Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Francisco Monteiro

Francisco Monteiro

Investigador integrado. Professor Adjunto, Esc. Sup. de Ed., Inst. Pol. do Porto. Interesses: Música Contemporânea, Estudos de Interpretação.

 

Curriculum Vitae

 

[FOTO]

 

 

Francisco José Dias Santos Barbosa Monteiro

franciscomonteiro@hotmail.com

 

Domínio da especialização e interesses de investigação/Domain of Specialization and Research Interests

Música Contemporânea Portuguesa
Análise Musical
Estética Musical
Interpretação
Composição

 

Formação Académica/Education

2003 Doutoramento (PhD) em Música contemporânea, University of Shefield (UK) .

1995 Mestrado Ciências Musicais, Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras.

1985 Diploma de Concerto - piano, Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Wien (Actualmente Universidade de Música e Artes Performativas de Viena, Austria).

1977 Curso Superior de Piano, Conservatório de Música do Porto, 19 valores.

 

Participação em projectos/Participation in Research Projects

Desde 2004 - Revista "Performance Online" - Revista de Estudos de Performance": co-editor de revista on-line, numa colaboração do CESEM (FCSH, Un. Nova Lisboa) e UNICA (Un. Aveiro).

Desde 2003 - Música para piano de Jorge Peixinho - recuperação de manuscritos, análise e interpretação.

2005 a 2007 - Projecto "Recepção de crianças e adolescentes a música erudita do séc. XX" - projecto internacional (Portugal, Brasil) em colaboração com Doutora Graça Palheiros (CIPEM, Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto
Porto, Portugal) e Beatriz Ilari (Departamento de Artes – Universidade Federal do Paraná Curitiba, PR, Brazil.

 

Publicações Relevantes/Main Publications

Teses / Theses

2003 - The Portuguese Darmstadt Generation ¾ The Piano Music of the Portuguese Avant-Garde , Dissertação de Doutoramento, University of Shefield (UK) .

Orientadores: Profs. Drs. Georg Nicholson e Peter Hill.

1995 - Interpretação e Educação Musical - formação de instrumentistas e teoria da intrerpretação musical: estudo comparativo, Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras.

Orientador: Prof. Dr. Gerhard Doderer.

 

Livros (autor) / Books (author)

2007 - “Interpretação Musical – teoria e prática”, F. Monteiro e Ângelo Martingo (ed.) Ed. Lisboa: Colibri/CESEM, Lisboa.

1997 - "Interpretação e Educação Musical", Porto: Fermata.

   

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

1999 -   "Interpretação Musical: princípios semiológicos para a compreensão da obra musical enquanto objecto de interpretação", in Revista Música Psicologia e Educação, n. 1, 1999, página 45, CIPEM, Porto.

2001 - "Música Nova, Vanguarda e Darmstadt, para a compreensão de uma estética musical" in Revista Música Psicologia e Educação, n. 3, 2001, CIPEM, Porto.

2001 - "Interpretação e Educação Musical" in Revista Electronica LEEME n. 8, Dezembro de 2001, Universidade de La Rioja, Logroño, (http://www.unirioja.es/dptos/dea/leeme/summarion8.html).

2004 - "O aparecimento da vanguarda em Portugal: para um estudo da música Portuguesa entre 1958 e 1965", in Revista Música Psicologia e Educação, n. 5, 2003/2004, CIPEM, Porto.

 

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

2003 - "Auto-Avaliação Como Afirmação Da Identidade", Forum Interno do I.P.P. Porto: Politema.

2007 - " Virtuosity: some (quasi phenomenological) thougts" , Proceedings of the ISPS 2007, Portugal: AEC.

 

Outras publicações / Other publications

GRAVAÇÕES DISPONÍVEIS COMERCIALMENTE:

1994 - "Mirrors" de António Pinho Vargas, in Monodia - EMI Classics, 1994.

1996 - "Nocturno para o Cabo do Mundo" de Jorge Peixinho, in Música Música Portuguesa Séc. XX, Numérica/C. M. Matosinhos,1996.

1996 - "Intermezzo III A/B" de Álvaro Salazar, in Música Portuguesa Séc. XX, Numérica/C. M. Matosinhos,1996.

2000 - "Exposed on the Cliffs of the Heart, piano music of Terry Winter Owens", piano: Francisco Monteiro. AM&M-CDs, 2000.

2002 - "Lov" ; Trio Lov (AM&M- Cds 2), 2002.

2004 - "Três Canções de Alexandre O'Neill" de Francisco Monteiro – Ana Ester Neves e Francisco Monteiro, in Águas Furtadas 6, J.U.P. 2004.

2006 - "Clotilde Rosa"; Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, (JORSOM), 2006.

