Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Colaboradores Cristina Cota

Cristina Cota

— classificado em:

COLABORADORA (Doutoranda) - Bolseira de Investigação FCT

Curriculum Vitae

Cristina Maria de Carvalho Cota

cristina.cota@sapo.pt

Domínio da especialização e actuais interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

 - História da Música Sacra em Portugal (Ordem do Templo / Ordem de Cristo)

 - História da Música Sacra na América Portuguesa e Latina (Missionação e Música / Expansão e Colonização Ultramarina / Brasil / Ordem de Cristo / Ordem Franciscana / Companhia de Jesus)

 - Música / Cinema / Religião / Estética

 

Formação Académica / Education

[Em curso] Doutoramento em Ciências Musicais, especialidade em Ciências Musicais Históricas, Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


2007 - Mestrado em Ciências Musicais, especialidade de Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


2002 – Conclusão do Curso Complementar de Violino da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, com início na Fundação Musical dos Amigos das Crianças.


1999 - Licenciatura em Ciências Geofísicas, área científica de Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.


1988 – Curso Secundário de Ciências Exactas (Química e Física), Escola Secundária de Pedro Nunes, Lisboa.

 

Participação em Projectos / Participation in Research Projects

2010 - 2011 Elemento do projecto bilateral (CAPES/FCT), com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), «Música vocal Luso-Brasileira nos séculos XVIII e XIX», coordenação científica do Professor Doutor David Cranmer (FCSH/UNL) e da Professora Doutora Adriana Akayama (UNICAMP)


2009 (a partir de) - Elemento do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira - Caravelas (CESEM / FCSH-UNL).


2007 – 2010 Bolseira de investigação do projecto «O Teatro de S. Carlos: as artes do espectáculo em Portugal» (PTDC/EAT/70038/2006) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH-UNL, coordenação científica do Professor Doutor David Cranmer (FCSH/UNL)


2008 – 2011 Participação no projecto «Intercâmbios musicais, 1100-1650: A circulação de música antiga na Europa e além-mar em fontes ibéricas ou conexas», (PTDC/EAT-MMU/105624/2008,) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH-UNL, coordenação científica do Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira.

 

Publicações Relevantes / Main Publications

Teses / Theses

2007 - «A Música no Convento de Cristo em Tomar (desde finais do séc. XV até finais do séc. XVIII», Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Orientação científica: Professor Doutor Manuel Carlos de Brito

Edições musicais / Musical editions

2010 [em curso] - Il Sogno del Zingano, drama lírico em um acto de António Luís Miro, no âmbito do projecto de investigação «O Teatro de São Carlos: as artes do espectáculo em Portugal» (com orientação científica da Professora Doutora Luísa Cymbron)

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

2011a [no prelo] – «Da Ordem do Templo à Ordem de Cristo: a música no Convento de Cristo em Tomar”, in Actas do Congresso Internacional "Ordens e Congregações Religiosas em Portugal: Memórias, Presenças, Diásporas", Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2-5 Novembro 2010.


2011b [no prelo] – «Música e Salvação: A Missão de Ennio Morricone », in Actas do I Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema (CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 19-20 Junho 2010.
Novembro de 2010

Publicações electrónicas /

2011 - «A música no Convento de Cristo em Tomar: uma perspectiva cronológica», in Actas do XXI Congresso da ANPPOM, Uberlândia, Minas Gerais (Brasil), 2011.
[http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2011/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2011.pdf]

Comunicações / Lectures and Papers

2012a - «O Cerimonial Seráfico para toda a ordem franciscana de Frei Manuel da Conceição (1730)», Congresso Internacional Franciscano no Mundo Luso-Hispânico: História, Arte, e Património, Sociedade de Geografia de Lisboa, 24-28. 07.

2011b - «A música no Convento de Cristo em Tomar: uma perspectiva cronológica", XXI Congresso da ANPPOM - Uberlândia - Minas Gerais, Brasil, 22-26.08.

