Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Colaboradores Isabel Gonçalves

Isabel Gonçalves

COLABORADORA (Mestre)

Curriculum Vitae

Isabel Maria Vieira Gonçalves

isabel.vieira.goncalves@gmail.com

 

Domínio da especialização e interesses de investigação/Domain of Specialization and Research Interests

Psicologia da música
Pedagogia Musical
Desenvolvimento musical infantil

Formação Académica/Education

2006 - Mestrado em Estudos da Criança - Especialidade em Educação Musical - no Instituto de Estudos da Criança na UNIVERSIDADE DO MINHO Capacidade Científica, FCSH, Classificação final: Muito Bom.
1997/1999 - Pós-licenciatura do Ramo de Formação Educacional do Curso de Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
            Média do 1º ano (pedagógicas): 16 valores

  1.      Classificações do 2º ano: Estágio - 17 valores e Seminário – 18 valores

  2.      Média final da Licenciatura e profissionalização : 16 valores

1992/1997 - Licenciatura: Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Média Final: 15 valores
1991/1992 - Liceu: Concluiu o Curso Complementar no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga em regime de ensino integrado (currículo -base do ensino geral básico e secundário e currículo do Conservatório na área de Formação Musical) com as seguintes classificações:

  1. Formação geral: 17 valores
  2. Formação específica: 16 valores
  3. Formação Vocacional: 15 valores

 

Publicações Relevantes/Main Publications

Tese / Thesis

2006 - intitulada Estudo sobre um problema de conservação musical com crianças entre os seis e os dez anos de idade manipulando as variáveis texto e melodia, Dissertação de Mestrado, Instituto de Estudos da Criança na UNIVERSIDADE DO MINHO.

Publicações / Publications

2000 - Nota de apresentação da edição musical de A Montanhesa da autoria de João Carlos de Sousa Morais.No âmbito do projecto Alto Minho/2000 do Instituto de Etnomusicologia (INET).

Comunicações/ Publicações em actas e/ou resumos de encontros científicos:

- 2008: 2 de Fevereiro comunicação Gonçalves, I. (2008) – A conservação musical: contribuição para o conhecimento do desenvolvimento musical das crianças entre os 6 e os 10 anos de idade. In P. Martins (Ed.), Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Resumos do I Congresso Internacional em Estudos da Criança (pp. 97-98). Braga, Ed. IEC – Universidade do Minho.
Texto integral da comunicação disponível em CD-Rom.

- 2007: 19 a 21 de Agosto Ana Cristina Braga, Isabel Gonçalves, Helena Rodrigues, Pedro Oliveira, "Jogo de Música-texto ou melodia?",  XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística, póster, (resumo pág. 58), Lisboa.

- 2001: 24 de Março comunicação Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon: a 1ª Infância na Escola Superior de Educação Maria Ulrich, em Lisboa.

 

Experiência Profissional e Artística

2008- Com Joana Araújo, desenvolve o projecto mensal “Música para gente de palmo e meio” no Theatro Circo de Braga, subordinado à Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon.
- Participa no espectáculo Andakibebé, uma iniciativa da Companhia de Música Teatral. Destacam-se apresentações deste espectáculo na Casa da Música – Porto, Teatro do Campo Alegre – Porto, Casa das Artes – Vila Nova de Famalicão, Teatro Viriato – Viseu, Universidade de Aveiro, Teatro Gil Vicente – Coimbra, Teatro Garcia Resende - Évora, teatro Micaelense – Ponta Delgada, Santiago de Compostela, entre outros locais.
2007/2008- Frequenta o III Curso de Formação de Animadores Musicais na Casa da Música com Tim Steiner, Paul Griffiths e Sam Mason.

2007- Investigadora do projecto do CESEM “Desenvolvimento Musical na Infância e primeira Infância” apoiado pela FCT – Fundação do Ministério de Ciência e Tecnologia de Portugal.
- Produziu e participou no elenco da peça teatral adaptada da obra infanto-juvenil A nascente de tinta, da autoria de Pedro Seromenho Rocha, apresentada no IPJ e da Biblioteca Lúcio Craveiro em Braga. 
2006- Orientou a acção de Formação “Avaliação na teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon” na Academia de Santa Cecília de Lisboa.
2005- Adquiriu o certificado de Registo de Formador nas áreas ‘Educação Musical’ e ‘Expressões’, passado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
2003- Participou, na qualidade de orientadora, no projecto de investigação "Desenvolvimento Musical na Primeira Infância" promovido pelo CESEM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Fundação Calouste Gulbenkian, entre Outubro 2002 e Junho 2003.

