Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Colaboradores Luís Miguel Santos

Luís Miguel Santos

COLABORADOR (Doutorando) - Bolseiro de Doutoramento da FCT.

Curriculum Vitae

Luís Miguel Lopes dos Santos

luismlsantos85@gmail.com

http://unl-pt.academia.edu/luismiguelsantos

 

Domínio da especialização e interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

Musicologia Histórica

História da Música em Portugal (séculos XIX e XX)

Música sinfónica

Música e Discurso

Estudos de Recepção

História das Ideias / História Intelectual

Análise e Teoria Musical

 

Formação Académica / Education

[em curso] Dissertação de Doutoramento em Ciências Musicais, especialidade em Ciências Musicais Históricas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

2013 Diploma de Estudos Avançados em Ciências Musicais, especialidade em Ciências Musicais Históricas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Qualificação: Excelente.

2010 Mestrado em Ciências Musicais, área de especialização em Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Qualificação: Excelente.

2007 Licenciatura em Ciências Musicais (pré-Processo de Bolonha; 4 anos, percurso integral), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Qualificação: Muito Bom.

2006 Curso Complementar de Piano, Escola de Música do Conservatório Nacional (Portugal).

2003 Curso Secundário de Humanidades, Escola Secundária da Amadora (Portugal).

 

Participação em projectos de investigação / Participation in Research Projects

[em curso] - Bolseiro de Doutoramento com o projecto "A música sinfónica em Lisboa (1910-1930): repertórios, recepção e ideologias" (SFRH/78980/2011), com acolhimento no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH-UNL (projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia).

2007-2010 – Bolseiro de investigação do projecto “O Teatro de S. Carlos: as artes do espectáculo em Portugal” (PTDC/EAT/70038/2006), no âmbito do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH-UNL (projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia).

 

Publicações Relevantes / Main Publications

Teses / Theses

[em curso] – A música sinfónica em Lisboa (1910-1933): repertórios, recepção e ideologias, Dissertação de Doutoramento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Ferreira de Castro 

2010 – A ideologia do progresso no discurso de Ernesto Vieira e Júlio Neuparth (1880-1919), Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Qualificação: Excelente.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Ferreira de Castro

 

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

2010 [2007] - «O Tratado de Cãto Llano de Mateus de Aranda – notas de leitura», Revista Portuguesa de Musicologia 14-15, Lisboa, 2004-2005, pp. 131-186 (colaboração no artigo resultante de um Seminário de Investigação orientado pelo Prof. Dr. Manuel Pedro Ferreira na Licenciatura em Ciências Musicais).

 

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

2012a – «Música e civilização: a ideia de progresso no discurso do periódico musical Amphion (1884-1887)», in Elisa Lessa & Maria do Rosário Girão Santos (coord.), Música Discurso Poder, s. l.: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho / Editora Húmus, pp. 105-119. [Actas do Colóquio Internacional “Música, Discurso, Poder”, Universidade do Minho – Instituto de Letras e Ciências Humanas, 17-19.03.2011.]

2012b - "The idea of progress and the reception of Wagner in Portugal (1883-1919)", in Consequences of Wagner. Proceedings of the International Conference (Lisbon, Portugal, 26-28 November 2009), DVD-ROM, Lisboa: CESEM, pp. 141-150.

 

Outras publicações / Other publications

Recensões bibliográficas / Book reviews

2010 [2007] - Luís Miguel Santos & Rui Magno Pinto, "João Pedro d'Alvarenga, Estudos de Musicologia" [Lisboa, Edições Colibri, 2002], in Revista Portuguesa de Musicologia 14-15, Lisboa, 2004-2005, pp. 226-229.

 

Ensaios musicológicos / Musicological essays

2014a - "O Werther de Jules Massenet", in Jules Massenet, Werther, Brochura do TNSC, Lisboa: Teatro Nacional de São Carlos, pp. 15-21. [Temporada Lírica 2014-2015]

2014b - "Joseph Haydn, Die Jahreszeiten, oratória para solistas, coro e orquestra", in Joseph Haydn, Die Jahreszeiten, Brochura da Temporada 2013/2014 do TNSC, Lisboa: Teatro Nacional de São Carlos.

