Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Colaboradores Rui Magno Pinto

Rui Magno Pinto

COLABORADOR (Doutorando) - Bolseiro de Doutoramento FCT.

Curriculum Vitae


Rui Magno da Silva Pinto

ruimagnopinto@gmail.com

 

Domínio da especialização e interesses de investigação/Domain of Specialization and Research Interests

História da Música em Portugal (Séculos XIX-XX)

Música instrumental

Ópera

Análise e Teoria Musical

Significação Musical

 

Formação Académica/Education

2012    Curso de Doutoramento em Ciências Musicais Históricas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

2010    Mestrado em Ciências Musicais, variante de Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

2008    Pós-graduação em Ciências Musicais, variante de Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

2007    Licenciatura em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

2003    Conclusão do Curso Profissional de Instrumento (Trompete), Conservatório - Escola das Artes da Madeira, Engenheiro Luiz Peter Clode (Portugal).

 

Participação em projectos/Participation in Research Projects

2011.6-12 - Bolseiro de investigação no âmbito do projecto “Património Musical – Fundação Jorge Álvares” referente ao Plurianual, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

2007-2010 - Bolseiro de investigação do projecto “O Teatro de S. Carlos: as artes do espectáculo em Portugal” (PTDC/EAT/70038/2006) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH-UNL.

 

Publicações Relevantes/Main Publications

Teses/Theses

2011-2015 - "Emergência de uma cultura sinfónica em Lisboa (1846-1911)", Tese de Doutoramento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Ferreira de Castro. 

2010  – «Virtuosismo para instrumentário de sopro em Lisboa (1821-1870)», Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Ferreira de Castro

 

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

2013 - Alberto Pacheco & Rui Magno Pinto, "Os hinos de D. Pedro e Marcos Portugal: em busca de paradigmas, Hodie  (no prelo).

2010 [2007] - "O tratado de cãto llano de Mateus de Aranda – notas de leitura” in Revista Portuguesa de Musicologia, 14-15, 2004-2005, Lisboa: Edições Colibri, pp. 131-186. (artigo resultante do Seminário Temas de Investigação em Musicologia da Licenciatura em Ciências Musicais, orientado pelo Prof. Dr. Manuel Pedro Ferreira).

 

Recensões bibliográficas/Book reviews

2010 [2007] - Luís Miguel Santos & Rui Magno Pinto: João Pedro d’Alvarenga, Estudos de Musicologia, [Lisboa, Edições Colibri, 2002] in Revista Portuguesa de Musicologia 14-15, 2004-2005, Lisboa: Zéfiro, pp. 226-229.

 

Publicações em actas de encontros científicos/Papers in conference proceedings

2014 - "Operatic content and form in the nineteenth-century Portuguese wind-instrument repertoire, Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik 20th Meeting (Coimbra, Portugal), Alta Musica, Band 31, 2014, pp. 179-220. 

2013 - "The Portuguese Symphonic Poem (1884-1909)", XII International Congress on Musical Signification Proceedings, Louvain-la-Neuve, Belgium, 2013.4-2-6 (no prelo).

 

Edições musicais / Musical editions

2011-2013 (no âmbito da dissertação "Emergência de uma cultura sinfónica em Lisboa (1846-1911)").

Edições críticas de:

David de Sousa, Inês, poemeto sinfónico (1907).

Luís de Freitas Branco, Depois de uma leitura de Guerra Junqueiro (2ª versão - 1916).

José Viana da Mota, D. Ignez de Castro, Overture (1886).

Alfredo Keil, Uma Caçada na Corte, 1ª Suite para orquestra (1884).

Francisco António Norberto dos Santos Pinto, Décima terceira Abertura

Eduardo Jaime Talassi, Sétima Abertura

 

2009-2010 (no âmbito da dissertação "Virtuosismo para instrumentário de sopro em Lisboa (1821-1870)":

Edições críticas de:

José Maria da Silva, Sonata para pianoforte com flauta obrigada

Manuel Joaquim Botelho, Primeiro Concerto para Flauta

J.P.C, Nocturno para flauta

António José Croner/Manuel António Cardoso, Scottische (para flauta)

J. J. Garcia Alagarim, Divertissement sur la Traviata, (para flauta e piano)

Mathias Jacob Osternoldh, [Premier] Concerto pour cornet a clefs

Francisco António Norberto dos Santos Pinto, 

Prémier Concerto pour le cor

Primeiro Concerto para corneta de chaves

Tema e variações para trompa

Variações para corneta de chaves

Variações sobre um tema da Lucia [di Lammermoor]

Tema e variações para corneta de chaves

Fantasia para trombone tenor

Solo de trombone

Fantasia para fagote sobre temas do Roberto Devereaux

Fantasia para sax-horn barítono

Pinto, Ária para clarinete

Ária para requinta

Ângelo Carrero, Petit Poupourri pour Cor Inglez sur motifs dell'Opera Favorita. 

