Você está aqui: Entrada Investigação Call for Papers FECHADO Colóquio Internacional 'O gosto pela música', homenagem a João de Freitas Branco no 90º aniversário do seu nascimento Entrega de propostas até 15 de Julho de 2012

Convite à apresentação de comunicações

Colóquio 'O Gosto pela Música', homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento

19 e 20 de Outubro 2012

Lisboa, Universidade Nova de Lisboa

Auditório 1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Av. de Berna 26 C Lisboa

Organização: CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical),

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), convida a submissão de propostas de comunicação para o Colóquio Internacional 'O Gosto pela Música', homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento, que terá lugar a 19 e 20 de Outubro de 2012, na Universidade Nova de Lisboa.

O presente colóquio pretende incidir nas diversas áreas em que João de Freitas Branco (Lisboa, 10 de Janeiro de 1922 – Caxias, 17 de Novembro de 1989) desenvolveu a sua atividade, abordando aspectos da sua ação na cultura e na sociedade portuguesas, bem como aspectos do desempenho de outros intelectuais, musicólogos e artistas que com ele se relacionaram, e sobre as próprios círculos de sociabilidade, instituições e lugares de cruzamento e circulação de ideias, e de promoção, debate e divulgação musical e cultural.

Pretende-se ainda promover um debate mais amplo sobre filosofia e sociologia do gosto, formação do gosto a valoração estética e a criação de modos de fruição artística, na imprensa, nos mass media e nas novas redes de sociabilidade digitais, crítica musical, divulgação e programação musicais, estatuto do “amador de música”, a questão de formação dos cânones e as relações centro-periferia.

Convidam-se todos os interessados a enviar propostas de comunicações orais, de duração de 20 minutos, no domínio em epígrafe. A proposta deverá conter um título e um resumo (até 300 palavras) e cinco palavras-chave. Solicita-se ainda o envio de breves notas biográficas (até 150 palavras), a afiliação institucional, o contacto telefónico e um endereço electrónico. As propostas devem ser remetidas até ao dia 15 de Julho de 2012, para o endereço: coloquioogostopelamusica2012@gmail.com. A aceitação da proposta será comunicada durante o mês de Julho.

Comissão Científica: Mário Vieira de Carvalho; Paula Gomes Ribeiro; Pedro Nunes;

Paulo Ferreira de Castro; Luísa Cymbron.

Comissão Organizadora: Helena Braga; Jaime Reis; João Romão; Luís Santos; Rui

Pinto; Zuelma Duarte.

Comissão Consultiva: Salwa Castelo-Branco; Manuel Pedro Ferreira; João Maria de

Freitas Branco; Rui Vieira Nery; Diósnio Machado Neto; João Soeiro; Manuela

Toscano.

Informações:

coloquioogostopelamusica2012@gmail.com

As línguas do colóquio são o português, o espanhol, o inglês, o francês.

CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical)

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Av. de Berna, 26-C 1069-061 Lisboa Portugal