Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Colaboradores António Rocha

António Rocha

COLABORADOR INTERNO (Doutorando) - equiparado a bolseiro pelo Ministério da Educação.

Curriculum Vitae

img antonio-rocha

António Vitorino Matias de Abreu Rocha

antoniovrocha@fcsh.unl.pt


Domínio da especialização e interesses de investigação/Domain of Specialization and Research Interests

Estudos Artísticos / Psicologia e Ensino da Música
Desenvolvimento Musical na Infância e Primeira Infância
Orientações Musicais para bebés e crianças pequenasTeoria da Aprendizagem Musical

 

Formação Académica/Education

2008 – Doutorando em Ciência Musicais, Especialidade de Ensino e Psicologia da Música

2007 - Mestrado em Ciências Musicais /Psicologia e Pedagogia Musical, Universidade Nova de Lisboa, menção “Muito Bom” por unanimidade.

2000 - Licenciatura em Ensino, variante de Educação Musical, classificação final 15 valores.

 

Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e/ou profissionais

Previous and current scientific and/or professional activities

2007-2009 - Equiparado a Bolseiro pelo Ministério da Educação.

2003… - Professor de Nomeação Definitiva de Educação Musical do Quadro do AVE da Costa de Caparica.

2003… - Membro da direcção e director musical/encenador do grupo de teatro musical Armadilha

2002… - Professor no Departamento de Música da Escola Superior de Educação Jean Piaget – Almada (sem actividade docente desde 2006).

2000 - Colaborador da equipa de sessões de orientações musicais para bebés na escola Musicentro – Salesianos de Lisboa.

 

Formação Complementar /Other Studies

2001 - Formador registado e qualificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nos domínios da Educação Musical/Música com aplicação a Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

1999 - Diploma de Pedagogia Musical – Orff/ Wuytack

1994 - Curso de Monitores de Expressão Musical, Centro Artístico Infantil dos Serviços da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

1989 - Curso de Formação Profissional, opção Apoio Terapêutico (classificação de Excelente).

1988 - Curso de Formação Profissional de Animadores Musicais (classificação de Bom)

 

Participação em projectos / Participation in Research Projects

2007 – Membro da equipa de investigação do projecto “Desenvolvimento Musical na Infância e Primeira Infância” ( PTDC/EAT/68361/2006), no âmbito do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, FCSH-UNL.

 

Publicações Relevantes / Main Publications

Teses / Theses

2007 – As vocalizações de bebés de 9 a 11 meses face à música e à linguagem: análise efectuada por juízes especializados , Tese de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

2000 - A Aprendizagem Musical num contexto português: a teoria de Edwin Gordon e sua aplicação , Monografia de Licenciatura, Escola Superior de Educação Jean Piaget, Instituto Piaget.

 

Publicações em actas e/ou resumos de encontros científicos / Papers in conference proceedings

2008 - Vocalisations in regard to music and language stimuli by 9-11 months old infants: an analysis by expert. 28th ISME World Conference, Bolonha (em colaboração com João Pedro Reigado e Helena Rodrigues) [abstract].

2008 - Acoustical analysis of vocalisations 9 to 11 months infants submitted to musical and linguistic stimulus. 28th ISME World Conference, Bolonha (em colaboração com João Pedro Reigado [1º autor] e Helena Rodrigues) [abstract].

2008 - Acoustical analysis of vocalisations 9 to 11 months infants submitted to musical and linguistic stimulus. 28th ISME World Conference, Bolonha (em colaboração com João Pedro Reigado [1º autor] e Helena Rodrigues) [abstract].

2008 - Vocalisations in regard to music and language stimuli by 9-11 months old infants: an analysis by expert. In Malbrán, S. & Mota, G. (Ed.), Proceedings of the 22 nd International Seminar on Research in Music Education , July 13-18, Porto, pp. 32-38 (em colaboração com João Pedro Reigado e Helena Rodrigues).

2008 – As vocalizações de bebés de 9 a 11 meses face à música e à linguagem: análise efectuada por juízes especializados. In P. Martins (Ed.), Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Resumos do I Congresso Internacional em Estudos da Criança (pp. 97-98). Braga, Ed. IEC – Universidade do Minho (em colaboração com João Pedro Reigado e Helena Rodrigues).

