Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Colaboradores Nuno Fidalgo

COLABORADOR INTERNO

NUNO FIDALGO

ngnfidalgo@gmail.com

Domínio da especialização e interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

Encenação e Dramaturgia da Ópera

Encenação de Ópera em Portugal nos séculos XX e XXI

Teoria e Estética Teatral

História do Teatro em Portugal

(2013) Mestrado em Ciências Musicais - Musicologia Histórica (FCSH - UNL). Dissertação: Processos de actualização e adaptação na encenação de óperas de W. A. Mozart em Lisboa, na primeira década do século XXI. Orientação Científica: Prof. Doutora Paula Gomes Ribeiro. Membros do júri: Mário Vieira de Carvalho, Vera San Payo de Lemos, Paula Gomes Ribeiro. Classificação: 19 valores.

(2008) Licenciatura em Teatro - Actores (ESTC - IPL). Média Final: 17 valores.

(2006) Frequência do curso de Canto do Conservatório Nacional (EMCN).

(2012) Processos de actualização e adaptação na encenação de óperas de W. A. Mozart em Lisboa, na primeira década do século XXI, dissertação de mestrado em Ciências Musicais - Musicologia Histórica (FCSH - UNL), orientação científica: Prof. Doutora Paula Gomes Ribeiro.

Livros (autor) / Books (author)

Livros (coordenador) / Books (editor)

Capítulos de livros / Chapters in books

(2014) "Seeking for new communication strategies: Le Nozze di Figaro by Wolfgang Amadeus Mozart at Teatro da Trindade (Lisbon, 2006)", in Schmid-Reiter et al, Opera Staging: Erzählweisen, Viena: EMA - Europäische Musiktheater-Akademie, pp. 237-256.

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica / Papers in international scientific periodicals with referees

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

(2013) "Outros palcos da encenação em Portugal. Os encenadores e a ópera nos últimos 20 anos.", in Sinais de Cena, nº 20, Dezembro de 2013, APCT - Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, pp. 69-74.

Outras publicações / Other publications

Comunicações/ International Conferences and Papers

(2011) "Discussing theatrical communication: W. A. Mozart's Le Nozze di Figaro at Teatro da Trindade (Lisboa, 2006)", 2º Fórum Itinerários Musicais - Música e Gesto, Lisboa, CCB.

Outras comunicações / Other papers

(2012) "A emancipação do espectador no quadro da teoria pós-dramática: Fiore Nudo - espécie de ópera a partir de cenas de Don Giovanni", Seminário "Música, Teoria Crítica e Comunicação", Lisboa, CESEM - FCSH/UNL.

(2012) "Reflexos do teatro pós-dramático nas práticas de encenação operática: Fiore Nudo - espécie de ópera a partir de cenas de Don Giovanni", 1º Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, Lisboa, Palácio Foz.

(2011) "A pesquisa rítmica como processo de reescrita dos cânones de representação operática: La Clemenza di Tito, de W. A. Mozart, no TNSC (Lisboa, 2008)", 1º Encontro Nacional de Investigação em Música, Porto, Casa da Música.

Actividade Musical/Performance and Composition

Membro do Coro Gulbenkian desde 2009.

(2013) Participação como cantor em Two Maybe More, co-criação de Marco Martins, Vítor Roriz e Sofia Dias, com música de Pedro Moreira, textos de Gonçalo M. Tavares, FCG/Teatro Maria Matos (Lisboa - em ensaios).

(2012) Participação como actor e cantor em A Africana, espectáculo músico-teatral a partir da ópera L'Africaine de Giacomo Meyerbeer, projecto da companhia de teatro Cão Solteiro e Vasco Araújo, FCG/ Teatro Maria Matos (Lisboa).

(2010) Participação como actor e cantor na ópera portuguesa As Taças de Hymineu, de compositor anónimo, encenação de Paulo Campos dos Reis, direcção musical de Miguel Anastácio, Sintra Estúdio de Ópera, apresentação no Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra)

(2009) Encenação da ópera La Voix Humaine de Francis Poulenc, no Instituto Franco-Português (Lisboa).

(2007) Participação como cantor em A Barca de Veneza para Pádua, madrigal dramático de Adriano Banchieri, encenação de Luca Aprea, Teatro da Comuna (Lisboa).