2013 - "Joseph Haydn, Die Jahreszeiten, oratória para solistas, coro e orquestra", in Catálogo do IX Festival "Terras Sem Sombra" de Música Sacra do Baixo Alentejo, Beja: Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

2012a - "Gaetano Pugnani, La Betulia liberata, oratória para solistas, coro e orquestra", in Catálogo do VIII Festival "Terras Sem Sombra" de Música Sacra do Baixo Alentejo, Beja: Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

2012b - "O percurso criativo de Thomas Adès (1971-)", in Brochura da Temporada Gulbenkian de Música 2011/2012 (19, 22, 27 e 28 de Janeiro de 2012), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

2011a - "Dmitri Chostakovitch - Integral dos Quartetos de Cordas", in Brochura da Temporada Gulbenkian de Música 2011/2012 (9, 11, 12, 16 e 17 de Outubro de 2011), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

2011b - "Carl Maria von Weber / Gustav Mahler — Die Drei Pintos, ópera em três actos", in Brochura da Temporada Gulbenkian de Música 2010/2011 (27 e 29 de Maio de 2011), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Notas explicativas em CDs / CD Notes

2015 [2011] - Notas explicativas para a colectânea Eternal Music (10 CDs), direcção artística de Aquilles Delle Vigne, Lisboa, Associação António Fragoso.


Notas de programa / Programme notes

. Temporada Sinfónica 2015/2016 do Teatro Nacional de São Carlos.

. Temporada 2015/2016 da Casa da Música do Porto.

. "Temporada Gulbenkian de Música" 2015/2016 da Fundação Calouste Gulbenkian.

. XI Festival "Terras Sem Sombra" de Música Sacra do Baixo Alentejo (2015).

. Temporada 2014/2015 da Casa da Música do Porto.

. Temporada Lírica 2014/2015 do Teatro Nacional de São Carlos.

. "Temporada Gulbenkian de Música" 2014/2015 da Fundação Calouste Gulbenkian.

. X Festival "Terras Sem Sombra" de Música Sacra do Baixo Alentejo (2014).

. Temporada Sinfónica 2013/2014 do Teatro Nacional de São Carlos.

. "Temporada Gulbenkian de Música" 2013/2014 da Fundação Calouste Gulbenkian.

.  IX Festival "Terras Sem Sombra" de Música Sacra do Baixo Alentejo (2013).

. "Temporada Gulbenkian de Música" 2012/2013 da Fundação Calouste Gulbenkian.

. "Temporada de Música 2011/2012" do Centro Cultural de Belém. 

. VIII Festival "Terras Sem Sombra" de Música Sacra do Baixo Alentejo (2012).

. "Temporada Gulbenkian de Música" 2011/2012 da Fundação Calouste Gulbenkian. 

. Festival Cistermúsica 2011 - XIX Festival de Música de Alcobaça, Em torno de Inês.

. VII Festival "Terras Sem Sombra" de Música Sacra do Baixo Alentejo (2011).

. "Temporada Gulbenkian de Música" 2010/2011 da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Edições musicais / Musical editions

2011 - Júlio Neuparth: Quarteto para instrumentos de cordas, em Ré menor, op. 28 [1902], Lisboa (edição crítica policopiada).

2010a - Júlio Neuparth: 2.ª Paráfrase sobre uma canção popular portuguesa, para orquestra, op. 27 [1901], Lisboa (edição crítica policopiada).

2010b - Júlio Neuparth: [1.ª] Paráfrase sobre uma canção popular portuguesa, para pequena orquestra, op. 21 [1893], Lisboa (edição crítica policopiada).

2009 – Júlio Neuparth: Impromptu — Page Symphonique, para orquestra, op. 30 [1902], Lisboa (edição crítica policopiada).

2008 - Luís Filgueiras e Júlio Neuparth: Orizia – Regina delle Amazzone (ballo mitologico in 3 quadri di Eugenio Casati), [1886?], para orquestra, Lisboa (edição crítica policopiada).

 

Comunicações / Lectures and Papers

2015a - «O periódico A Arte Musical (1899-1915) e o discurso sobre música sinfónica em Portugal no limiar do século XX», ENIM 2015 - V Encontro Nacional de Investigação em Música, SPIM / Universidade de Évora, 12-14.11.

2015b - «O discurso sobre música sinfónica em Portugal em finais do século XIX: o caso do periódico musical Amphion», III Nova Graduate Conference in Social Sciences and Humanities, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 14.09.

2015c - «O periódico musical Amphion e o discurso sobre música sinfónica em Portugal em finais do século XIX», 4.º Seminário "Música, Teoria Crítica e Comunicação" 2015, CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 25.06.

2014a - «O "Órgão defensor dos músicos portugueses": o periódico Eco Musical nos primeiros anos da I República», ENIM 2014 - IV Encontro Nacional de Investigação em Música, SPIM, Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa), 21-22.11.