2008 – O que os bebés nos contam, o que os bebés nos cantam. In P. Martins (Ed.), Infâncias Possíveis, Mundos Reais, Resumos do I Congresso Internacional em Estudos da Criança (pp. 99). Braga, Ed. IEC – Universidade do Minho. (em colaboração com João Pedro Reigado [1º autor] e Helena Rodrigues). Texto integral da comunicação disponível em CD-ROM.

2007 – Projectos de orientação musical para bebés: uma nova perspectiva da vivência musical, Conferência Nacional do Ensino Artístico , texto integral acessível a partir do respectivo site (em colaboração com João Pedro Reigado e Helena Rodrigues).

2007 – Reflexões sobre a aprendizagem musical na primeira infância, Conferência Nacional do Ensino Artístico , texto integral acessível a partir do respectivo site (em colaboração com João Pedro Reigado [1º autor] e Helena Rodrigues).

 

Comunicações / Lectures and Papers

Comunicações submetidas a arbitragem científica para apresentação em encontros científicos / Scientific meetings with referees

2008 – “Acoustical analysis of 9 to 11 months infants' vocalizations submitted to musical and linguistic stimulus”. Comunicação submetida e apresentado no 28° World Conference of the International Society for Music Education, realizado em Bolonha, entre os dias 20 e 25 de Julho e aceite em 2 de Março (em colaboração com João Pedro Reigado [1º autor] e Helena Rodrigues).

2008 – “Vocalisations in regard to music and language stimuli by 9-11 months old infants': an analysis by expert judges”. Comunicação submetida, aceite em 2 de Março, e apresentada, no 22 International Seminar on Research in Music Education, realizado entre os dias 13-18 de Julho, Porto (em colaboração com João Pedro Reigado e Helena Rodrigues).

2008 – “O que os bebés nos contam, o que os bebés nos cantam”. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional em Estudos da Criança, Infâncias Possíveis, Mundos Reais, 2-4 Fevereiro, Braga, Universidade do Minho (em colaboração com João Pedro Reigado [1º autor] e Helena Rodrigues).

2008 – “As vocalizações de bebés de 9 a 11 meses face à música e à linguagem: análise efectuada por juízes especializados”. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional em Estudos da Criança, Infâncias Possíveis, Mundos Reais, 2-4 Fevereiro, Braga, Universidade do Minho (em colaboração com João Pedro Reigado e Helena Rodrigues).

2007 - “Projectos de orientação musical para bebés: uma nova perspectiva de vivência musical”. Comunicação apresentada na Conferência Nacional de Educação Artística, 29-31 de Outubro, Casa da Música, Porto (em colaboração com João Pedro Reigado e Helena Rodrigues).

2007 - “Reflexões sobre a aprendizagem musical na primeira infância”. Comunicação apresentada na Conferência Nacional de Educação Artística, 29-31 de Outubro, Casa da Música, Porto (em colaboração com João Pedro Reigado [1º autor] e Helena Rodrigues).

2001 – “Música para Bebés: Aplicações do Modelo de Edwin Gordon”, 1º Congresso Ibérico de Educação Artística, promovido pela A.P.E.C.V., no Instituto Superior da Maia, Maia.

 

Comunicações por convite / Oral communications by invitation

2008 - “Vocalisations in regard to music and language stimuli by 9-11 months old infants': an analysis by expert judges”, Colóquio “As Lições dos Mestres”, CESEM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2005 - "O balbucio musical- Breve análise das respostas musicais e linguísticas dos bebés os zero e os dezoito meses", IV Encontro de Educação Musical, Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada.

2004 - "Apontamentos sobre a concepção do espectáculo «Miauzz - uma ratsodia para todos» ", Jornadas "Crescer com as Artes", organizado e promovido pelo Orfeão de Leiria, Leiria.

2000 - “A Música nos primeiros estádios do desenvolvimento”, Jornadas "A Arte e o Desenvolvimento da Criança: a Música e a Dança", promovido e organizado pela Direcção Regional de Educação do Centro (M.E.), Coimbra.

2000 - “Música no Pré-Escolar – Perspectiva de Edwin Gordon”, II Encontro de Experiências Educativas – Pré-Escolar, organizado pelo Centro da Área Educativa de Lisboa (D.R.E.L. – M.E.), Colégio Militar, Lisboa.

 

Outras actividades / Other activities

2008 - Autor, encenador, interprete, co-autor das composições musicais da peça Amãenhecer pelo grupo Armadilha, estreado na XII Mostra de Teatro de Almada, no Auditório Fernando Lopes Graça e reposto no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, no Lumiar, Lisboa.