COMPOSIÇÕES:
2002 - "Quinteto" - para flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano (2002). Estreia: GMCL, Julho de 2003. (15')

2002 - "5 Bagatelas" - 2 violinos 2002. (10')

2003 - "5 Bagatelas" - versão para 3 clarinetes (2002). Estreia: alunos da Universidade Católica Portuguesa, Abril de 2003. (10')

2003 - "3 canções de Alexandre O´Neill"; soprano e piano (2003). Estreia: Ana Ester Neves e Francisco Monteiro, Outubro de 2003. (8'.

2003 - "Piccola Fantasia" – violino solo (2003). (5')

2003 - "3 canções populares Portuguesas" – 4 arranjos e doubles de canções da tradição oral portuguesa (Oh Bento, Oh Bento – double, Alleluia, Eu ai), para 3 vozes femininas. (Setembro de 2003). (10')

203 - "Delta" – trio para oboé, clarinete e fagote (Dezembro de 2003). (8')

2004 - "Pequeno Ritual" – trio para flauta, clarinete e piano (2004) (6'). Estreado em Janeiro de 2004 (Rostos da Vanguarda) – Pedro Couto Soares (fl.), Carlos Alves (cl.), Francisco Monteiro (p.)

2004 - "Concerto Campestre" – sobre texto de Vasco Graça Moura, para soprano, fl., cl., perc., vl., vla., vlc., hrp. (Julho de 2004) Encomenda do G.M.C.L. , a quem é dedicado. Estreia a 3 de Abril de 2005 (C.C.B.)

2004 - Suite para Orquestra de cordas (Setembro de 2004). (14')

2005 - Tehilim I, II e III,3 peças para piano solo (Junho 2005) (10')

2005 - Ritual II - violino, violoncelo e piano (2005)

2006 - "O virtus Sapientiae" - para coro misto a 4 vozes (2006)

2006 - "Moise salió" - para coro misto a 8 vozes (2006)

2006 - 3 peças para contrabaixo solo (2006).

2007 - "Chaconne" para clarinete baixo (2007).

2007 - "Docas", para fl., cl., perc., vl., vla., vlc., hrp (6') . (2007)

2007 - "Lamentatio" para clarinete e piano (10') (2007).

Ensaios musicológicos e críticos / Critical and musicological essays

Edições musicais / Musical editions

REVISÃO DE PARTITURAS:
1997 - Obras de piano de Claudio Carneyro: Jogos Florais, Prelúdio de Velhas Eras, Carrilhôes de Bronze, Carrilhôes de Prata, Musicoteca, Lisboa, 1997.

1999 - Obras de piano de Fernando Lopes Graça - 8 Bagatelas, 9 Danças Breves, Musicoteca, Lisboa, 1999.

2000 - Obras de piano de Jorge Peixinho: Musicoteca, Lisboa, 2000.

 

Imprensa diária e semanal / Daily and weekly press

1994 -   "Partituras - Mirrors de António Pinho Vargas", in Revista da Música, n. 3, página 97, Dezembro 1994, Edições A.A.A., Lisboa.

1995 - "Partituras - Caleidoscópio/Monólogo de Filipe de Sousa", in Revista da Música, n. 4, página 97, Janeiro/Fevereiro 1995, Edições A.A.A., Lisboa.


1999 - "Músicas Mutantes", in Por Amor A Arte, n. 2, página 4 , 1999, Porto.

1999 - "Composição Musical versus Música Contemporânea", in Educação Musical, n.103, Outubro/Dezembro, 1999, APEM, Lisboa.

2004 - "Oh Bento, Oh Bento – double, Alleluia" - 3 das obras para 3 vozes femininas, suplemento à Revista da APEM, Lisboa, 2004.  

 

Comunicações/ Lectures and Papers

(ver também Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings)

2004 - Francisco Monteiro, "O Outro lado da Vanguarda", Encontro de Música Contemporânea, Novembro de 2004 - Universidade de Rioja - Logrono.

2006 - Francisco Monteiro, "Estudos de Interpretação de Compositores contemporâneos Portugueses", Encontro Anual, Instituto Piaget Viseu. Maio de 2006.

2006 - Francisco Monteiro, “ Jorge Peixinho: uma outra visão da vanguarda” Conferência Festivais de Outono, Universidade de Aveiro, DeCa, 7 de Novembro de 2006.

2006 - Graça Boal Palheiros (apresentação), Francisco Monteiro, Beatriz Senoi Ilari, “Children's responses to 20th century ‘art' music, in Portugal and Brazil”, International Society for Music Education, World Conference 2006, 16-21 Julho, Kuala Lumpur, Malásia.

2006 - Graça Boal Palheiros (apresentação), Francisco Monteiro, Beatriz Senoi Ilari, “Children's responses to 20th century ‘art' music, in Portugal and Brazil”, 9th International Conference on Music Perception and Cognition (ICMPC), 22 - 26 Agosto 2006, Universidade de Bolonha, Bolonha, Itália.

2006 - Francisco Monteiro, "Jorge peixinho - a música para piano", Encontro do DECA, Universidade de Aveiro, Aveiro. Novembro de 2006.