  1. Participou na gravação do LIVRO/ CD ANDAKIBEBÉ, editado em Fevereiro.

2002- Em Janeiro foi membro da direcção da Associação de Profissionais e Estudantes de Música.
2001- Participou no espectáculo BebéBabá, para bebés acompanhados pelos seus pais, avós ou outros educadores, numa iniciativa da Companhia de Música Teatral, numa co-produção com o Teatro Viriato de Viseu, que decorreu ao longo do mês de Setembro.
2000- Entre os anos lectivos de 2000/2001 a 2002/2003 leccionou as disciplinas de ‘História da Música’ e de ‘Acústica Musical’ na Academia de Música de Barcelos e na Academia de Música Valentim Moreira de Sá – Guimarães.

  1. Escreve pontualmente notas de programa. Neste contexto, destaca-se a temporada de música 2000-2001 da Fundação Calouste Gulbenkian.

1999- Desde o dia 1 de Setembro exerce funções de docência, nas disciplinas de Acústica Musical e Organologia e História da Música no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

  1. Entre Novembro de 1999 e Janeiro de 2000 desenvolveu acções de Orientação Musical na Fundação Mayeusis – Vigo, no âmbito da Psicologia da Música e da aprendizagem musical de crianças na faixa etária dos 0 aos 18 meses de idade
  2. Durante os dias 10, 17 e 24 de Abril orientou, no espaço ACARTE – Fundação Gulbenkian de Lisboa, juntamente com a dra. Ana Paula Almeida e sob a coordenação da Prof. Dra. Helena Rodrigues sessões musicais desenvolvidas de acordo com a Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, destinadas a crianças entre os 0 e os 18 meses de idade 

1998- Desde 1998 tem orientado, com Ana Paula Almeida e Helena Rodrigues, sessões musicais desenvolvidas de acordo com a Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, destinadas a crianças entre os 0 e os 18 meses de idade nomeadamente na Biblioteca Municipal de Oeiras, no Fundão, em Vila Franca de Xira, Faro, Redondo, Alfândega da Fé, Mação, Viseu, Guarda, Torres Vedras, Samora Correia, São Brás de Alportel, entre outros.

  1. Foi convidada a exercer, entre Março de 1998 e Julho de 1999, as funções de colaboradora no Centro de Estudos Sociológicos e de Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação do professor doutor Mário Vieira de Carvalho.
  2. Nos anos lectivos 1997/1998 e 1998/1999 deu instrução musical no Colégio de Nossa Senhora da Luz (Braga), trabalhando com crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos de idade.

 

Acções de Formação

2004- Em Fevereiro frequentou a Acção de Formação Avaliação em Música ministrada por Constantin Sandu, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
2003- Frequentou o I Encontro Internacional e Exposição Criação Musical e Infância e a I Conferência Internacional Música, Comunicação e Linguagem decorridas na Fundação Calouste Gulbenkian entre os dias 27 e 31 de Janeiro.

  1. Participou na Acção de Formação Dançar na Escola, orientada por Maurizio Padovan entre 20 e 25 de Janeiro, nas Instalações do IEC, Universidade do Minho.

2001- Entre os dias 5 e 9 de Novembro participou na Acção de Formação Orientações Musicais para Crianças em Idade Pré-Escolar realizado pelo Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

  1. Entre 3 e 11 de Setembro frequentou a acção de formação Tecnologias de Informação na Música – gravação orientada por Serafim Barreira, na Escola de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
  2. Entre 9 e 13 de Abril frequentou a classe de História da Música – Panorama da História da Música Portuguesa conduzida por Rui Vieira Nery no âmbito dos XIV Cursos de Aperfeiçoamento Musical de Vila do Conde.
  3. Escreveu as Notas à Margem do Concerto do dia 4 de Dezembro da Temporada 2000/2001 da Fundação Calouste Gulbenkian.

2000- Entre os dias 27 e 30 de Setembro frequentou a Escola de Outono organizada pela ESE do Porto, onde frequentou a acção Pensamento Criativo na Educação Musical – uma agenda para o século XXI orientada por Peter Webster.

