Você está aqui: Entrada Investigação Call for Papers FECHADO Conferência "Práticas da Comédia"

FECHADO Conferência "Práticas da Comédia"

Convite à apresentação de comunicações. Até 7 de Dezembro de 2012.

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES

CONFERÊNCIA “PRÁTICAS DA COMÉDIA”

Junho 20-22, 2013

Teatro Trindade e CESEM, Universidade Nova de LIsboa

O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) solicita propostas para comunicação no âmbito da conferência internacional “Práticas da Comédia”, a realizar no Teatro Trindade, a mais importante instituição dedicada ao teatro musical ligeiro na Lisboa liberal oitocentista. O Teatro Trindade será o anfitrião da conferência organizada em colaboração com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música (CESEM), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre 20 e 22 de junho de 2013, em Lisboa. Convidam-se particularmente a apresentação de trabalhos que versem o tema da música na comédia, ampliando a abordagem sobre o tema para além da perspectiva musicológica tradicional.

A conferência visa aprofundar o entendimento atual da comédia musical nas suas dimensões teóricas e empíricas, através da exploração de suas práticas consideradas numa variedade de perspectivas disciplinares. O evento integra as actividades de um projeto de um investigação em curso financiado pela FCT (Fundação para o Português Ciência e Tecnologia), relativo à comédia musical em teatros de língua portuguesa o século XIX em Lisboa, Porto e Rio de Janeiro. Neste contexto, serão bem vindas propostas que visem uma abordagem histórica da comédia, e da prática musical oitocentista no âmbito da cultura da operetta e do teatro ligeiro. No entanto, a conferência contemplará também abordagens não exclusivamente históricas e o seu objeto estende-se para além da cultura luso-brasileira. O evento tem como objectivo ampliar as perspectivas atuais sobre o tema e promover uma nova compreensão do mesmo, partindo de uma nova consideração da cultura material da comédia. Neste sentido convidamos à consideração dos seguintes temas, entre outros:

·       O corpo da comédia

·       Espaços e modos cómicos

·       Transformação, adaptação e paródia

·       Culturas e éticas do rir

·       Apresentação e representação cómica

·       A política local e internacional da comédia

·       A autoridade e agências da comédia

Pretende-se publicar um volume editado com textos seleccionados da conferência.

As línguas oficiais da conferência serão o português e o inglês. Agradece-se o envio das propostas de comunicação de 20 minutos (max. 300 palavras) e de uma pequena nota biográfica (max. 150 palavras) para (ggcruz@umich.edu) até ao dia 7 de Dezembro de 2012:

As notificações de aceitação das propostas serão enviadas até 5 de Janeiro de 2013. A organização não pode contribuir para as despesas de estadia e deslocação no âmbito da conferência mas ajudará os participantes a encontrar alojamento em condições vantajosas.

Para mais informações contactar: ggcruz@umich.edu

Comissão científica e de organização:

Gabriela Cruz: ggcruz@umich.edu
Paulo Ferreira de Castro: pf.castro@fcsh.unl.pt