Leonardo Soller, Fantasia para trompa

António Luís Miró, Suspiro d'alma (para trompa e piano)

D. Luís I/Emílio Lami, Barcarolla (para cornetim e piano)

Manuel Marques da Costa, Mazurka para saxofone e banda

 

2007-2010 (no âmbito do Projecto de Investigação "O Teatro de São Carlos: as artes do espectáculo em Portugal) (PTDC/EAT/70038/2006) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia):

Edição crítica da ópera Sampiero de Francisco Xavier Migone

Revisão de Il Sogno del Zingano de António Luís Miró

 

2013 - Marcos Magalhães & Rui Magno Pinto: Francisco António de Almeida, serenata Il Trionfo d'Amore. Estreia moderna: Centro Cultural de Belém, 2013.1.19-20.

 

Outras publicações / Other publications

2013 - "Júlia Atouguia de França Neto"; "Matilde Sauvayre da Câmara", Verbetes na secção "Artes Performativas", Dicionário Enciclopédico da Madeira, Agência de Promoção da Cultura Atlântica, CPELUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

2013 - "Bandas regimentais, sociedades amadoras e filarmónicas civis na Madeira / Military, amateur and community bands in Madeira", 5 textos [Introdução (Agrupamentos de Musica Alta), Bandas Militares, Sociedades amadoras, Filarmónicas Civis, Repertório], CD-Rom Bandas Filarmónicas, Colecção Madeira Música, Gabinete Coordenador de Educação Artística, Secretaria Regional da Cultura, Secretaria Regional da Educação, Madeira.

2011 - "Bandas regimentares, sociedades amadoras e filarmónicas civis na Madeira nos séculos XIX e XX", Colóquio Cinco Olhares sobre o Património Musical Madeirense, 30 anos da Associação Musical e Cultural Xarabanda, Funchal.

2008 - A Música para piano na Madeira (CD-ROM) (coord. com Paulo Esteireiro), Colecção Madeira Música, Funchal, Secretaria Regional de Educação, Direcção Regional de Assuntos Culturais, Gabinete Coordenador de Educação Artística.

2008 – «Júlia de França Netto»; «Eugénia do Rêgo Pereira»; «Amélia Augusta de Azevedo»; «Gustavo Coelho»; «Duarte Joaquim dos Santos» in Paulo Esteireiro et al., 50 Histórias de Músicos na Madeira, Secretaria Regional de Educação e Cultura, Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística.

2007 - «Aspectos da prática musical burguesa no século XIX na Madeira»; «O efectivo instrumental das orquestras de salão madeirenses»; [Análises] in Bailes do Funchal no Século XIX (CD-ROM), Colecção Madeira Música, Funchal: Secretaria Regional de Educação e Cultura, Direcção Regional dos Assuntos Culturais, Direcção Regional de Educação, Gabinete Coordenador de Educação Artística.

2006 - «Fenómenos de Interacção entre Turismo e Folclore», Revista Xarabanda 16.

 

Ensaios inéditos/ Unedited Inedited essays

2009 - «A Corneta de chaves em Portugal: estudo sobre a prática interpretativa e composição de Francisco António Norberto dos Santos Pinto».

2006 - "Sociedade Philarmonica (1840-1848): Um olhar sobre a prática musical da cidade do Funchal no século XIX" 

 

Comunicações/ Lectures and Papers

2014d - "Composing for Virtuosi: Francisco António Norberto dos Santos Pinto’s late works for solo wind-instrument", Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik 21th Meeting, Hammelburg, Alemanha, 07.17-22.

2014c - "Que em mim, palavra, música, poesia ou scena expressa em modo vário a mesma vibração": a produção poética e sinfónica de João Marcelino Arroyo, 3º Seminário Música Teoria Crítica e Comunicação, FCSH-UNL, 06.19.

2014b - "Para honra dos professores da capital": a Academia dos Professores de Música, com o título distintivo Melpomenense", Colóquio Praxis instrumental em Lisboa no séc. XIX, Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, 06.16.

2014a - "Paratextos, Ekhprasis e significação musical: os poemas sinfónicos [1910-1917] e os sonetos [1918] de João Marcelino Arroio", II Congresso O Porto Romântico, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, 04.11-12.

2013f - "A produção orquestral de índole camoneana de José Viana da Mota", III Encontro Nacional de Investigação em Música, 1-3.11

2013e - "'O deliberado propósito de ser original': Paraísos Artificiais de Luís de Freitas Branco", Simpósio Cem Anos de Sagração da Primavera, 9.27-28.

