Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Colaboradores Paulo Assis

Paulo Assis

Integrated Researcher (Ciência 2008). Interests: Contemporary Music; Performance Practice: Artistic Research

Paulo Adérito Pereira de Assis Miranda

paulo.p.assis@gmail.com

Domínio da especialização e interesses de investigação/Area of Specialization and Research Interests

Música contemporânea / Performance practice / Artistic Research

2003 Doutoramento (PhD) em Música, pela Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte (programa de estudos realizado na Universidade de Salzburgo e no Arquivo Luigi Nono de Veneza)

1997 Aufbaustudium II – Konzertexamen em Piano na Hochschule für Musik Freiburg (Alemanha)

1994 Aufbaustudium I - Künstlersiche Reifeprufung em Piano na Hochschule für Musik Freiburg (Alemanha)

1989 Curso Superior de Piano, Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga (aluno externo), 20 Valores.

Teses / Theses

2003 As Obras com Piano de Luigi Nono. Génese e Análise das Obras: Como una ola de fuerza y luz (1971-72) e “ ..... sofferte onde serene.. .” (1975-77) , Universidade de Aveiro.

Livros/Books

- Domani l'aurora. Ripristino ricostruttivo del «Concerto per pianoforte e orchestra» (1993) incompiuto. Con l'aggiunta del primo tentativo di catalogo dell'Archivio Togni . A cura di Paulo De Assis. Colecção: Fondazione Giorgio Cini. Studi di musica veneta - Archivio Camillo Togni, vol. 2; Leo S. Olschki editore, Florença 2004. ISBN: 88 222 2364 X [em língua italiana]

- Luigi Nonos Wende, zwischen Como una ola de fuerza y luz und ..... sofferte onde serene... ; Wolke-Verlag, Hofheim 2006. ISBN: 3-936000-62-X (2 volumes). [em alemão].

Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica / Papers in international periodicals with referees

2007- Klavierstudium Heute. Em: Acoustical Arts and Artifacts / Technology, Aesthetics, Communication (AAA-TAC) - An International Journal; Istituti Editoriali e Poligrafici Internazionali, Pisa-Roma, Março 2006 (ed. 2007); pp. 45-67 (ISSN 1824-6176)

2007- Camillo Togni & i maestri del novecento . Em: Studi Cattolici 557/58, Milão - Julho/Agosto 2007, pp. 562-564

Comunicações/ Lectures and Papers

2001 - „ Versuch einer Typologie der Tonbänder im Archivio Luigi Nono: Auswirkung auf die Werkanalyse ”; conferência em língua alemã, tida em Veneza, na Sala Nino Barbantini, no dia 16 de Novembro de 2001. Site oficial do Archivio Luigi Nono , Veneza (desde 2002)

2006 - Carlo Scarpa and Luigi Nono: music and architecture . Conferência em língua inglesa, tida no dia 3 de Abril de 2006, no Arquivo Luigi Nono (Veneza), integrada no Programa CALA de estudos no estrangeiro da Faculdade de Arquitectura de Minneapolis. A ser publicada no livro CALA da Venice Lagoon Foundation (editor responsável: Ph. D. Arthur Chen).

Composição

- Encomenda da Fundação Giorgio Cini de Veneza para concluir o Concerto para Piano e Orquestra (1991-93, inacabado) do compositor italiano Camillo Togni (1922-1993); trabalho realizado residindo na Fundação Giorgio Cini (Veneza) durante os anos de 2003-2004. Obra publicada no livro Domani l'Aurora (Leo S. Olschki Editore, Florença 2004).

- Orquestração da peça “…..sofferte onde serene…” de Luigi Nono (2004-2005) para orquestra sinfónica e três grupos instrumentais.

Actividade Musical

Estreias

- 8 de Outubro de 2006: estreia mundial do Concerto para Piano e Orquestra de Camillo Togni (concluído por Paulo de Assis) – Orquestra do Teatro La Fenice, maestro Zoltan Pesko, Teatro La Fenice, Veneza

- 28 de Novembro de 2005: primeira execução integral dos 6 Capricci para Piano de Camillo Togni, no Teatro La Fenice de Veneza (Sale Apolinee), Itália