Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Colaboradores Diogo Alte da Veiga

Diogo Alte da Veiga

COLABORADOR (Doutorando) - Bolseiro FCT.

Curriculum Vitae


img veiga

Diogo Maria Pupo Correia Alte da Veiga

daveiga@campus.fcsh.unl.pt

 

 

Domínio da especialização / Domain of Specialization 

Musicologia Histórica - Música Antiga

 

Interesses de investigação / Research Interests

Monodia litúrgica (fontes medievais e modernas)

Liturgias medievais

História e cultura medieval

Canção Coimbrã

 

Formação Académica/Education

[em curso] Doutoramento em Ciência Musicais Históricas, FCSH-UNL

2012 Licenciatura em Música Antiga - Variante de Traverso (2º ano), Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto

2010 Mestrado em Musicologia Histórica, FCSH-UNL

2006 Licenciatura em Música - Variante de Canto Gregoriano, Escola Superior de Música de Lisboa 

(inclui quatro meses de bolseiro ao abrigo do projecto Erasmus na Faculdade de Música de Utrecht, Holanda)

2001 Curso de Flauta Transversal, Conservatório de Música de Braga

 

Participação em projectos/Participation in Research Projects

2016 Membro de equipas no projecto "PEM – Portuguese Early Music Database" [FCSH/CESEM/EAT/00693] (CESEM), financiado pela FCT

2015-2016 Membro de equipas no projecto "Acervo histórico do Mosteiro de Arouca - Recuperação e catalogação" (Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda/CESEM/INET-MD), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

2010-2014 Membro de equipas no projecto “Intercâmbios musicais, 1100-1650: A circulação de música antiga na Europa e além-mar em fontes ibéricas ou conexas” [PTDC/EAT-MMU/105624/2008] (CESEM), financiado pela FCT

2005-2008 Membro de equipas no projecto “Levantamento digital do património musical manuscrito em Portugal (antes de 1600)” [POCTI/EAT/46895/2002] (CESEM), financiado pela FCT

 

Comunicações/ Lectures and Papers

2016 — “Os livros de coro da Catedral de Sevilha: aspectos da tradição melódica”, no âmbito da Conferência internacional III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos, Sevilha, Espanha, 10-11.3

2012a — “’Alma Bracarensis Ecclesiae’. The rite of Braga: historical evolution and the struggle for an identity”, no âmbito da Conferência internacional IMS Roma 2012 (19th Congress of the International Musicological Society), Roma, Itália, 1-7.7

2012b — “12th and 13th century Breviary fragments in Moissac and the rite of Braga: some preliminar insights”, no âmbito do Colóquio internacional Musical Exchanges 1100-1650: The Circulation of Early Music in Europe and Overseas in Iberian and Iberian-Related Sources, Lisboa, 21-23.6

2011a — “Fragmentos e códices musicais litúrgicos no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta: da Idade Média ao Concílio de Trento”, no âmbito do 80º Aniversário do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães, 28.10

2011b — “Newly Discovered Antiphoners in Northern Portugal”, no âmbito da Conferência internacional Sixteenth Meeting of the IMS Study Group CANTUS PLANUS, Viena, Áustria, 21-27.8

2009a — “O Alleluia na monodia litúrgica em Portugal até 1600”, no âmbito dos Seminários de Formação Avançada 2009, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade Nova de Lisboa, 24.11

2009b — “Os Manuscritos Musicais em Portugal até ao Concílio de Trento: Levantamento digital, Inventariação e Catalogação”, no âmbito do Fórum Musicológico O Património Musical em Portugal: Inventariação, Projectos, Urgências, Linda-a-Velha, 9-10.10

2009c — "Alleluia: Venite ad Lusitaniam: Comparative studies of monophonic alleluiae in pre-1600 portuguese sources", no âmbito da Conferência internacional Fifteenth Meeting of the IMS Study Group CANTUS PLANUS, Dobogókö, Hungria, 23-29.8

2008a — “Manuscritos musicais anteriores a 1600 no Mosteiro de Arouca: levantamento digital e catalogação”, no âmbito do evento cultural Cister: Saberes e Sabores, Arouca, 25-27.7

2008b — “As Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio”, em colaboração com Rui Araújo (CESEM). Palestra proferida como introdução ao concerto “Speculum Mirabilia” pelo agrupamento musical “La Batalla”, dirigido por Pedro Caldeira Cabral, no âmbito das Comemorações do 750º Aniversário da Outorga do Foral de Viana do Castelo, Sé Catedral de Viana do Castelo, 20.6

2007a — “Levantamento digital do património musical manuscrito (antes de 1600)”, no âmbito das Comemorações dos 10 anos do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, FCSH-UNL, 7.12

2007b — “Apresentação do projecto ‘Levantamento digital de manuscritos musicais (antes de 1600)’”, em colaboração com Manuel Pedro Ferreira, no âmbito do Simpósio internacional A Música nos mosteiros e catedrais: novas pesquisas, FCSH-UNL, 15.6

 

Capítulos de livros / Chapters in books

VEIGA, Diogo Alte da, "Fragments of a Breviary in Moissac and the Rite of Braga: some preliminary insights", in Manuel Pedro FERREIRA (Ed.), Musical Exchanges (no prelo).