2007 - Francisco Monteiro, "Jorge Peixinho - particularidades de um caminho pessoal", recital-conferência, Performa - Encontro Internacional sobe Investigação em Performance, Universidade de Aveiro, Aveiro, Maio de 2007.

2007 - Francisco Monteiro, "Virtuosity: Some (quasi phenomenological) thoughts", Congresso ISPS, Porto, Casa da Música, Novembro de 2007.

 

Outras actividades / Other activities

Actividade Docente

De 1977 a 1989 professor de piano nos Conservatórios de Música de Braga e Porto

Desde 1995 Professor Adjunto na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto

De 1990 a 1995 Assistente na ESE – IPP.

Desde 1995 Professor Adjunto do Quadro Docente da ESE – IPP.

Desde 2002 docente convidado do Curso de Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra - Fac. de Letras

Actividade como Pianista

Apresenta-se anualmente a público cerca de 12 a 20 vezes em recitais a solo e inserido em grupos de câmara.

Especialização em música do séc. XX, música contemporânea e música portuguesa.

Música De Câmara: grupos e instrumentistas

Grupos Tritonos , Música Nova , trio Lov, Orchestrutópica, Oficina Musical e Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Actualmente membro da Oficina Musical e Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.

Duos, trios e quartetos com muitos instrumentistas, entre os quais -

Canto: Margarida Magalhães, Rosário Ferreira, Rui Taveira, Sílvia Mateus, António Salgado, Ana Ester Neves, Pedro Telles, Filipa Lã.

Arcos: Pedro Pacheco, Alberto Gaio Lima, Anna Kratoshvilova, Radu Ungureanu, José Machado, Paulo Gaio Lima, Miguel Rocha, Jaroslav Mikus, Jedd Barahal, Peter Beifuss, Adriano Aguiar.

Sopros: Américo Aguiar, Carlos Alves, Américo Costa, Eduardo Lucena, Olavo Tengner Barros, Pedro Couto Soares.

Piano: Jaime Mota, Jorge Peixinho, Madalena Soveral.

 

Primeiras audições

Primeiras audições absolutas de obras para piano de Álvaro Salazar, Jorge Peixinho, Christopher Bochmann, Carlos Azevedo, Clotilde Rosa, Terry Owens. Primeiras audições absolutas de obras de música de câmara de Álvaro Salazar, Cândido Lima, João Pedro Oliveira, Filipe Pires, Christopher Bochmann, Carlos Azevedo, Clotilde Rosa, Armando Santiago, Fernando Lapa, José Júlio Lopes, António Sousa Dias, João Madureira, Ivan Moody, Eurico Carrapatoso, Pedro Carneiro, etc.

Primeiras audições em Portugal de obras de Xenakis, Donatoni, Boulez, K. Huber, Gubaidulina, Peteris Vasks, Kaya Sarayaho, Ustvolskaya, Fersowa, W. Rihm, Terry Winter Owens, etc.

Obras dedicadas de

Jorge Peixinho, Carlos Azevedo, Clotilde Rosa, Armando Santiago e Terry Winter Owens.

Apresentações no Estrangeiro Como Solista

Festivais de Udine (Itália), Festival do Lago Transimeno (Itália), Festival de Logroño (Espanha).

Recitais (não inseridos em festivais) em Salzburg e Viena (Áustria), Toulouse, Ciotat, Aix-en-Provence e Paris (França), Latina (Itália), Bruxelas (Bélgica), Sheffield, Liverpool, Keele e Warwick (Inglaterra), Nova Iorque (E.U.A.). Berlim e Colónia (Alemanha).

Apresentações No Estrangeiro em grupos de câmara

Festivais de Santa Maria del Mare (Italia), Cagliary (Itália), Festival de Música Contemporânea de Bogotá (Colômbia), Festival de Música Contemporânea de Essen (Alemanha), Festival de Música Contemporânea de Valencia (Espanha), Festival de Música Contemporânea de Baku (Roménia),

Apresentações em Portugal

Encontros de Música Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian, Festival de Música de Coimbra, Bienal de Arte de V. N. de Cerveira, Festival da Costa do Estoril, Festival de Música da Póvoa de Varzim, Festival de Música de Espinho, Jornadas de Arte Contemporânea do Porto.

 

Recitais através, entre outras, das seguintes entidades:

Câmaras Municipais de Cascais, Famalicão, Lisboa, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Setúbal, Amadora, etc.

Conselho Português da Música

Conservatório Nacional de Lisboa

Escola Superior de Educação do Porto

Escola Superior de Música de Lisboa

Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto

Europarque

Euterpe

Fundação Calouste Gulbenkian

Fundação de Serralves

Juventude Musical Portuguesa

Ministério da Cultura

Oficina Musical

Orquestra Sinfónica do Porto - R.D.P.

Casa da Música – Porto 2001

Sociedade Portuguesa de Autores

Acções do Documento