2014b - «A Orquestra Sinfónica de Lisboa sob a direcção de Viana da Mota (1918-1920)», 3.º Seminário "Música, Teoria Crítica e Comunicação" 2014, CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 19.06.

2013a - «Almada Negreiros, Rui Coelho e o bailado A princesa dos sapatos de ferro no contexto do Primeiro Modernismo português», Colóquio Internacional Almada Negreiros, Instituto de Estudos de Literatura Tradicional / Instituto de História da Arte (FCSH-UNL), Fundação Calouste Gulbenkian, 13-15.11.

2013b - «Os concertos sinfónicos dirigidos por David de Sousa no Teatro Politeama em Lisboa (1913-1918)», Congresso Internacional "A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico", CESEM (FCSH-UNL) / Caravelas / Grupo de Pesquisa "Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais" da UFPel (Brasil), Universidade Nova de Lisboa, 7-9.11.

2013c - «Os escritos de juventude de Luís de Freitas Branco: discurso, influências e impacto», ENIM 2013 - III Encontro Nacional de Investigação em Música, SPIM, Palácio da Cidadela (Cascais), 1-3.11.

2013d - «"Um jornal de arte, combatente, progressivo, demolidor": o periódico Eco Musical e as reivindicações dos músicos portugueses (1911-1915)», Conferência Internacional "Media, Trabalho e Conflitos Sociais (Séculos XIX e XX)", Instituto de História Contemporânea (Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais) (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 16.10.

2013e - «A recepção dos Ballets Russes na sua passagem por Lisboa em 1917», Simpósio "Cem anos de Sagração da Primavera (1913-2013)", CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 27-28.09.

2013f - «Os discursos críticos em torno do Concurso de Música Portuguesa organizado pela Sociedade de Música de Câmara em 1909», 2.º Seminário "Música, Teoria Crítica e Comunicação" 2013, CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 26.03.

2012 - «Os escritos de divulgação de Júlio Neuparth e a formação do gosto musical público», Colóquio Internacional "O Gosto pela Música", homenagem a João de Freitas Branco no 90º aniversário do seu nascimento, CESEM / FCSH-UNL, 19-20.10.

2011a - «Tendências ideológicas no discurso crítico em torno dos concertos sinfónicos em Lisboa (1901-1911)», ENIM 2011 - I Encontro Nacional de Investigação em Música, SPIM, Casa da Música (Porto), 25-27.11.

2011b - «The caricatured prima donna: Erminia Borghi-Mamo, Rafael Bordalo Pinheiro, and the representation of lyrical authority», The Diva — An Interdisciplinary Conference, Liverpool Hope University, 05-08.07.

2011c - «Música e civilização: a ideia de progresso no discurso do periódico musical Amphion (1884-1887)», Colóquio Internacional "Música, Discurso, Poder", Universidade do Minho - Instituto de Letras e Ciências Humanas, 17-19.03.

2010a - «Sob a sombra de Wagner: a crítica musical e a recepção da ópera portuguesa em Lisboa de 1883 a 1912», Colóquio "O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal", CESEM (FCSH-UNL), Teatro Nacional de S. Carlos, 15-16.10.

2010b – «The Genius of Beethoven (2005): imagens da genialidade no cinema documental sobre música», I Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema, CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 19-20.06.

2009a – «The idea of progress and the reception of Wagner in Portugal (1883-1919)», International Conference — Consequences of Wagner, CESEM (FCSH-UNL), Teatro Nacional de S. Carlos / Culturgest, Lisboa, 26-28.11.

2009b – «Opera and physiognomy: Erminia Borghi-Mamo in Rafael Bordalo Pinheiro’s caricatures», Opera Studies: Texts and Singers, CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 28.02.

2008a – «A ideologia do progresso: personalidades, contextos e significados», Seminários de Formação Avançada, CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 10.10.

2008b – «A ideologia do progresso na obra pedagógica de Ernesto Vieira e Júlio Neuparth», Colóquio “Música, ideologia, sociedade — praxis musical em Portugal nos sécs. XX-XXI”, CESEM (FCSH-UNL), ISEIT de Almada, 19.07.

2008c – «Progresso e republicanismo nos escritos de Ernesto Vieira e Júlio Neuparth», 2.º Colóquio de Sociologia da Música — “Música e Sociedade: Transversalidades”, CESEM (FCSH-UNL), Fonoteca Municipal de Lisboa, 25-26.06.

 

Actividade docente / Teaching activity

2014/2015 - Docente convidado, Departamento de Ciências Musicais, FCSH-UNL. Colaboração na leccionação das disciplinas de Leitura de Partituras; Teoria e Método das Ciências Musicais; História da Música 1820-1890; História da Música 1890-1950. Apoio em tarefas administrativas da Coordenação Executiva da Licenciatura em Ciências Musicais.

