Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Colaboradores Ernesto Donoso

Ernesto Donoso

COLABORADOR INTERNO (Doutorando)

Ernesto Donoso Collado

ERNESTO DONOSO

erndonoso@gmail.com
www.ernestodonoso.com

Domínio da especialização e interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

Composição: estudo dos processos criativos musicias contemporâneos

Análise musical

Acústica musical

2011-  Início do Doutoramento em Ciências Musicais (especialidade de Ciências Musicais Históricas), Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

2010   "Máster Universitario en Música Hispana", Universidad de Salamanca (Espanha).

2008   Licenciatura em Composição, Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo, Sevilha (Espanha).

2002   Curso Complementar de Piano, Conservatorio Profesional de Música Cristóbal de Morales, Sevilha (Espanha).

Tese / Thesis

2010   Luis de Pablo. De "Siete Pizcas" a "Bobalicón": Historia y estudio de la evolución de un material sonoro, Dissertação de Mestrado, Universidad de Salamanca (Espanha).

Orientador: Prof. Dr. José María García Laborda.

Livros (autor) / Books (author)

Livros (coordenador) / Books (editor)

Capítulos de livros / Chapters in books

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica / Papers in international scientific periodicals with referees

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

Outras publicações / Other publications

2012   Co-autor (com a  Prof. Dra. Paula Gomes Ribeiro) da resenha do 2º Fórum Internacional Itinerários Musicais: Música e Gesto, no Boletín de SACCoM (Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música), Volumen 4, Nº1/Febrero 2012.

Comunicações/ International Conferences and Papers

2015   Marc-André Dalbavie. Du produit au processus: un regard sur la genèse "d'acoustiques virtuelles" à partir de partitions et d'écrits du compositeur. Conferência Internacional Tracking the creative process in music/Analyser les processus de création musicale, IRCAM-Centre Pompidou, Paris (França).

2014   Cervantes y Falla. El Quijote y El Retablo. Una breve mirada hacia la relación entre literatura y música, Conferência organizada pelo Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (FCSH-UNL), Lisboa (Portugal).

2013   Une approche de la dernière période créatrice de Luis de Pablo: proposition de quelques outils analytiques, Conferência Internacional Journées d'Analyse Musicale 2013, Universidade Rennes 2, Rennes (França).

2011   "O gesto visual como elemento activo e constitutivo no discurso musical de obras não cénicas", 2º Fórum Itinerários Musicais: Música e Gesto, CCB, Lisboa (Portugal).

Outras comunicações / Other papers

2012   Moderador da "Secção II" do I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, Lisboa (Portugal).

Actividade Musical/Performance and Composition

FRAGMENTOS DE MOVILIDAD SIMÉTRICA (2015). Piano.

MÚSICA EN LAS ESFERAS (2015). Clavinova CLP-360. Estreia a 17/09/2015, Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, Lisboa.

REFLEXÃO ENERGÉTICA (2014). Ensemble e electrónica. Estreia a 04/04/2014, Cinema Teatro Joaquim D'Almeida, Montijo (Portugal), Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Editada em AVA Musical Editions.

BUSHWICK; RED HOOK (2013; 2014). Peças para clarinete, percussão, piano, violino e violoncelo.

REFLEXIÓN ENERGÉTICA I (2012). Ensemble e electrónica.

ACUPUNTURA (2011). Viola amplificada e instalação.

BAISALE RACDESÀM (2008). Ensemble (violino, flauta, clarinete sib, violoncelo e vibrafone). Estreia a 28/03/2011, XX Festival de Primevera de música contemporânea de Salamanca (Espanha), Lisbon Ensemble 20/21.

LAZOS (2008). Orquestra sinfónica.

WR24 (2008). Música acusmática.

3-UMPH (2008). Música acusmática.

LUMINARIA (2007). Piano e violino. Estreia no mesmo ano no Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo, Sevilha (Espanha).

MENTIRAS Y BUÑUELOS (2007). Música acusmática.

Música original para a curta-metragem "Se Busca": dirigido por Andrés Ballesteros (2007).

SOMNUS (2006). Quarteto de clarinetes. Estreia no mesmo ano no Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo, Sevilha (Espanha).

G.O.S. (2005). Piano, acordeão e saxofone alto. Estreia no mesmo ano no Conservatorio Superior de Música Manuel Castillo, Sevilha (Espanha).

LA SOLEDAD DEL ANDROIDE (2005). Música acusmática. Estreia em Setembro de 2007, La noche larga de los museos, Museu Arqueológico, Sevilha (Espanha).

2012 - 2013   Membro da Comissão Organizativa do EMS13 - Electroacoustic Music Studies Network Conferences, Lisboa (Portugal).

2011   Membro da Comissão Organizativa do 2º Fórum Internacional Itinerários Musicais: Música e Gesto, Lisboa (Portugal).

2010 - 2011   Colaborador na elaboração do XX Festival de Primavera de música contemporânea de Salamanca (Espanha).

Prémios/Prizes

Terceiro prémio no "I Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho", na categoria de Música de Câmara (2014). Juri: Ivan Fedele, Aldo Brizzi, Christopher Bochmann, Clotilde Rosa, Gerhard Stabler, Helmut Flammer, Jean-Sebastien Béreau, João Madureira e Jorge Sá Machado.