2013d - "Os poemas sinfónicos de  juventude de Luís de Freitas Branco", 2º Seminário Música Teoria Crítica e Comunicação, FCSH-UNL, 07.18.

2013c - "Virtuosismo na praxis de música instrumental solística lisbonense (1821-1860), Instrumental Music in the Iberian World, Fundação Calouste Gulbenkian, 6.14-16.

2013b - "O músico militar como virtuoso na centúria oitocentista", Palestra a convite da Comissão organizadora do Seminário comemorativo do 25º aniversário  da Banda Sinfónica do Exército, Escola Superior de Música de Lisboa, 5.24.

2013a - "The Portuguese Symphonic Poem (1884-1909), International Congress on Musical Signification, Louvain-la-Neuve, 4.2-6.

2012d - "A abnegação de todo o interesse que não seja o da arte": Os Concertos Populares lisbonenses (1860-1862)",  II Encontro Nacional de Investigação em Música, Castelo Branco, 11.16-18

2012c - “Música instrumental e audiências em Lisboa (1821-1879)”, Colóquio Internacional 'O Gosto pela Música', Homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento, CESEM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 10.19-20 

2012b - "Operatic content and form in Portuguese nineteenth-century instrumental music", Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik 20th Meeting, Coimbra, Portugal, 07.13-17

2012a - "Topoi musicais: estilo militar, de caça e pastoral no repertório oitocentista lisbonense", Seminário Música Teoria Crítica e Comunicação, CESEM, FCSH-UNL, 04.28.

2011e - "'Recreio', 'instrução' e novidade musical: contributos à emergência da historiografia da música em Portugal?", I Encontro Nacional de Investigação em Música, Casa da Música, 11.26

2011d - "Lisztomania: virtuosismo, fetichismo e idolatria", Madeira Liszt Festival, Teatro Municipal Baltazar Dias, 11.22.

2011c - "Visual aspects on instrumental music practice in nineteenth century in Portugal", 2º Fórum Itinerários Musicais - Música e Gesto, CCB, 10.29.

2011b - "Bandas regimentares, sociedades amadoras e filarmónicas civis na Madeira nos séculos XIX e XX", Colóquio Cinco Olhares sobre o Património Musical Madeirense, 30 anos da Associação Musical e Cultural Xarabanda, Funchal, 5-6.5.

2011a - "Entre Bomtempo e Viana da Mota: virtuosismo pianístico oitocentista em Lisboa e Porto", Congresso O Porto Romântico, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, 30.04.

2010d - "Virtuosismo no Teatro de São Carlos: o papel da ópera como música instrumental", Colóquio O Teatro de São Carlos: as artes performativas em Portugal, CESEM (FCSH-UNL), 15-16.10.

2010c - "Sociedades Amadoras na Madeira no Século XIX", Ciclo A Música na História da Madeira, Centro de Estudos de História do Atlântico, Funchal, 27.09.

2010b - "Virtuosity for wind instruments in nineteenth-century Lisbon", Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik 19th Meeting, Oberschutzen, Austria, 23-27.07.

2010a - "Hans Erdmann e a Sinfonia de Horrores em Nosferatu de Friedrich Murnau", 1º Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema, CESEM (FCSH-UNL), 19-20.06.

2009b - "Repertório virtuosístico para sopros em Lisboa (1821-1870)", Seminários de Formação Avançada, CESEM (FCSH-UNL), 07.05.

2009a - "Ottavio Bartolini and Francisco Xavier Migone's revision of Sampiero", Study Day Opera and Singers, Projecto "O Teatro de São Carlos: as artes performativas em Portugal", CESEM (FCSH-UNL), 28.02.

2008c – «As Invasões Napoleónicas e a sua influência na vida musical da cidade do Funchal», Colóquio Portugal, Brasil e a Europa Napoleónica , Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 3.12.

2008b - «Praxis musical na cidade do Funchal no primeiro quartel do século XIX», Seminários de Formação Avançada, CESEM (FCSH-UNL), 26.09.

2008a - «Virtuosismo e Público: fruição musical e cultura musical de massas em Portugal», 2º Colóquio de Sociologia da Música, Música e Sociedade: Transversalidades, Departamento de Ciências Musicais da FCSH-UNL, CESEM (FCSH-UNL), Fonoteca Municipal, 25-26.06.