2013/2014 - Docente convidado, Departamento de Ciências Musicais, FCSH-UNL. Colaboração na leccionação da disciplina de Leitura de Partituras.

 

Outras actividades / Other activities

2015a - moderador convidado do painel "Trajectos para a modernidade: género e transgressão", no Colóquio "Musical Trouble: After Butler...", Núcleo de Estudos em Género e Música / CESEM, FCSH-UNL, 4-5.12.

2015b - membro da Comissão Organizadora da Internacional Conference "Intertextuality in Music since 1900", org. CESEM (FCSH-UNL) / Institut für Musikwissenschaft (Leopold-Franzens-Universität Innsbruck), FCSH-UNL (Lisboa), 6-7.03.

2015c - revisão editorial do Abstracts Book da Internacional Conference "Intertextuality in Music since 1900" (Lisboa, 6 e 7 de Março de 2015), Lisboa: Busílis da Comunicação.

2015d - moderador convidado do painel "Compositores portugueses entre verdades e discursos: (pós)modernismos…", no 2.º Colóquio de Sociologia da Música 2014-2015, "Pensar sociologicamente as vivências musicais", org. disciplina de Sociologia da Música, Departamento de Ciências Musicais, FCSH-UNL, 14.02.

2012a - moderação de duas sessões no I Encontro Iberoamericano de Jovens Musicólogos, Grupo Musicologia Criativa, Palácio Foz (Lisboa), 22-24.02.

2012b - membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora do I Encontro Iberoamericano de Jovens Musicólogos, Grupo Musicologia Criativa, Palácio Foz (Lisboa), 22-24.02.

2012c - participação na Comissão Organizadora do Congresso Internacional "A Língua Portuguesa em Música", CESEM/Caravelas, Palácio Foz / Culturgest (Lisboa), 9-11.02.

2011a - participação na Comissão Organizadora do ENIM 2011 - I Encontro Nacional de Investigação em Música, SPIM, Casa da Música (Porto), 25-27.11.

2011b [no prelo] - revisão para publicação das Actas do I Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema (CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 19-20.06.2010).

2011c - revisão editorial de Consequences of Wagner. Proceedings of the International Conference (Lisbon, Portugal, 26-28 November 2009), DVD-ROM, Lisboa: CESEM.

2010 - participação na Comissão Organizadora do Colóquio "O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal", CESEM (FCSH-UNL), Teatro Nacional de S. Carlos, 15-16.10.

2009a – participação na Comissão Organizadora do Colóquio Internacional - Consequences of Wagner, CESEM (FCSH-UNL), Teatro Nacional de S. Carlos / Culturgest, 26-28.11.

2009b – revisão, composição e montagem de Revista Portuguesa de Musicologia 14-15, Lisboa, 2004-2005, coordenação de Manuel Pedro Ferreira (com Rui Magno Pinto).

2008a (a partir de) – membro do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (Núcleo Caravelas) do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (FCSH-UNL).

2008b – colaboração no trabalho musicográfico de Manuel Pedro Ferreira (coord.), Antologia de música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 2 vols., Lisboa: CESEM / Arte das Musas, 2008.

2008c - moderação do painel "Ideologia e Progresso" no Colóquio “Música, ideologia, sociedade — praxis musical em Portugal nos sécs. XX-XXI”, CESEM (FCSH-UNL), ISEIT de Almada, 19.07.

2008d - moderação do painel "Públicos e estratégias de comunicação" no 2.º Colóquio de Sociologia da Música — “Música e Sociedade: Transversalidades”, CESEM (FCSH-UNL), Fonoteca Municipal de Lisboa, 25-26.06.

2008e – participação na Comissão Organizadora e na Comissão Redactorial do 2.º Colóquio de Sociologia da Música — “Música e Sociedade: Transversalidades”, CESEM (FCSH-UNL), Fonoteca Municipal de Lisboa, 25-26.06.

2008f – revisão, composição e montagem de Manuel Pedro Ferreira (coord.), Medieval Sacred Chant / Monodia Sacra Medieval (actas do colóquio), Lisboa: CESEM / Edições Colibri, 2008. (com Rui Magno Pinto)

2007 – tradução para língua portuguesa do artigo de Michel Huglo «Le Processionnal Portugais de Chicago», in Revista Portuguesa de Musicologia 14-15, Lisboa, 2004-2005, pp. 55-78, coordenação de Manuel Pedro Ferreira.

Acções do Documento