dr. Christian Kaden, Humboldt-Universität, Berlim, 4 de Maio de 2010.

(1) “Pensamento e literalidade. Notas adornianas a partir de Kafka et al.”. Conferência por convite (org. CEIL), FCSH, Lisboa, 25 de Março de 2010.

 

[2009]

(10) “Bringing Wagner’s Case up to Date. On the Philosophical Consequences of Wagner”. Comunicação apresentada na Conferência internacional: “Consequences of Wagner” (org. CESEM) Culturgest/TNSC, Lisboa, 26-28 de Novembro de 2009.

(9) Repensar a crítica imanente. Notas sobre os conceitos de ‘genealogia’ e de ‘normatividade’”. Comunicação apresentada no Simpósio internacional “Ética, Crise e Sociedade”, FCSH-UNL, Lisboa, 13-14 Outubro de 2009.

(8) “Paradox and Critic. Some Thoughts on an Unexpected Affinity between Deleuze and Adorno”. Comunicação apresentada no “CONNECTdeleuze: The Second International Deleuze Studies Conference,” Universität zu Köln, Köln, 10-12 de Agosto de 2009.

(7) “How political is music? An approach through Adorno and Rancière”. Comunicação apresentada na Conferência internacional: “Sociology of music. Tendencies, Issues, Perspectives” (org. CESEM), Culturgest, Lisboa, 23-25 de Julho de 2009.

(6) “Politique(s) de la musique. Quelques notes sur les concepts de ‘médiation’ et de ‘partage du sensible’”. Apresentação por convite no seminário: “Aura et littéralité” (org. Jean Paul Olive), Université Paris 8, Paris, 18 de Junho de 2009.

(5) “Entre ontologia e política. Apontamentos sobre os pensamentos de Adorno e Deleuze”. Comunicação apresentada na Graduate Conference of Philosophy, Universidade de Évora, Évora, 4-6 de Junho de 2009.

(4) “Perspectivas contemporâneas sobre o ‘caso Wagner’. Badiou e Zizek em torno de Parsifal”. Apresentação no Seminário de Formação Avançada (CESEM), Lisboa, 3 de Junho de 2009.

(3) “Adorno e o pensamento crítico contemporâneo”. Apresentação por convite no Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo (org. Unipop), Arte à Parte – Associação cultural de música e teatro, Coimbra, 28 de Maio de 2009.

(2) “How critical is paradox? Critical Theory and Post-Structuralism”. Comunicação apresentada na 1st Graduate Conference: "The Future(s) of Critical Theory", Institut für Philosophie der J. W. Goethe-Universität Frankfurt, Frankfurt am Main, 19-21 de Março de 2009.

(1) “Adorno e o pensamento crítico contemporâneo”. Apresentação por convite no Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo (org. Unipop), Fábrica de Braço de Prata, Lisboa, 31 de Janeiro de 2009.

 

[2008]

(2) “A escrita de Nava. Como tocar o céu sob as entranhas?”. Comunicação por convite no Seminário: “Fora da Filosofia (III)”, Centro Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 30 de Maio de 2008.

(1) “Como rasgar o firmamento ? A arte e o «fora» em Adorno e Deleuze”. Comunicação apresentada na Conferência “Poéticas – Escrever: Porquê, para quê, para quem?”, Centro Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 22 de Março de 2008.

 

[2006]

(1) “Médiation et énigme dans la pensée musicale d’Adorno”. Apresentação por convite num seminário sobre Adorno (org. Jean-Paul Olive), Université Paris 8, Paris, 1 de Junho de 2006.

 

Línguas:

 

Português (nativo)

Inglês

Leitura – Excelente; Escrita – Excelente; Oralidade – Excelente

Francês

Leitura – Excelente; Escrita – Excelente; Oralidade – Excelente

Alemão

Leitura – Excelente; Escrita – Bom; Oralidade – Bom

Acções do Documento