2007a - «O papel feminino na esfera musical madeirense de meados do século XIX a meados do século XX: os casos de Júlia de França Netto, Matilde Sauvayre da Câmara e Eugénia do Rêgo Pereira», 1º Colóquio de Sociologia da Música: Construção de Identidades e Estratégias de Representação em Música, Departamento de Ciências Musicais da FCSH-UNL, CESEM (FCSH-UNL), Fonoteca Municipal, 30.06. 

2006b - «Aspectos de Influência e Apropriação entre Turismo e Folclore: Ilha da Madeira» , Simpósio A Música nas Ilhas do Atlântico , Departamento de Ciências Musicais da FCSH-UNL, .06.

2006a - «Sociedade Philarmonica : Um olhar sobre a prática musical da Cidade do Funchal no século XIX», Simpósio A Música nas Ilhas do Atlântico , Departamento de Ciências Musicais da FCSH-UNL, .06.

2005a – «Performação Folclórica na Região Autónoma da Madeira», 13º Encontro de Musicologia, Associação Portuguesa de Ciências Musicais, 21-22.10.

 

Actividade musical

2012.3.13, Palácio Fronteira. Academia dos Renascidos.

António Luís Miró, Suspiro d'alma (para trompa e piano), edição crítica de Rui Magno Pinto. Versão para trompete e piano de Rui Magno Pinto. Rui Magno Pinto (trompete); Andrea Teixeira (piano).

  

Outras actividades / Other activities

2014 - Moderador convidado no Colóquio "A economia do prestígio: a produção e circulação do valor no campo musical", Departamento de Ciências Musicais FCSH-UNL, CESEM, 6.22

2013 - Moderador convidado no Colóquio "Problemáticas da Música no Quotidiano", Departamento de Ciências Musicais FCSH-UNL, CESEM, 1.7-8

2012 -  Revisão e composição gráfica de Luísa Cymbron, Olhares sobre a Música em Portugal no século XIX,  Edições Colibri.

2012 - Moderação (em duas sessões) no I Encontro Iberoamericano de Jovens Musicólogos, Musicologia Criativa, Palácio Foz, Lisboa, 22-24.02.

2012 - Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora do I Encontro Iberoamericano de Jovens Musicólogos, Musicologia Criativa, Palácio Foz, Lisboa, 22-24.02.

2010 - participação na Comissão Organizadora do Colóquio O Teatro de São Carlos: as artes performativas em Portugal, CESEM (FCSH-UNL), 15-16.10.

2009 - participação na Comissão Organizadora do Colóquio Internacional - Consequences of Wagner, CESEM (FCSH-UNL), Teatro Nacional de S. Carlos / Culturgest, 26-28.11.

2009 – Revisão e composição gráfica de Revista Portuguesa de Musicologia 14-15, Lisboa, 2004-2005, Edições Colibri, coordenação de Manuel Pedro Ferreira (com Luís Miguel Santos).

2009 - Moderação no Colóquio de Temas de Investigação em Musicologia: Aspectos da Música em Portugal desde 1945 e outros projectos em curso, Departamento de Ciências Musicais, FCSH-UNL, 03.06 .

2008 (a partir de) – membro do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (Núcleo Caravelas) do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (FCSH-UNL).

2008 (a partir de) - Colaborador externo da Divisão de Investigação e Documentação do Gabinete Coordenador de Educação Artística - Madeira.

2008 - participação na Comissão Organizadora e Comissão Redactorial do 2º Colóquio de Sociologia da Música, Música e Sociedade: Transversalidades, Departamento de Ciências Musicais da FCSH-UNL, CESEM (FCSH-UNL), Fonoteca Municipal, 25-26.06.

2008 – Revisão e composição gráfica de Manuel Pedro Ferreira, (coord.), Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal - Canto Sacro Medieval: do Japão a Portugal, Lisboa, Edições Colibri (com Luís Miguel Santos).

2007 - Moderação do Painel: Estudos do Género e Dramaturgia da Representação do 1º Colóquio de Sociologia da Música: Construção de Identidades e Estratégias de Representação em Música , Departamento de Ciências Musicais da FCSH-UNL, CESEM (FCSH-UNL), Fonoteca Municipal, 30.06

2007 - participação na Comissão Organizadora e Comissão Redactorial do 1º Colóquio de Sociologia da Música: Construção de Identidades e Estratégias de Representação em Música, Departamento de Ciências Musicais da FCSH-UNL, CESEM (FCSH-UNL), Fonoteca Municipal, 25-26.06.

2007 - Tradução para língua portuguesa da recensão de Jean-Paul Olive, « Paula Gomes Ribeiro : Le drame lyrique au début du vingtième siècle» in Revista Portuguesa de Musicologia 14-15, Lisboa, 2004-2005, Edições Colibri, pp. 235-236, coordenação de Manuel Pedro Ferreira.

Acções do Documento