VEIGA, Diogo Alte da, "Do Mondego, pelo Minho/Miño, ao Arlanzón: expressões da música medieval litúrgica ibérica", in José António FALCÃO (dir. de), O Magnum Mysterium. Diálogos Musicais no Sul da Europa (Século X-XXI), Beja: Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, 2015, pp. 38-42.

ARAÚJO, Rui, e VEIGA, Diogo Alte da, "Da Gasconha a Segóvia: Morte e Ressurreição de um Cristo Viajante", in José António FALCÃO (dir. de), Metáforas do Infinito. A Espiritualidade nas Polifonias dos Séculos XI a XX, Beja: Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, 2014, pp. 68-74.

 

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

VEIGA, Diogo Alte da, “Alleluia: Venite ad Lusitaniam: A Comparative Study of Monophonic Alleluias in Pre-1600 Portuguese Sources”, in HAGGH-HUGLO, Barbara, LACOSTE, Debra, et al. (Eds.), Papers Read at the 15th Meeting of the IMS Study Group CANTUS PLANUS, Dobogókö/Hungary, 2009, Aug. 23-29, Volume 1, Ottawa, Canada: The Institute of Mediaeval Music, 2013, pp. 133-161.

VEIGA, Diogo Alte da, “Newly Discovered Antiphoners in Northern Portugal”, in KLUGSEDER, Robert, et al. (Eds.), CANTUS PLANUSStudy Group of the International Musicological Society, Papers Read at the 16th Meeting, Vienna/Austria, 2011, Wien: Verlag Brüder Hollinek, 2012, ISBN 978 3-85119-336-7, pp. 13-19.

 

Teses / Thesis

VEIGA, Diogo Alte da, “O Alleluia na monodia litúrgica em Portugal até 1600: comparações melódicas”, dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 2010

 

Outras publicações / Other publications

VEIGA, Diogo Alte da, "Manuscritos musicais medievais e modernos no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta: contribuições para um catálogo", Boletim de Trabalhos Históricos, Guimarães: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta (no prelo).

Elaboração de fichas descritivas de manuscritos em FERREIRA, Manuel Pedro (coord.), Harmonias do Céu e da Terra. A música nos manuscritos de Guimarães (séculos XII-XVII), catálogo da exposição decorrida no Museu de Alberto Sampaio (Guimarães) entre Novembro de 2012 e Março de 2013, Lisboa: CESEM, 2012

Tradução de FERREIRA, Manuel Pedro, “A influência da monodia litúrgica nas «Cantigas de Santa Maria»”, in Idem, Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsular. Volume I - Música Palaciana, Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, pp. 258-267 (tradução do artigo original em Inglês para Português)

Fotografia em FERREIRA, Manuel Pedro (coord.), Harmonias do Céu e da Terra. A música nos manuscritos de Guimarães (séculos XII-XVII), catálogo da exposição decorrida no Museu de Alberto Sampaio (Guimarães) entre Novembro de 2012 e Março de 2013, Lisboa: CESEM, 2012

Fotografia em RODRIGUES, Ana Maria S.A., e FERREIRA, Manuel Pedro (coord.), A Catedral de Braga: Arte, Liturgia e Música dos fins do século XI à época tridentina, Lisboa: Arte das Musas/CESEM, 2009

 

Actividade Musical / Performance and Composition

Desde 2005 – Promotor e membro fundador do conjunto de Música Antiga Ensemble dos Biscainhos (parceria com o Museu dos Biscainhos, Braga)

2003-2006 - Membro do Coro Gregoriano de Lisboa, sob a direcção de Maria Helena Pires de Matos

2003-2005 – Director artístico do Coro Gregoriano Benedictus (Penafiel)

2003-2005 – Membro do coro Ricercare, sob a direcção de Pedro Teixeira

 

Outras competências e actividades / Other skills and activities 

Catalogação e indexação de fontes musicais na Portuguese Early Music Database (pemdatabase.eu):
     - Manuscrito 28 do Arquivo da Sé de Braga (antifonário santoral monódico, 1ª metade s. XVI)
     - Manuscrito 32 do Arquivo da Sé de Braga (antifonário temporal monódico, 1ª metade s. XVI)                                                                                                    - Cantoral 52 do Archivo Musical da Catedral de Sevilha (antifonário santoral monódico, s. XVI)
     - Cantoral 69 do Archivo Musical da Catedral de Sevilha (antifonário temporal monódico, 2ª metade, s. XV)
     - Diversos fragmentos medievais de monodia litúrgica

Indexação de peças de monodia litúrgica na base de dados Cantus Index (cantusindex.org)

Arbitragem científica na publicação periódica Plainsong and Medieval Music (Cambridge University Press)

 

 

Acções do Documento