2011a - «Entre Portugal e Brasil (desde 1500-1822): Música e Missionação na Ordem de Cristo face aos contributos da ordem franciscana e jesuíta», Seminário Interinstitucional UNICAMP/UNL, "A Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX", Instituto de Artes da UNICAMP, 17-19.08.

2010a - «A Música no Convento de Cristo em Tomar (desde finais do séc. XV até finais do séc. XVIII)», Congresso Internacional "Ordens e Congregações Religiosas em Portugal: Memórias, Presenças, Diásporas", Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2-5.11.

2010b - «O espólio de Tomás Alcaide do Museu da Música de Lisboa», Colóquio "O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal", CESEM (FCSH-UNL), Teatro Nacional de S. Carlos, 15-16.10.

2010c - «Música e Salvação: a "Missão" de Ennio Morricone», I Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema, CESEM/ FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 19-20.06.

2009a - «Tomás Alcaide - notas biográficas», Sessão Aberta "Falando sobre Tomás Alcaide", Museu da Música de Lisboa, 12.11.

2009b - «O espólio de Tomás Alcaide do Museu da Música de Lisboa», Sessão Aberta "Falando sobre Tomás Alcaide", Museu da Música de Lisboa, 12.11.

2009c - «Um espólio tomarense inédito», Fórum Musicológico: O património musical em Portugal: inventariação, projectos, urgências, incluído na II Temporada de Música Antiga “Conde de Oeiras”, 9-10.10.

2009d - «O espólio de Tomás Alcaide do Museu da Música», Fórum Musicológico: O património musical em Portugal: inventariação, projectos, urgências, incluído na II Temporada de Música Antiga “Conde de Oeiras”, 9-10.10.

2009e - «Memória e Celebridade: os álbuns de recordações do tenor lírico português, Tomás Alcaide», Opera Studies: Texts and Singers, CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 28.02.

2009f - Paula Gomes Ribeiro & Cristina Cota: «Tomás Alcaide: vivências do cantor na construção de personagens e idealização de dispositivos cénicos” Opera Studies: Texts and Singers, CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 28.02.

2008a - «A Música no Convento de Cristo em Tomar (desde finais do séc. XV até finais do séc. XVIII», Seminários de Formação Avançada, CESEM (FCSH-UNL), Universidade Nova de Lisboa, 08.11.

2008b - «Exemplos de património imaterial no espólio do cantor lírico português, Tomás Alcaide», Colóquio “Museus e Património Imaterial - Inventário, Protecção e Representatividade”, Museu Nacional do Teatro, Lisboa, 11.04.
 

Organização de conferências e seminários / Organization of Lectures


[previstas] - organização de conferências (sob o modelo conferência-concerto) no Convento de Cristo em Tomar.
2009a / 2010 - Organização e coordenação da exposição “Tomás Alcaide”, Museu da Música de Lisboa. 12.11 a 3.01.

2009b - Organização e coordenação da Sessão Aberta “Falando sobre Tomás Alcaide”, Museu da Música de Lisboa, 12.11.

 

Outras actividades / Other activities

2010 ¬ -  participação na Comissão Organizadora do Colóquio "O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal", CESEM (FCSH-UNL), Teatro Nacional de S. Carlos, 15-16.10.


2009 - participação na Comissão Organizadora do Colóquio Internacional - Consequences of Wagner, CESEM (FCSH-UNL), Teatro Nacional de S. Carlos / Culturgest, 26-28.11.


2009 - participação na Comissão Organizadora do I Fórum Musicológico: “O património musical em Portugal: inventariação, projectos, urgências”, incluído na II Temporada de Música Antiga “Conde de Oeiras”, Fundação Marquês de Pombal, Oeiras.


2005 - tradução para língua portuguesa do artigo do professor doutor Manuel Pedro Ferreira, «Proporções na Música da Antiguidade e Medieval», Revista de Formação Musical, n.º 121 a 123, Janeiro a Dezembro de 2005.


2005 - tradução para língua portuguesa do artigo do professor doutor Tomás Henriques, «O Cérebro, Cibernética e Som organizado», Revista de Formação Musical, n.º 121 a 123, Janeiro a Dezembro de 2005.

Acções do Documento