  1. Entre os dias 7 e 15 de Setembro frequentou uma série de acções de Formação na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa orientadas por Edwin Gordon. Estas acções subordinaram-se às seguintes temáticas: Investigação em Psicologia e Pedagogia Musical; Movimento, Improvisação e Ritmo; Contributos de Edwin Gordon nos domínios da Psicologia e Pedagogia Musical
  2. Entre os dias 17 e 21 de Julho participou na Acção de Formação Tecnologias de Informação na Música orientada por Serafim Eugénio Nogueira Barreira no conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

1999- Tem orientado, desde 1999, juntamente com a dra. Ana Paula Almeida e sob a coordenação da Prof. Dra. Helena Rodrigues, sessões musicais desenvolvidas de acordo com a Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, destinadas a crianças entre os 0 e os 18 meses de idade nomeadamente no Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, na Biblioteca Municipal do Montijo, no Teatro Viriato de Viseu, entre outras cidades portuguesas.  

  1. Entre os dias 27 de Setembro e 1 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, frequentou os seminários Investigação em Psicologia e Pedagogia Musical e Teoria da Aprendizagem Musical e Ensino de Instrumentos sob a orientação de Edwin Gordon.
  2. Entre os dias 19 e 30 de Julho participou no workshop Early Childhood ministrado por Edwin Gordon no Gordon Institute of Music Learning na Universidade de South Carolina nos Estados Unidos da América.
  3. No âmbito do Estágio, organizou na Escola Básica 2.3. Delfim Santos, a 21 de Abril, uma acção de Formação subordinada ao tema Professor: Profissão de Risco. Leccionar e Evitar Problemas nas cordas Vocais” orientada pela terapeuta da fala Dra. Filomena Gonçalves.
  4. Workshop sobre Improvisação orientado por Helena Caspurro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas a 30 de Abril.
  5. Seminário “Estudo Comparativo de Metodologias de Educação Musical” promovido pela APEM decorrido entre 5 e 8 de Abril.
  6. Assistiu aos encontros “Mas que música. Jovens compositores da Alemanha” em Janeiro de 1999, promovido pelo Goethe – Institut Lissabon, CESEM, Acarte- Fundação Calouste Gulbenkian e Escola Superior de Música de Lisboa.

1998- Seminário de Pedagogia Musical Zoltán Kodály, orientado pelo professor Carlos Miró Cortez (Instituto de Pedagogia Musical Zoltán Kodaly, Kecskemét, Hungria) no dia 30 de Outubro, no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho.

  1. Seminário: Metodologia de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical orientado pelo professor Edwin Gordon nos dias 15 e 16 de Outubro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  2. Seminário: Desenvolvimento Musical de Recém-Nascidos e Crianças em Idade Pré-escolar orientado pelo professor Edwin Gordon nos dias 12, 13 e 14 de Outubro e promovido pelo Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
  3. Participou na ESCOLA DE OUTONO organizada pelo Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto de 30 de Setembro a 3 de Outubro.
  4. Seminário: Desenvolvimento Musical de Recém nascidos e Crianças em Idade Pré-Escolar. Teoria da Aprendizagem Musical, da responsabilidade de Edwin Gordon, promovido pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (3 a 12 de Abril).
  5. Seminário: Avaliação e Medida em Psicologia da Música e Educação Musical, orientado pelo Professor Edwin Gordon, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (5 e 6 de Janeiro).
  6. Seminário: Teoria da Aprendizagem Musical e Ensino de Instrumentos, administrado pelos pedagogos norte-americanos Edwin Gordon e Richard Grunow (27 a 31 de Outubro).
  7. Assistiu aos VI, VII, VIII e IX Encontros Nacionais de Musicologia decorridos na Fundação Calouste Gulbenkian respectivamente dos anos 1995, 1996, 1997 e 1998.

1997- Frequentou o ciclo de conferências “Quatro Quartas de Música” no Forum Cultural de Alcântara durante o mês de Maio.
1996- Assistiu ao ciclo de conferências subordinadas ao tema: Ensaísmo Português decorridas na Culturgest durante os meses de Novembro e Dezembro.
1993- Frequentou alguns cursos livres a título particular, nomeadamente o de Composição e História da Música Contemporânea com Jorge Peixinho, na Academia de Música S. Pio X (Vila de Conde) entre 5 e 10 de Abril.
1990- No âmbito de uma viagem de estudo do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, integrou uma série de recitais realizados em Paris, nomeadamente no Conservatoire de Musique, d' Art Dramatique et de Danse de St. Denis, onde executou flauta de bisel alto e interpretou repertório vocal a capella.

Acções do Documento