Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Ana Paixão

Ana Paixão

Doutora em Literatura Comparada -- Interesses: Semiótica musical, Música e literatura, Retórica e técnicas de escrita literárias e musicais

img paixao

Ana Margarida Madeira Minhós Paixão

anampaixao@yahoo.com

Domínio da especialização e interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

Semiótica musical
Música e literatura
Retórica e técnicas de escrita literárias e musicais

2009 - Doutoramento em Literatura Comparada, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Doctorat en Littérature et Civilisation Comparées, Faculté des Lettres de l'Université Sophia Antipolis – Nice. Título da dissertação: «Retórica e Técnicas de Escrita Literárias e Musicais em Portugal entre os séculos XVII-XIX»; «Rhétorique et techniques d’écriture littéraires et musicales au Portugal entre le XVIIème et le XIXème siècles». Tese aprovada com distinção e louvor por unanimidade.

2003 - Mestrado em Literatura Comparada, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Título da dissertação: «Processos de Des/Semantização Literária na Música». Tese aprovada com Muito Bom por unanimidade.

1999 - Licenciatura em Línguas e Literaturas modernas, variante de Estudos portugueses e franceses, Universidade de Coimbra com Bom com distinção.

2007-2010 Membro da International Association for Semiotic Studies (IASS)

2004-2010 Membro do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) na FCSH-UNL.

2002-2004 Membro do Centre de Recherche sur les Pays Lusophones (CREPAL) da Universidade de Paris III, Sorbonne Nouvelle.

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica / Papers in international scientific periodicals with referees

2005 – “ Écouter, dire, chanter l'excès: Guerras do Alecrim e da Mangerona, Cahier du CREPAL (Centre de Recherche sur les Pays Lusophones) – Trop c'est trop , vol. 12, Paris : Presses de la Sorbonne Nouvelle, p. 27-35.

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

2004 – “Semantização e Des-semantização literária na música” in Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa , nº 28, Lisboa: FLUL, p. 55-72.

2010 - «L'Art poésique de Camilo Pessanha», Colloque International Camilo Pessanha: orientalisme, exile et esthétiques fin-de-siècle. Paris: Centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris (no prelo).

2009 – «Art poétique musical, art compositionnel littéraire», Communication : Understanding/Misunderstanding, proceedings of the 9th Congress of the IASS/AIS  - Helsinki-Imatra: June 2007, ed. Eero Tarasti, Helsinki: International Semiotics Institute, Semiotic Society of Finland, 2009, pp. 1281-1291.

2008 - «Rhétorique de la variatio chez Domingos Bomtempo et Almeida Garrett» in Actes du Colloque Interdisciplinaire «Nouvelles Perspectives de la recherche française sur la langue et la culture portugaise», Clermont-Ferrand: Publications Universitaires Blaise-Pascal/ Maison des Sciences de l’Homme, 2008 in «http://www.msh-clermont.fr/rubrique3.html».

Comunicações/ Conferences and Papers

(* - publicada; cf. publicações)

2009 - «A arte poésica de Camilo Pessanha», Seminário «Orientalismo: medos e seduções», Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18 de Maio de 2009.

2008 - «A relação entre música e literatura no Renascimento», Seminário de Cultura Renascentista, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 29 de Maio de 2008.

2008 - «L'Art poésique de Camilo Pessanha», Colloque International Camilo Pessanha: orientalisme, exile et esthétiques fin-de-siècle. Paris. Centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris, 21 de Novembro de 2008*.

2007 – «Art poétique musical, art compositionnel littéraire», Communication : Understanding/Misunderstanding, proceedings of the 9th Congress of the IASS/AIS  - Helsinki-Imatra: June 2007, ed. Eero Tarasti, Helsinki: International Semiotics Institute, Semiotic Society of Finland, 2009, pp. 1281-1291*.

2007 - Colloque Interdisciplinaire : “Nouvelles Perspectives de la recherche française sur la langue et la culture portugaise”, Université Blaise Pascal (Clermont-Ferrand, 5-6 Fevereiro 2007) : “Rhétorique de la variatio chez Domingos Bomtempo et Almeida Garrett”*.

2006 - Congresso Internacional International Summer School for Semiotics, Universidade de Imatra, Finlândia, (Imatra, 10-15 Junho 2007): “Diversité sémiotique, asymétrie musicale et résistance politique: Le petit de sa maman de Fernando Pessoa et Lopes-Graça”.

2005 – Colóquio “Da Música: O Gosto, O Repertório, A Prática, Funcionalidades e Parcerias, (Conservatório de Música de Castelo Branco, em parceria com a ESART, 21/5/2005): “Quando a música escuta a palavra: duas (ou mais) perspectivas semânticas”.

2004a – Jornada de Estudos sobre “Literatura e outras Artes” (Paris, Universidade de Paris X, 16/3/2004): “Synesthésies entre littérature, musique et arts plastiques”.

2004b – Colóquio “Le moi dans la poésie portugaise contemporaine” (Paris, Universidade de Paris III, 10/3/2004): “La musique de l'intériorité dans la poésie portugaise contemporaine”.

2003a – Jornada de Estudos sobre “Littérature Portugaise contemporaine” (Paris, Universidade de Paris X, 11/3/2003): “ La Musique dans la littérature portugaise”.

2003b – Jornada de encerramento do Curso de Língua e Cultura Portuguesa (Paris, Centro Cultural do Instituto Camões, 8/2/2003): “Diálogos entre Literatura e Música Portuguesas”.

2002 – Colóquio do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, 3/5/2002): “Processos de Des/Semantização Literária na Música”.