Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Colaboradores Helena Lopes Braga

Helena Lopes Braga

COLABORADORA (Mestre)

Foto_HSBraga.JPG

Helena Lopes Braga

hlopesbraga@gmail.com

Domínio da especialização e interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

Sociologia da música: sociabilidades, identidade, diferença, sexualidades.

Género e música

Teoria queer

Feminismos e activismos

(2013) Mestre em ciências musicais, variante musicologia história, classificação da tese 19 valores.

(2011) Licenciatura em Ciências Musicais, FCSH, UNL, classificação final Muito Bom.

(2008) Curso Complementar de Formação Musical, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Braga.

Teses/Thesis

2013  – «De Francine Benoît e algumas das suas redes de sociabilidade: invisibilidades, género e sexualidade entre 1940 e 1960», Dissertação de Mestrado em Musicologia História, F.C.S.H., Universidade Nova de Lisboa.

Orientadora: Professora Doutora Paula Gomes Ribeiro

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica / Papers in international scientific periodicals with referees

“Para a história da invisibilidade lésbica na musicologia – Francine Benoit”, Braga, Helena Lopes, Lesonline, Vol.4, nº1, pp. 29-34, 2012, ISSN 1647-3868.

(2011) “Partindo de Vale Abraão - Para um estudo da música na obra de Manoel de Oliveira” - Comunicação na Conferência Internacional de Cinema Avanca 2011, publicada no respectivo livro de actas.

Outras publicações / Other publications

Helena Lopes Braga, "Entrevista a Álvaro Malta", Glosas nº 7, Lisboa, Janeiro 2013.

Helena Lopes Braga, "Entrevista a Henrique da Luz Fernandes", Glosas nº7, Lisboa, Janeiro 2013.

Helena Lopes Braga, "Lopes e Silva: 50 anos de carreira", Glosas nº 6, Lisboa, Setembro 2012.

Helena Lopes Braga, "Compositores a descobrir: Francine Benoît", Glosas nº 5, Lisboa, Maio 2012.

Comunicações/ Conferences and Papers

(2014) "Hegemonias nas elites culturais: Fernando Lopes-Graça" - |Diálogos in Música|, Museu da Música Portuguesa/ Casa Verdades de Faria, 5 de Julho.

(2014) "Mulheres da oposição: elites culturais e artísticas em torno de Francine Benoît" - |Diálogos in Música|, Casa da Achada/ Centro Mário Dionísio, 21 de Junho.

(2014) "Da escrita íntima como ferramenta de construção social de identidades: Francine Benoît e Irene Lisboa" - I Seminário NEGEM, FCSH, 24 de Março.

(2013) "The importance of being queer - Práticas sociais de gestão de identidades queer em mulheres músicas nos anos 1930-1960" - III Encontro Nacional de Investigação em Música, Cascais, 1-3 Novembro.

(2013) "A três: Francine Benoît, Arminda Correia e Maria da Graça Amado da Cunha" - Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, FCSH, UNL, 20 de Junho.

(2012) "Hegemonia masculina e binarismo no Estado Novo e a inexistência duma associação de mulheres músicas em Portugal: Francine Benoît como agregadora de círculos sociais de mulheres" - II Encontro Nacional de Investigação em Música, Castelo Branco, 16-18 Novembro.

(2012) “Contributo para um estudo de representações de género na escrita sobre música em periódicos generalistas da década de 1980” - Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, FCSH, UNL, 19 de Julho.

(2012) “O género na critica musical portuguesa 1950 - 1970s – Maria Helena de Freitas e Francine Benoit” - I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea, A Mulher na Literatura e outras artes, Escola Superior de Educação de Portalegre, 11 e 12 de Junho.

(2012) “Francine Benoit, or the story of a communist, feminist homosexual in Portugal during the dictatorship” - Sound, Gender, Feminism, Activism, University of the Arts, Londres, 17 de Maio.

(2012) “Rädecker & Lunau vs Rädecker – A partir de três pianos de mesa do Museu da Música” - I Encontro Iberoamericano de Jovens Musicólogos, Lisboa, 22 a 24 de Fevereiro.

Outras comunicações / Other papers

(2012) "Francine Benoît, recuperar a memória - uma primeira homenagem - Centro de Cultura e Intervenção Feminista, Umar, 3 de Maio.

Actividade Musical/Performance and Composition

Desde 2011 integra o grupo de gamelão de Java Yogystrag0ng, patrocinado pela Fundação Oriente.

Desde 2011 integra o coro CoLeGaS da Ilga, Portugal.