2007/2008 - Selecção e sonoplastia da peça Madame Curie de Mira Michalowska, com encenação de Sylvio Zilber, pelo Teatro Extremo, Cineteatro de São João de Palmela (Palmela) e Auditório do Teatro Extremo (Almada).

2007 - Selecção musical sonoplastia para a peça “Triplo Salto”, a partir do livro de contos Os Sete Mensageiros de Dino Buzzati, com direcção de encenação de Jorge Listopad, pelo grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa (T.U.T.), Museu da Electricidade, Lisboa.

2006 - Composição, selecção musical, sonoplastia e interpretação musical na peça "Só... no Quartier Latin" de Jorge Listopad, a partir do poema "Lusitânia no Bairro Latino" de António Nobre, pelo grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa (T.U.T), Teatro da Trindade, Lisboa.

2006 - Autor e encenador do espectáculo teatro-musical “Viva Zapato” do grupo Armadilha, estreado na X Mostra de Teatro de Almada, no Auditório Fernando Lopes Graça.

2005 - Consultor musical e co-autor da sonoplastia com Sérgio Moreira da peça “Einstein” de Gabriel Emanuel (Gordon Weiseman), com encenação de Sylvio Zilber, pelo teatro Extremo.

2004/2005 - Preparador vocal e director musical da peça “Os Saltimbancos” de Sérgio Bardotti e Luís Enriquez Bacalov, com adaptação de Francisco Buarque de Holanda, pelo teatro Extremo.

2003/2004 - Autor, compositor, encenador e intérprete do projecto teatro-musical Miauzz – Ratsódia para todos do grupo Armadilha, estreado no Festival Sementes/Teatro Extremo, em Almada.

2003 - Autor e intérprete, com Miguel Cintra, da música para a peça “Hipólito e Fedra-1º assalto”, com encenação de Jorge Listopad, pelo grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa (T.U.T), Teatro da Garagem/Lisboa.

2003 - Autor e intérprete, com Miguel Cintra, da música da leitura orientada dos textos “Amor Cinza Perfeito” e “Dois Monges Atravessam um Rio”, de Edel Atemkristall e Ramiro Osório, dirigida por Jorge Listopad, pelo grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa (T.U.T.) – S.P.A./Lisboa.

2002 - Autor e intérprete da música da dramatização de excertos da peça “Viriato Rei”

de João Osório Castro, dirigido por Jorge Listopad, apresentado no Congresso “Agora-Debate Peninsular”, Mérida/Espanha.

2002 - Consultor musical na peça teatral “ A Armadilha de Medusa” de Erik Satie, projecto de Arminda Moisés Coelho subsidiado pelo IPAE – MC, com encenação de Fernando Jorge Lopes, na Sala Estúdio do Teatro Extremo – Almada.

2002 - Selecção musical, direcção musical e voz na peça “Quem foi o Arquitecto da Torre de Babel?” dirigida por Jorge Listopad, pelo grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa (T.U.T.) – 14èmes Recontres du Jeune Théâtre Européen – Grenoble/França e Museu de Electricidade-Lisboa.

2002 - Selecção musical e participação como flautista na peça “Gata Borralheira” de Robert Walser, com dramaturgia e encenação de Jorge Listopad, pela Companhia Teatro de Sintra – Casa de Teatro de Sintra (Sintra).

2001 - Selecção musical, direcção musical e participação como flautista na peça “Gata Borralheira” de Robert Walser, com dramaturgia e encenação de Jorge Listopad, pelo grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa (T.U.T.), na Culturgest (Lisboa), no Festival de Poesia em Olomouc – República Checa e no Teatro Cinearte – A Barraca (Lisboa).

1994/2001 - Júri nos seguintes Festivais Internacionais de Tunas Académicas: Tágides e Marias.

1996 - Flautista no Filme/vídeo “Camões – Tanta Guerra, tanto engano” do realizador Paulo Rocha.

1996 - Flautista na peça “Camões – Tanta Guerra, tanto engano”, com dramaturgia e encenação de Silvina Pereira, pelo Grupo de Teatro “Maizum”.

1993 - Flautista na peça “As Fabulosas Aventuras do Anão Gigante”, Grupo “Pipapapas”.

1983 - Responsável musical e actor na peça “Camões” encenada por Rogério de Carvalho e realizada no âmbito das actividades de opção de teatro na Escola Secundária Anselmo de Andrade.

1983 – Membro da direcção do coro Lisboa Cantat .

Acções do Documento